Eu comecei a jogar RPG recentemente, faz uns 2 ou 3 meses. Como a vontade era grande e o tempo curto, nosso grupo (de 3 pessoas) tem se encontrado 1 vez por semana, geralmente na quarta ou quinta feira a noite, ali pelas 19h e jogamos até as 22 ou 23h.
Pesquisando pra caramba, decidi que como primeiro sistema pra aprender foi o +2d6 do Tio Nitro, por ser um sistema simples, gratuito e customizável, além de que ele tem diversos vídeos para iniciantes tanto em RPG quanto no sistema. Depois de devorar todo o conteúdo, mestrei a aventura pronta Uma Noite em Ravenloft. Escolhi ela porque além de ser simples e sem encontros aleatórios (o que pensei ser uma boa para a primeira sessão) tem uma sessão inteira gravada em MP3, o que me ajudou muito, já que eu nunca havia mestrado e nem a gurizada havia jogado.
Atualmente estamos jogando Old Dragon, é uma parada bem diferente que o +2d6, ele é Old School ou seja, matar, pilhar e rezar pra não morrer. E tem sido muito divertido! É um sistema brutal, que recompensa a interpretação e cheio de reviravolta. No link ali tem o Fast Play, que é a versão de testes, pra sentir o sistema. E atualmente estamos jogando O Forte nas Terras Marginais, aventura clássica e violenta! Sem falar que a comunidade em torno do Old Dragon, que é nacional, é enorme e galera é super prestativa.
Como estamos começando, a ideia é ir experimentando diversos sistemas com aventuras curtas até nós acharmos um bom sistema pra fazer uma campanha.
Mas reforço a dica do Douglas, estou lendo sobre o Dungeon World e tô simplesmente maluco! Vai ser o próximo sistema que vou mestrar e estou muito empolgado com isso!! E acho que vai ser bom começar pelo DW, porque ele tem uma mecânica de combate bem diferente dos RPGs convencionais, o que deixa tudo muito mais interpretativo e com MUITOS eventos inesperados. Outra coisa que achei, no auge da minha vasta experiência, interessantíssima é a ideia de narrativa compartilhada, onde os jogadores, e não apenas o mestre, é que criam o mundo. E acho também que depois que você jogar o DW com essa coisa de narrativa compartilhada, as sessões em outros sistemas vão ficar muito mais interessantes.
Mas como disse, eu acho, já que ainda não joguei e continuo sendo um novato, visto que tem uns marmanjos ai com 15, 20 anos de experiência. Comecei tarde na corrida!
E só pra terminar aqui, não acho que começar com D&D vai ser uma boa, pela complexidade e talz. Mas se você for por esse caminho, recomendo muito os vídeos do Formação Fireball. Começa assistindo aos vídeos do Basic Attack pra ter uma ideia de como funciona e depois vai indo. Os caras tem uma dinâmica nos vídeos que eu considero espetacular e as dicas que eles dão também são excelentes!
Verx, ficou longo esse ai. Parabéns pra quem leu 