Vou dar minha opinião . Primeiro um disclaimer .
Curto muito ameritrasher e pinto miniaturas.
Bem , avaliar se cabe ou não miniaturas num jogo é como avaliar se vale investir ou não num bom design . Ou ainda , nos euros , em tokens de qualidade e temáticos.
O aspecto visual , em todos os sentidos , atrai e te faz ficar mais feliz ao manusear qualquer coisa. Qualquer coisa . Desde um automóvel até um Agricola com veggiemeeples.
De gancho no Agricola , um ponto que ninguém tocou é a associação necessária que seu cérebro precisa fazer para entender que um cubo laranja é trigo .
Macacos me mordam , substitua o cubo por um token de trigo amarelo e imediatamente haverá uma associação. Será muito mais fácil entender e jogar .
É impossível jogar sem tais tokens ? Decerto que não ! Vide uma quantidade enorme de euros com cubos coloridos .
Ou seja, a mecânica é o que "salva" o jogo , mas o design ( todo o aspecto deste ) é o que faz "gostoso" aos olhos . Sem dúvida alguma. Assim como um bom automóvel se tiver um design incrível te dará mais prazer ao comprá-lo . Somos seres visuais .
Óbvio que alguns jogos não precisam de miniatura pela sua própria concepção.
Então sou a favor sempre do melhor design possível . Sempre. E isso inclui minis de qualidade .
Mas aí temos um outro problema ...que eu chamo de mar cinza ...
A maioria das miniaturas vem na cor cinza , salvo exceções, como Scythe.
Em alguns jogos como Blood Rage, Imperial Assault , B-Sieged , a quantidade das mesmas no tabuleiros é grande , causando um desconforto visual e destruindo o propósito que as miniaturas tem : de embelezar o jogo .
Todas cinzas dispostas no tabuleiro além de ficar horrível , traz uma confusão sobre o que é vilão , o que é herói ou qual mini pertence a qual pessoa.
Terrível.
"Ah ! Mas ele está advogando em causa própria já que ele pinta miniaturas."
Em parte sim . É verdade . Mas eu admito que depois que comecei a pintar minis não consigo mais jogar jogos de miniaturas do mesmo modo. Eu jogo , claro , mas me causa grande tristeza ver um mar de minis sem vida, cinzas, opacas , detalhes escondidos. É o efeito colateral de quem pinta minis .
Assim, tenho comprado jogos que sei que vou pintar , pois comprar para não pintar , só poucos casos , como Cry Havoc ( mas ainda vou pintar esse he he ) . Reitero, se o jogo for bom , claro . Jogo ruim , miniatura não salva !
No caso específico do Rising Sun , se as minis vierem mesmo como o propagado , serão belíssimas mas ao mesmo tempo muito trabalhosas para pintar . Contudo , quem se dispor a tal , terá um jogo absurdamente lindo. Daí a ser um jogo bom , são outros 500 .
Abraços a todos os roladores de dados & empurradores de cubos .