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  3. Cooperatividade é uma mecânica?

Cooperatividade é uma mecânica?

  • igorknop
    965 mensagens MD
    avatar
    igorknop10/03/17 15:18
    igorknop » 10/03/17 15:18

    E2EK1EL::
    igorknop::
    E2EK1EL::(...)
    Diferente de alocação de trabalhadores, por exemplo, que existem jogos somente como essa mecanica.

    Quais?

    Caylus
    https://boardgamegeek.com/boardgame/18602/caylus

    E você concorda que é só esse mecanismo? Que tá cadastrado só ele eu vi. Mas conhecendo o jogo, você concorda que é a única coisa ali?

    0
  • E2EK1EL
    2393 mensagens MD
    avatar
    E2EK1EL10/03/17 17:31
    E2EK1EL » 10/03/17 17:31

    igorknop::
    E2EK1EL::
    igorknop::
    E2EK1EL::(...)
    Diferente de alocação de trabalhadores, por exemplo, que existem jogos somente como essa mecanica.

    Quais?

    Caylus
    https://boardgamegeek.com/boardgame/18602/caylus

    E você concorda que é só esse mecanismo? Que tá cadastrado só ele eu vi. Mas conhecendo o jogo, você concorda que é a única coisa ali?

    Não é a unica coisa, mas é a principal. E dá pra ter uma ideia de como será o mecanismo do jogo apenas com essa descrição "worker placement".
    Mas é só sua uma opinião pessoal minha.

    0
  • Braviary
    717 mensagens MD
    avatar
    Braviary10/03/17 20:16
    Braviary » 10/03/17 20:16

    DWilliam::* DO TERMO. Se fosse para mudar o termo "Mecânica", "Mecanismo" seria melhor mesmo, mas acho que por ainda trazer a noção de movimento prefiro "componente de regra". De forma que coisas como "Jogadores com diferentes habilidades" pudessem ser melhor representadas. Mas defendo que basta uma redescrição do termo "mecânica" no contexto dos boards para diminuirmos a incongruência. Afinal, várias palavras possuem significados diferentes dependendo do contexto.

    * JOGO DE UMA MECÂNICA. Complicado fazer um jogo minimamente razoável que tenha apenas uma das seguintes mecânicas, por exemplo: Partneships, Player Elimination, Modular board, Jogadores com diferentes habilidades. Isso não deveria ser prerrogativa para ser considerado uma mecânica.

    * MECÂNICA DA COMPETIÇÃO. Sobre isso, faço outra pergunta, se existe "Player Elimination", pq não haveria "Player Continuation"? Há uma série de mecanismos/componentes de regras que são usadas em diversos jogos e não foram alçadas à "Mecânica" no BGG simplesmente porque não foram usadas em jogos o suficiente de forma relevante. Ou seja, estamos discutindo aqui apenas aquelas que um certo grupo de pessoas elegeram como mais úteis/relevantes do ponto de vista deles para ajudar na organização de informações em um portal.


    Com 'componente de regra' parece que você esta falando das partes da regra de um jogo, algo pequeno, e não de algo que engloba vários jogos.
    Vou tentar explicar comparando com um componente físico do jogo: um cubinho azul é 'componente' do jogo X, isso não significa nada, não da para saber pra que ele serve ou como usar ele no jogo, em alguma página do manual de regras do jogo vai ter uma parte explicando que você usa esse cubinho numa trilha pra marcar uma pontuação que vai gerar pontos no final da partida. Como usar o cubinho foi explicado em um pequeno 'componente da regra' que faz parte do 'conjunto de regras' que forma o jogo.

    Mecanismo dar noção de movimento você quer dizer no sentido de algo como uma maquina (por exemplo o mecanismo do relógio faz os ponteiros movimentarem). Mas não seria o movimento que faz o jogo acontecer? Se ninguém fizer nada o jogo não acontece, fica tudo parado.

    Player Continuation já não faz parte do Player Elimination? Enquanto um é eliminado os outros jogadores continuam.

    0
  • professor
    1120 mensagens MD
    avatar
    professor11/03/17 15:25
    professor » 11/03/17 15:25

    E2EK1EL::
    igorknop::
    E2EK1EL::
    igorknop::
    E2EK1EL::(...)
    Diferente de alocação de trabalhadores, por exemplo, que existem jogos somente como essa mecanica.

    Quais?

    Caylus
    https://boardgamegeek.com/boardgame/18602/caylus

    E você concorda que é só esse mecanismo? Que tá cadastrado só ele eu vi. Mas conhecendo o jogo, você concorda que é a única coisa ali?

    Não é a unica coisa, mas é a principal. E dá pra ter uma ideia de como será o mecanismo do jogo apenas com essa descrição "worker placement".
    Mas é só sua uma opinião pessoal minha.


    Pegando esse gancho, me vem uma dúvida. Quando você aloca um trabalhador em um espaço do tabuleiro, impedindo que outro trabalhador seja alocado ali, isso conta como um controle/influência de área? Por que se for assim, toda alocação de trabalhador me parece de uma certa forma, também um controle/influência de área.

