Cara se você nunca jogou RPG e não assimilou nada do que viu ou ouviu vou tentar ajudar.
1° - Escolhe o que jogar
1° - Junta seus amigos na mesa
2° - Faz as personagens, sim você cria o personagem da maneira que quiser com as estatísticas de atributos (com as regras que o livro vai trazer) e cria uma historia para ele como se fosse um personagem criado para um livro ou teatro ou filme ou qualquer coisa que tenha personagens...
3° - Um de vocês deve obrigatoriamente ser o mestre, basicamente o mestre é quem vai narrar uma história criada por ele mesmo ou alguma coisa pronta que achar na rede, em algum livro ou na cabeça de algum doido. A função do mestre é contar uma história onde as personagens participem, ele deve manter os jogadores interessados e deve manter o equilíbrio no jogo, deve dar liberdade as personagens para que realizem as ações que quiserem e assumirem as consequências dos seus atos.
4° - o restante da galera serão os jogadores que interpretarão as personagens (sim interpretar como um teatrinho mas sem precisar levantar da mesa...sim alguns de fora acharão que vocês são malucos).
Agora imagina que você está jogando Eldrich Horror, ao invés do tabuleiro na mesa com os peões, você tem a sua frente uma planilha com seu personagem e alguns dados. Ao invés de você pegar seu peão e colocar em uma cidade você diz ao mestre que pretende viajar para tal cidade, o mestre por sua vez pode apenas narrar a cena de você viajando para outra cidade, ou pode, apenas com essa intenção sua de viajar, narrar uma história onde você deve tirar o passaporte, pegar visto, talvez passar em algum teste onde seja necessário convencer alguém de alguma coisa e tudo isso ele vai narrando e você participando com seu personagem (fazendo ações, testes, interpretando). Espero ter ajudado
Quanto a qual sistema escolher é o seguinte:
Eu comecei com o D&D em 1994 e depois fui mudando para AD&D e depois D&D 3° edição, o problema é que com o D&D 3° edição a Wizard encontrou a formula magica para fazer dinheiro e com isso começaram a lançar infinitos suplementos e edições novas, não tem bolso que aguente.
Nesses primórdios também conheci alguns sistemas alternativos como Ciberpunk 2020, Castelo Folkstein, Paranoia, Toon, Champions, Arkanun, Invasão e outros. Todos eles inclusive o D&D são sistemas especializados em apenas um cenário, fantasia medieval, ficção cientifica, desenho animado e etc. Pra mim todos esses sistemas especificos tem uma riqueza de cenrio excelente mas matematicamente não são bons, não cobrem todas a situações encontradas.
Também conheci o GURPS, um sistema genérico onde com ele você joga em qualquer cenário desde que tenha os suplementos, qualquer cenário entenda com qualquer cenário mesmo, pra você fazer idéia tem um suplemento apenas para falar de magia outro sobre psiquismo, um para artes marciais, um para ficção cientifica, um para super heróis e você pode misturar todos juntos...pra mim um dos melhores sistemas inclusive matematicamente falando.
Tem também a coleção do Storyteller, Vampiro, Lobisomem, Múmias, Demônios, Fadas, Magos enfim todo tipo de criatura mitológica que você interpreta nos dias de hoje. O sistema matemático não é dos melhores porem a descrição e a riqueza do universo é um dos melhores sistemas, porem sugiro que jogue apenas a 2° ou 3° edição, pois depois disso a White Wolf também achou a mina de ouro e agora fica lançando um monte de edição nova.
Bem acho que é isso, espero ter ajuda, desculpe se me empolguei é que já são 20 anos de RPG e isso me causa uma nostalgia.