Puxa! Esta discussão é muito interessante mas um tanto confusa.
Tenho pesquisado sobre jogos cooperativos visando compreender os elementos de jogo necessários e/ou suficientes para promover a cooperação. Entendo a cooperação como um arranjo, uma forma de conflito entre os jogadores e o sistema. Mas, para que a cooperação ocorra é necessário que o jogo tenha componentes e´mecanismos` (na forma de ameaças) que desafiem o grupo de jogadores.
Assim, a primeira questão que a discussão suscita é se a Cooperação é uma mecânica, na minha opinião não é.
E apoio o questionamento à lista de mecânicas existente, esta lista me parece absolutamente sem coerência. Não consigo fazer uma correlação lógica entre: cantar, linha do tempo, papel e caneta, RPG ou tabuleiro modular, entre outras ´mecânicas` da lista.
O questionamento do que são mecânicas, não só é interessante aos hobbistas, como seu entendimento é absolutamente necessário para pesquisadores que buscam estudar os jogos de forma estruturada, procurando lógica em eu segmento que se construiu a partir de opiniões particulares e sem critérios. Percebo que faltam ´Regras` para o entendimento das mecânicas.
Em outro post que sugere a mancala como mecânica houve uma postagem afirmando que a lista de mecânicas é ´um estudo complexo estudada dentro de teoria dos jogos e outras disciplinas próximas`. De minha parte gostaria de conhecer estes tais estudos complexos e quem os realizou, pois em minha pesquisa não encontrei nada muito coerente sobre este assunto, só uma colagem de experiências particulares sem atingir nenhuma universalidade (condição necessária para o que chamamos de teoria). Gostaria muito se alguém pudesse citar sobre estes estudos? Quando esta lista de mecânicas foi iniciada e por quem? (Até onde sei surgiu no BGG em 2000, e só. )
Em suma, estou muitíssimo interessada no assunto e estes posts demonstram que tem bastante gente com questionamentos semelhantes. Entretanto, o próprio posts já se tornou uma colagem de opiniões. Seria profícuo se esta discussão pudesse amadurecer e ponto de propor alterações na lista de mecânicas com a devida coerência, com regradas, e baseada em alguma lógica (Critérios a serem estabelecidos a partir de uma lógica coerente).