    0
  • joaoclaudio
    3451 mensagens MD
    avatar
    joaoclaudio11/03/17 16:24
    joaoclaudio » 11/03/17 16:24

    professor::
    E2EK1EL::
    igorknop::
    E2EK1EL::
    igorknop::
    E2EK1EL::(...)
    Diferente de alocação de trabalhadores, por exemplo, que existem jogos somente como essa mecanica.

    Quais?

    Caylus
    https://boardgamegeek.com/boardgame/18602/caylus

    E você concorda que é só esse mecanismo? Que tá cadastrado só ele eu vi. Mas conhecendo o jogo, você concorda que é a única coisa ali?

    Não é a unica coisa, mas é a principal. E dá pra ter uma ideia de como será o mecanismo do jogo apenas com essa descrição "worker placement".
    Mas é só sua uma opinião pessoal minha.


    Pegando esse gancho, me vem uma dúvida. Quando você aloca um trabalhador em um espaço do tabuleiro, impedindo que outro trabalhador seja alocado ali, isso conta como um controle/influência de área? Por que se for assim, toda alocação de trabalhador me parece de uma certa forma, também um controle/influência de área.



    O que diferencia um do outro é que na alocação de trabalhadores, você tem uma série de ações disponíveis e vai escolher uma dessas ações para ser executada. Já no controle de área você ganha o controle ou influência se tem a maioria de unidades no local, geralmente as áreas são iguais. Agora se você tem um jogo que precisa da maioria em uma área e cada área dá uma ação diferente, é uma variação da mecânica de controle de área. É tipo a mistura de duas como ocorre alocação de dados, em que geralmente você rola os dados e aloca em algum lugar para executar uma ação. Nisso você tem rolagem de dados com alocação de trabalhadores.

    0
  • professor
    1120 mensagens MD
    avatar
    professor11/03/17 17:20
    professor » 11/03/17 17:20

    joaoclaudio::
    professor::
    E2EK1EL::
    igorknop::
    E2EK1EL::
    igorknop::
    E2EK1EL::(...)
    Diferente de alocação de trabalhadores, por exemplo, que existem jogos somente como essa mecanica.

    Quais?

    Caylus
    https://boardgamegeek.com/boardgame/18602/caylus

    E você concorda que é só esse mecanismo? Que tá cadastrado só ele eu vi. Mas conhecendo o jogo, você concorda que é a única coisa ali?

    Não é a unica coisa, mas é a principal. E dá pra ter uma ideia de como será o mecanismo do jogo apenas com essa descrição "worker placement".
    Mas é só sua uma opinião pessoal minha.


    Pegando esse gancho, me vem uma dúvida. Quando você aloca um trabalhador em um espaço do tabuleiro, impedindo que outro trabalhador seja alocado ali, isso conta como um controle/influência de área? Por que se for assim, toda alocação de trabalhador me parece de uma certa forma, também um controle/influência de área.



    O que diferencia um do outro é que na alocação de trabalhadores, você tem uma série de ações disponíveis e vai escolher uma dessas ações para ser executada. Já no controle de área você ganha o controle ou influência se tem a maioria de unidades no local, geralmente as áreas são iguais. Agora se você tem um jogo que precisa da maioria em uma área e cada área dá uma ação diferente, é uma variação da mecânica de controle de área. É tipo a mistura de duas como ocorre alocação de dados, em que geralmente você rola os dados e aloca em algum lugar para executar uma ação. Nisso você tem rolagem de dados com alocação de trabalhadores.


    Então o que você está me dizendo é que quando temos a possibilidade de contestar a área, temos então controle/influência de área? Como podemos interpretar o que acontece em Stone Age?

    1
  • joaoclaudio
    3451 mensagens MD
    avatar
    joaoclaudio11/03/17 17:48
    joaoclaudio » 11/03/17 17:48

    professor::
    joaoclaudio::
    professor::
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    E2EK1EL::(...)
    Diferente de alocação de trabalhadores, por exemplo, que existem jogos somente como essa mecanica.

    Quais?

    Caylus
    https://boardgamegeek.com/boardgame/18602/caylus

    E você concorda que é só esse mecanismo? Que tá cadastrado só ele eu vi. Mas conhecendo o jogo, você concorda que é a única coisa ali?

    Não é a unica coisa, mas é a principal. E dá pra ter uma ideia de como será o mecanismo do jogo apenas com essa descrição "worker placement".
    Mas é só sua uma opinião pessoal minha.


    Pegando esse gancho, me vem uma dúvida. Quando você aloca um trabalhador em um espaço do tabuleiro, impedindo que outro trabalhador seja alocado ali, isso conta como um controle/influência de área? Por que se for assim, toda alocação de trabalhador me parece de uma certa forma, também um controle/influência de área.



    O que diferencia um do outro é que na alocação de trabalhadores, você tem uma série de ações disponíveis e vai escolher uma dessas ações para ser executada. Já no controle de área você ganha o controle ou influência se tem a maioria de unidades no local, geralmente as áreas são iguais. Agora se você tem um jogo que precisa da maioria em uma área e cada área dá uma ação diferente, é uma variação da mecânica de controle de área. É tipo a mistura de duas como ocorre alocação de dados, em que geralmente você rola os dados e aloca em algum lugar para executar uma ação. Nisso você tem rolagem de dados com alocação de trabalhadores.


