Hoje finalmente conheci o Concordia e preciso dizer que a impressão foi muito boa. Nota inicial: 8.
Porém, ainda que duvide que a nota suba mais, é possivel que caia 0,25 ou até meio ponto, caso o encanto inicial pelo jogo diminua após a 2a ou 3a partida, que serão cruciais para uma análise mais fundamentada. Por que esse pessimismo? #Mombasafeelings para mim , embora inicialmente ache que o Concordia tenha mais capacidade de interesse estrategico a longo prazo. Curiosidades da partida:
- O deckbuilding nao me incomodou em nada. Alias, uma das partes mais interessantes da partida era observar a carta do topo do deck dos adversários e pensar como isso afetaria a minha estrategia.
- A rejogabilidade nao pareceu nem um pouco rala quanto alguns relatos que li no BGG. Alem do setup dos tiles, a ordem das cartas e as acoes dos jogadorem influenciam muito o feeling da partida.
- Joguei com mais 2 jogadores, mapa da Grecia, Turquia, Asia menor e norte da Africa. Usamos a expansao Salsa, que foi uma grande ideia.
- a pontuação final terminou assim: 145 (eu), 128 (labalbi) e 120 (fernando). Fiz uma estrategia mista de Saturno (areas diferentes do tabuleiro) e Jupiter (rush de casas), com um pouco de Marte (4 colonists no final). Nao cheguei a usar Mercador. Gostaria de tentar uma estrategia diferente da proxima, talvez mais focada em dinheiro (e Vesta) e produção (Mercurio).
Em suma, um jogo com mecanica enxuta e bem-feita e que merece ser jogado novamente 