Woperz,
Acredito que a sua dúvida foi respondida na lista do Old Dragon certo? Porém, vou copiar aqui a resposta que o pessoal levantou. Justamente para que eventuais jogadores que passem por aqui encontrem essas informações.
Resposta por Dan Ramos:
"Opa! Então, o grid pode ser usado de várias formas.
- A mais básica é abstrata, só pra saber as posições de personagens e monstros, nesse caso não importa a relação de tamanho dos quadrados.
- Tem a abordagem D&D, que é um quadrado equivaler a 1,5m, que seria a área "segura" pra um aventureiro manejar suas armas ou um outro personagem agir direito. Criaturas maiores aumentam a quantidade de quadrados que "ocupam" sempre em razão quadrada ou retangular - um ogro, por exemplo, ocuparia quatro quadrados de 1,5m, ou seja, 3m de lado em todos os lados. Mesma coisa pra área de magias; uma bola de fogo com 6m de raio, você contaria 32 quadrados (ou seja, traçaria um "quadradão" com cada lado ocupando 8 quadrados, 12m) e "desenharia" a área da magia, um círculo. Nessa abordagem, você pode lidar com diagonais custando mais movimentos (porque do contrário andar na diagonal é mais rápido, hehe) da seguinte forma: o primeiro quadrado conta como 1,5m, o segundo como 3m, o terceiro como 1,5m e assim por diante. Ou você pode ser mais abstrato e deixar tudo 1,5m mesmo (é o que eu faço).
- Ou você pode usar uma abordagem mais exata, como 1 quadrado = 2m. Não recomendo usar 1m porque vc sempre vai precisar de um grid muito grande (ou muitos grids pequenos)."