    Então o que você está me dizendo é que quando temos a possibilidade de contestar a área, temos então controle/influência de área? Como podemos interpretar o que acontece em Stone Age?


    Em Stone Age a quantidade de trabalhadores diz quantos dados você pode jogar. Quem chega primeiro escolhe quantos espaços vai ocupar, não existe contestação de espaço. 

    0
  • professor
    1120 mensagens MD
    avatar
    professor11/03/17 18:03
    professor » 11/03/17 18:03

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    professor::
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    Diferente de alocação de trabalhadores, por exemplo, que existem jogos somente como essa mecanica.

    Quais?

    Caylus
    https://boardgamegeek.com/boardgame/18602/caylus

    E você concorda que é só esse mecanismo? Que tá cadastrado só ele eu vi. Mas conhecendo o jogo, você concorda que é a única coisa ali?

    Não é a unica coisa, mas é a principal. E dá pra ter uma ideia de como será o mecanismo do jogo apenas com essa descrição "worker placement".
    Mas é só sua uma opinião pessoal minha.


    Pegando esse gancho, me vem uma dúvida. Quando você aloca um trabalhador em um espaço do tabuleiro, impedindo que outro trabalhador seja alocado ali, isso conta como um controle/influência de área? Por que se for assim, toda alocação de trabalhador me parece de uma certa forma, também um controle/influência de área.



    O que diferencia um do outro é que na alocação de trabalhadores, você tem uma série de ações disponíveis e vai escolher uma dessas ações para ser executada. Já no controle de área você ganha o controle ou influência se tem a maioria de unidades no local, geralmente as áreas são iguais. Agora se você tem um jogo que precisa da maioria em uma área e cada área dá uma ação diferente, é uma variação da mecânica de controle de área. É tipo a mistura de duas como ocorre alocação de dados, em que geralmente você rola os dados e aloca em algum lugar para executar uma ação. Nisso você tem rolagem de dados com alocação de trabalhadores.


    Então o que você está me dizendo é que quando temos a possibilidade de contestar a área, temos então controle/influência de área? Como podemos interpretar o que acontece em Stone Age?


    Em Stone Age a quantidade de trabalhadores diz quantos dados você pode jogar. Quem chega primeiro escolhe quantos espaços vai ocupar, não existe contestação de espaço. 


    Entendi... Então em Stone Age é só alocação de trabalhadores. Então o jogo Vassalos é um Alocação de Trabalhadores puro e genuíno!? igorknop você já jogou Vassalos?

    0
  • Daniella
    6 mensagens MD
    avatar
    Daniella25/05/17 10:51
    Daniella » 25/05/17 10:51

    Puxa! Esta discussão é muito interessante mas um tanto confusa.
    Tenho pesquisado sobre jogos cooperativos visando compreender os elementos de jogo necessários e/ou suficientes para promover a cooperação. Entendo a cooperação como um arranjo, uma forma de conflito entre os jogadores e o sistema. Mas, para que a cooperação ocorra é necessário que o jogo tenha componentes e´mecanismos` (na forma de ameaças) que desafiem o grupo de jogadores.
    Assim, a primeira questão que a discussão suscita é se a Cooperação é uma mecânica, na minha opinião não é. 
    E apoio o questionamento à lista de mecânicas existente, esta lista me parece absolutamente sem coerência. Não consigo fazer uma correlação lógica entre: cantar, linha do tempo, papel e caneta, RPG ou tabuleiro modular, entre outras ´mecânicas` da lista. 
    O questionamento do que são mecânicas, não só é interessante aos hobbistas, como seu entendimento é absolutamente necessário para pesquisadores que buscam estudar os jogos de forma estruturada, procurando lógica em eu segmento que se construiu a partir de opiniões particulares e sem critérios. Percebo que faltam ´Regras` para o entendimento das mecânicas. 
    Em outro post que sugere a mancala como mecânica houve uma postagem afirmando que a lista de mecânicas é ´um estudo complexo estudada dentro de teoria dos jogos e outras disciplinas próximas`. De minha parte gostaria de conhecer estes tais estudos complexos e quem os realizou, pois em minha pesquisa não encontrei nada muito coerente sobre este assunto, só uma colagem de experiências particulares sem atingir nenhuma universalidade (condição necessária para o que chamamos de teoria). Gostaria muito se alguém pudesse  citar sobre estes estudos? Quando esta lista de mecânicas foi iniciada e por quem? (Até onde sei surgiu no BGG em 2000, e só. )
    Em suma, estou muitíssimo interessada no assunto e estes posts demonstram que tem bastante gente com questionamentos semelhantes. Entretanto, o próprio posts já se tornou uma colagem de opiniões. Seria profícuo se esta discussão pudesse amadurecer e ponto de propor alterações na lista de mecânicas com a devida coerência, com regradas, e baseada em alguma lógica (Critérios a serem estabelecidos a partir de uma lógica coerente). 

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