1º dia de Comic Con – Chuva, fila para Van, fila para entrar
Por Roberto Rodrigues
Nesse dia 04 de Dezembro de 2014 iniciou-se no centro de exposições São Paulo (antigo Imigrantes) a Comic Con Experience, evento inspirado na tão famosa San Diego Comic Con que reuni em um só lugar os principais produtores de conteúdo de entretenimento atual (cinema, games, quadrinhos e internet).
Em 4 dias, várias atrações internacionais dividem as atenções do público com itens colecionáveis, trailers de filmes e games inéditos.
A chuva fraca, porém constante, que caiu em São Paulo pegou muitos visitantes de surpresa e dificultou um pouco o acesso daqueles que assim como eu resolveram ir de Metrô.
Como o Centro de Exposições fica a quase 1km da estação Jabaquara do metrô, a organização disponibilizou vans para o traslado.
Um ponto positivo para a equipe da Comic Con, além do local de embarque ser de fácil acesso (dentro da estação do metrô havia membros da equipe informando e direcionando os participantes) as vans eram abundantes, e o tempo de espera, mesmo com a enorme fila que se formará próximo a saída do Metrô devido à chuva, era pequeno.
Chegando ao local, os participantes são direcionados as áreas de credenciamento de acordo com o tipo de ingresso adquirido. Aqui vale outro elogio para os Organizadores e Voluntários, mesmo com filas enormes, o tempo desde o desembarque da Van até a entrada no evento foi abaixo de 15 minutos, a pergunta fica apenas pela falta de um crachá de identificação tão comum em eventos desse porte, algumas pessoas possuíam os mesmos, mas a grande maioria do público presente não.
Logo na entrada era possível avistar um grande embate no stand de uma das principais importadoras de colecionáveis, a PizziToys. Com itens exclusivos (alguns nem tão exclusivos assim, mas com preços menores que o praticado no mercado) o stand em segundos teve uma fila gigantesca organizada. Em poucas horas já se via itens esgotados.
Enquanto isso no Auditório Ultra iniciava-se a primeira atração do dia, uma homenagem aos 30 anos do seriado Chaves, com a presença do ilustre Edgar Vivar (o seu Barriga).
Vivar falou com o público presente de 2 mil pessoas (lotação máxima do auditório) em um bom português. Carismático, relembrou momentos marcantes da carreira e respondeu perguntas dos fãs.
Ao final do painel, foi exibido no telão uma homenagem a Roberto Bolaños que emocionou todos os presentes.
Em seguida no mesmo auditório foi a vez do ator americano Sean Astin, em sua primeira visita ao Brasil, falar sobre sua carreira e relembrar curiosidades de clássicos como Os Goonies (1985), Rudy (1993) e a trilogia O Senhor dos Anéis.
Descontraído, Sean Astin brincou por diversas vezes com os fãs que o assistiam. Em um desses momentos o ator pediu para que todos aqueles que gostariam de ser um Goonie se levanta-se e puxou o juramento.
Em quase todos os stands existiam atrações ocorrendo simultaneamente, desde debates com os podcasters da Rede Geeek no cubo de conteúdo da Vivo, até gameplays de boardgames com a galera do Jack Explicador e o Jogando Offline no stand da Devir.
BoardGames que embora (e infelizmente) não estejam em destaque no evento, chamam a atenção de todos os que passam pelo espaço criado pela Devir. Jogos como
Ubongo e a
Forbidden Island (Ilha Proibida) estão disponíveis para serem jogados e contam com a ajuda da galera da Devir para explicar as regras e suas mecânicas.
Outro evento muito concorrido foi o Painel da Paramount. A produtora iniciou sua apresentação com um vídeo de 15 minutos contendo cenas extras de Tartarugas Ninjas. Após mostrar alguns de seus lançamentos para 2015, com destaque para o filme Projeto Almanaque, a empresa Norte-Americana ainda mostrou um teaser de Exterminador do Futuro – Genesis, apresentado (em vídeo) por seu principal ator Arnold Schwarzenegger.
O último evento da noite contou com as presenças de Scott Snyder, Klaus Janson, Rafael Grampá, Rafael Albuquerque, Dave Johnson e José Luiz García-López falando sobre os 75 anos do Morcegão....Batman.
A Bat-celebração continuou com Arthur Parsons, diretor do game LEGO Batman 3: Beyond Gotham, que falou sobre as novidades do jogo, mostrou em primeira mão o gameplay e os DLC’s que serão lançados.
Algo me diz que o 2º dia promete....