Buenas gamers, essas são minhas percepções somente com uma partida de jogo, então sabem que é tudo na empolgação.
Finalmente, após uma semana com o jogo em mãos, conseguimos estrear o euro novo na casa, Vanuatu.
Como de costume, antes de ver mesa, dei uma pesquisada sobre o contexto para fazer um flavor bacana durante a apresentação para os colegas. E de cara me surpreendi... tudo estava lá no jogo, a pesca e a agricultura como forma de sustento, o turismo em ascensão, e claro o folclore dos nativos.
Ganha o jogo quem tiver mais pontos de prosperidade, e nele vem uma questão que mais próspero não é aquele que lucra e é mais rico, mas sim aquele que consegue desapegar mais.
Pelo visto o designer do jogo teve o cuidado de incluir o máximo de temática nele.
Mas tirando um pouco dessa roupagem toda, o jogo presta ?
Não vou explicar as regras ou como funciona cada dinâmica, meu objetivo é passar um pouco da sensação do gameplay. O jogo tem regras muito simples, não houve muita necessidade de acessar o manual pra esclarecer regras. Acredito que foi cerca de 30 minutos de explicação, com exemplos no tabuleiro de como seria a dinâmica. Se engana quem acha que o jogo é bobo, pois não é. No core do jogo, cada jogador tem 5 marcadores de ação que ele terá que distribuir entre 9 ações possíveis, e no momento de executa-las cada jogador terá que usar a ação que ele tem a maioria de marcadores, caso não possa terá que retirar seus marcadores e não fazer ação nenhuma.
E se possível, para capitalizar mais pontos usar as habilidades do personagem.
escolhido
São 11 personagens para se escolher.
A questão é que nem sempre se consegue seguir a execução da forma como se planejou, com essa dinâmica de poder usar a ação somente com a maioria, como em outros euros se você não executa a primeira ação corretamente toda a linha acaba se desorganizando.
O funcionamento do banco é engraçado, parece uma engrenagem que fica girando e as cifras caindo... só que não galera. A grana é muito curta, e talvez em algum momento seja necessário implorar por grana, mas se isso acontecer o nome fica sujo na praça e você perde pontos de prosperidade.
São muitas opções de estratégias para se seguir, explorar tesouros, se dedicar ao comércio exterior, construir tendas e bombar o turismo local e umas mais.

Conclusão: O jogo fica bonito na mesa, apesar de algumas cores terem ficado meio fortes. Na nossa percepção alguns componentes dos jogadores poderiam ser em outros tons. Mas não ofusca o brilho desse jogo. Ele é um cobertor curto, não dá pra fazer tudo, nem todas as estratégias e as vezes nem todas as ações planejadas. Por vezes frustante e punitivo. A partida teve umas 2:30m de duração, um bom tempo para um euro médio querendo ser pesado, não pela dinâmica mas pelas opções que podem ser executadas. No fim da partida, não foi aquele jogo que ficamos contraídos de tensão, da trama e reviravolta. O tema náutico\paradisíaco foi muito bacana e rendeu um momento bem descontraído. Talvez poderiam ter feito um player aid com as possíveis ações e habilidades dos personagens. Para nossa primeira partida, o grupo inteiro curtiu o jogo, com certeza ainda vai ver muita mesa.
Jogadores heavy gamer de euro, que não curte muita interação e alterações na sua estratégia podem se frustar um pouco, pois em cada rodada a ordem como cada um escolhe sua ação irá influenciar as dos demais jogadores.
Agradeço a galera da Let's Play Jogos aqui de Pelotas, pelo suporte e apoio no jogo. Valeu, espero ter contribuído um pouco com o jogo e com o hobby.