Mestre dos Dados: resenha The Builders Middle Ages
Produtora: Asmodee
Numero de Jogadores: 2 a 4
Duração da Partida: 30 minutos
Ranking na Ludopedia: 274
Ranking na Boardgames Geek:1254
Olá galera, de volta do feriado para trazer mais uma resenha para vocês, dessa vez com um jogo bem simples em regras, mas com aquele nível de estratégia bacana para apresentar a novos jogadores, hoje lhes trago The builders: Middles Ages, um jogo para 2 a 4 jogadores com um tempo médio de duração de 30 minutos e temática de construção de cidades.
Temática
Em The builders: Middles Ages cada jogador deve construir a sua própria cidade recrutando trabalhadores. Ao longo de toda a partida os trabalhadores são designados para determinadas construções onde eles possam melhor serem utilizados e finalizarem o mais rápido possível as construções da sua cidade, para que assim eles já possam ser alocados em outro trabalho.
Mecânicas
The builders: Middles Ages tem mecânicas bem simples, mas as principais a meu ver são a seleção de cartas e o sistema de pontos de ação. Abaixo explico melhor como cada uma delas funciona dentro do jogo.
A mecânica de seleção de cartas está presente em todo o jogo e talvez seja a mecânica mais importante do jogo, pois durante todo o jogo você vai poder selecionar quais trabalhadores e construções você vai querer fazer em sua cidade, logo, se você escolher cartas de construções e trabalhadores errados você vai ficando um pouco para trás no jogo e dificultando muito a sua vitória. Saber selecionar sabiamente tanto as cartas de trabalhadores quanto as de construções é muito importante no jogo.
A mecânica de pontos de ação funciona como em muitos outros jogos, cada jogador tem uma determinada quantidade de pontos de ações que podem ser gastos para realizar uma das várias ações possíveis no jogo. As ações e pontos de ações são iguais para todos os jogadores, mas eles podem adquirir mais pontos de ações gastando ouro, logo, nenhum jogador leva vantagem sobre o outro, apenas as suas escolhas que podem ser ruins ou boas ao longo da partida. Os pontos de ações, assim como a seleção de cartas, é bem importante, pois saber usar as suas corretamente vai lhe dar vantagem no jogo, e fazer alguma ação desnecessária pode lhe atrapalhar muito no futuro.
Objetivo
O objetivo do jogo é bem simples, cada construção feita em sua cidade lhe fornece pontos, quanto mais complexa e mais coisas forem necessárias para fazer a construção mais pontos ela fornece, o jogador que conseguir juntar 17 pontos de vitória no final do seu turno ganha o jogo.
Sequência do Turno
O jogo acontece em uma série de turnos, e ao longo desses turnos os jogadores tem 4 ações possíveis que eles podem realizar, mas cada jogador por sua vez possui apenas três pontos de ações disponíveis para escolher entre as ações, porém, se desejar, o jogador pode gastar 5 moedas de ouro para receber uma ação extra no seu turno. As ações possíveis que os jogadores podem escolher durante o seu turno são explicadas melhor abaixo.
Iniciar uma Construção: pegue uma das cartas de construções disponíveis na mesa e inicie a construção dela. Ao fazer isso coloque uma nova carta de construção na mesa.
Recrutar um Trabalhador: pegue um dos trabalhadores disponíveis na mesa e o adicione aos seus trabalhadores já recrutados. Abra uma nova carta de trabalhador sempre que fizer essa ação.
Enviar um trabalhador: envie um dos seus trabalhadores para uma das suas construções inacabadas, ao fazer isso pague o número de moedas mostrado na carta de trabalhador (mais detalhes sobre as cartas de trabalhadores abaixo).
Pegar Moedas: a ação de pegar moedas tem uma pequena variação, quanto mais pontos de ação você gasta para fazer essa ação, mais moedas você vai pegar, a quantidade de ações e moedas é a seguinte: 1 moeda por uma ação, 3 moedas por 2 ações e 6 moedas por 3 ações.
A sequência de turno é muito simples e muito rápida, são fáceis de se pegar logo de cara, mesmo jogadores inexperientes não vão ter trabalho em saber como elas funcionam logo de cara.
