Por Steven Tan
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1275476/wheres-fun-review-1-mysterium
Este jogo foi sucintamente descrito para mim como um cruzamento entre
Dixit e
Clue (Detetive).
No entanto, ao contrário de qualquer um desses jogos, é totalmente cooperativo. E ao contrário de qualquer jogo cooperativo que eu já vi antes, é assimétrico. O quê? Como pode isso de trabalhar de forma assimétrica em um jogo totalmente cooperativo? Bem, isso é o que torna este jogo divertido.
Aqui está a história: há 100 anos, alguém foi assassinado em sua mansão. Agora, 100 anos depois, um grupo de investigadores sobrenaturais passa uma semana na agora mansão assombrada tentando juntar os sonhos que são enviados pelo espírito inquieto da casa.
O que isso significa para o jogo é que um jogador assume o papel do fantasma e os outros assumem os papéis dos investigadores. Cada jogador recebe uma visão de um suspeito, localização e arma. Apenas um conjunto delas é a cena de assassinato verdadeira, e apenas o jogador fantasma sabe quais desses itens foram atribuídos a um investigador. Cada dia (turno) o fantasma, então, tenta dar pistas para cada investigador utilizando um ou mais cartas parecidas com as de Dixit e não pode dar pistas verbais ou faciais.
A arte dos locais, suspeitos e armas é ricamente detalhado e belamente ilustrado. As cores e os temas das cartas são ótimos e se sobrepõem. Isto dá aos jogadores um monte de coisas para analisar, e dá o fantasma um monte de decisões a tomar. Joguei 4 vezes com diferentes grupos na BGG.con, e até cheguei a ser o fantasma uma vez.
Onde está a diversão?
É extremamente gratificante perceber que o fantasma tenta corresponder com o esquema de cores de um suspeito ou fazer uma referência da canção obscura. E para o fantasma, é ainda mais gratificante. Eu suspeitei do personagem barbeiro com um conjunto de cadeiras, e precisei de toda a minha força de vontade para não pular que nem maluco e gritar quando ele clicou para os jogadores.
A arte, oh Deus, a arte é tão boa. É um pouco mais escura do tom de Dixit, mas tão bonita. Eu já vi jogadores entrarem em seus papéis de investigadores sobrenaturais porque a arte é realmente evocativa.
Claro, aqui temos mecânicas de Dixit e Clue, mas por eu ter jogado esses dois jogos, posso dizer que esta é uma experiência completamente nova e inovadora.
É um jogo cooperativo. Todo mundo está tentando fazer de tudo para que o fantasma descanse (e receber um prêmio em dinheiro na forma de apito). O jogo pode, obviamente, sofrer de um jogador alfa trabalhando com a lógica por si e convencer a todos na mesa que eles estão certos. Mas as pessoas, que eu ouvi na convenção dizem coisas como "eu não gosto de cooperativos, mas este jogo é o melhor cooperativo que eu já joguei na vida" e até mesmo "eu não gosto de cooperativos, com exceção deste". E, é claro que cada jogador tem a autoridade final sobre o seu próprio palpite.

Não há um muito tempo de inatividade. As pistas são entregues uma a uma para cada jogador, mas os jogadores estão autorizados a mostrar uns aos outros as suas pistas e discuti-los abertamente. À medida que o fantasma decidir quais pistas dará a quem, todos os jogadores estão analisando ativamente os sonhos que vêm em voz alta ou para si mesmos. O fantasma também está interceptando os investigadores usando a sua linha de raciocínio para informar a próxima jogada do fantasma.
É um desafio como o jogador fantasma decidir quais as cartas jogar para um determinado jogador e para não esquecer detalhes importantes que podem levar o investigador para o caminho errado. Há um elemento de gestão de mão para o fantasma ao decidir para quem atribuir as cartas de pista.
É simples o suficiente para novatos jogarem, mas os jogadores veteranos na BGGcon amaram o suficiente para empurrá-lo para o #2 na GeekBuzz. E é bem merecido este zumbido.
Se os pontos acima não foram atrativos para você, então eu não posso recomendar este jogo. De acordo com o Twitter, o programado para liberação da Asmodee nos Estados Unidas é durante a Essen Spiel 2015 com reestruturação de personagens / localização / arte, um conjunto de pequenas alterações de regras, e algumas "novidades" extras.
No entanto, se você for como eu, e não consegue esperar, dá para comprar edições polonesas e ucranianas. Existem algumas diferenças entre a edição ucraniana (manual em Inglês) e a edição polonesa.