Trabalhadores
Os trabalhadores são um ponto chave para o seu jogo, são eles que vão fornecer os recursos necessários para fazer as construções que você escolheu, cada um deles fornece um determinado valor de pedra, madeira, conhecimento e telha. Ao designar um dos seus trabalhadores para alguma das construções os seus valores de recursos são diminuídos do valor total de recursos da construção, tornando-a mais fácil de se terminar agora. O jogador vai ter que ao longo do jogo mandar mais de um trabalhador para as suas construções, para que assim ele possa completar todos os recursos necessários para finalizar aquela construção.
Sempre que se quiser mandar um trabalhador para uma construção deve-se pagar ao banco um valor em moedas igual ao “salário” do mesmo, esse valor é mostrado no canto superior direito da carta.
Cartas de Trabalhadores.
Construções
As cartas de construções são o que vai lhe dá a vitória nesse jogo, cada uma das construções feitas em sua cidade lhe fornecem pontos de vitória, e o jogador que conseguir acumular 17 pontos ganha a partida.
Todas as cartas de construção tem um valor de recursos necessários para serem finalizadas, esses valores variam de uma construção para outra, mas quanto mais recursos uma construção necessita para ser feita mais pontos ela vai dá quando for concluída, além de lhe fornecer alguma quantidade de moedas.
Cartas de Construções.
Além das construções normais ainda há as construções que são chamadas de máquinas, essas construções são um pouco diferentes das normais, pois elas quando são finalizadas geram algum tipo de recurso que podem ser adicionados para fazer outras construções junto com os seus trabalhadores, mas de graça.
Carta de Maquina.
Moedas
As moedas são formas com as quais os jogadores pagam os salários dos seus trabalhadores quando eles são colocados para trabalhar em alguma construção, além disso as moedas podem ser usadas para comprar ações adicionais.
Moedas do Jogo.
Componentes
Os componentes do jogo são de boa qualidade, basicamente ele é feito apenas de cartas, mas essas são de ótima qualidade e possuem uma textura muito boa, as moedas são todas em um plástico bem rígido e vêm com uns detalhes bem legais em todas elas. Agora, uma das partes que eu acho sempre muito legal, a caixa em metal, acho muito legal todos os jogos que vêm com caixas em metal, e essa não deixa a desejar em nenhum ponto, ela é muito bonita, possui detalhes em auto relevo e muito bem acabada, é bem pequena e muito fácil de transportar. No geral todos os componentes do jogo são de ótima qualidade, mesmo sendo poucos componentes a empresa deu uma caprichada legal em todos eles.
Agora vamos para a arte do jogo, bem, ela não é uma das melhores que eu já vi, mas também não é uma das piores, o jogo tem em si uma arte bem simples em todos os trabalhadores, na verdade eles são muito parecidos um com o outro, mudando apenas uns pequenos detalhes de um para o outro, mas já as ilustrações das cartas de construções eu achei bem legal e gostei bastante de todas elas. Outra parte que achei bem legal das cartas de construções é que elas vêm em um lado a construção pré-construída e a mesma construção finalizada do outro lado, achei bem legal a ideia de ambas as ilustrações.
Parte dos componentes que vem no jogo.
Considerações Sobre o Jogo
The builders: Middles Ages é um jogo simples, fácil e rápido de se jogar, ele representa uma versão mais simplificada de vários jogos que temos no mercado de construção de civilizações, e por ser um jogo com as características descritas acima torna-se um ótimo jogo para apresentar para novos jogadores, mas por mais que o seu sistema de regras seja fácil não quer dizer que ele não possua estratégias para ser jogado, pois o modo como você usar os seus trabalhadores e as construções que você vai escolher para fazer na sua cidade vão fazer uma diferença muito grande na sua partida.
Eu particularmente gosto muito desse jogo, é um ótimo jogo de entrada ou de saída de jogatinas, e por mais que ele não vá a mesa muitas vezes aqui no meu grupo ele sempre é bem recebido quando é jogado ou apresentado a novos jogadores.
Por fim, The builders: Middles Ages é um jogo com um custo bem baixo para tudo o que ele pode lhe proporcionar, pelo belos componentes e por sua bela caixa em metal, se você é um daqueles jogadores que gostam de jogos de construção de civilizações ele é uma boa pedida para você.
Partida em andamento.
Pagina do Canal no Facebook:
Mais resenhas do Canal no link abaixo: