Redkat::DiegoKindin::Redkat::DiegoKindin::ricardosantos76::
Tio Zé foi ótimo. 
Tem algumas vantagens, sim. Com o Tio Zé trabalhando em uma corporação, você passa a ter duas opções para obter um item: tempo ou cubos, o que for melhor pra você naquele momento.
Além disso, se já estiver chegando a hora do meeple bater as botas, pode ser interessante colocá-lo em algum lugar que garanta uma vaga no Livro de Registros ao invés do cemitério.
Mas o ponto é colocar o Tio Zé lá e NÃO PEGAR O PERGAMINHO (unico motivo seria evitar gastar tempo, provavelmente para não ter que matar alguem). Nesse caso, não tem vantagem nenhuma, tu pode colocar o Tio Zé la a qualquer momento em que tu efetivamente queira pegar o pergaminho, tu só ta gastando 2 tempos e "travando" um membro da familia, para talvez usar depois, não faz sentido. Se tu não vai pegar o pergaminho, não tem pq gastar uma ação que não vai fazer nada para colocar ele la.
A outra hipotese que tu levantou é se ja estiver chegando a hora do meeple morrer e tu ta alocando ele para que ele morra naquela função, novamente não faz sentido não aproveitar e pegar o pergaminho. Ja que ele vai morrer mesmo, ao invés de perder a ação só para matar ele, pega o pergaminho, ou qualquer outra coisa que te interesse na área amarela.
andrenatam:: É isso mesmo... mas mesmo treinando pra "matar" o meeple na área de ofício e garantir a vaga no livro, eu aproveito e pego o recurso.. mesmo q ele mesmo morra, ele gera o recurso e morre... é questão de eficiência...
eu faço muito isso, tento garantir 5 vagas no livro o mais rápido q posso, e gasto tempo q nem loko no começo...
É o segundo ponto que levantei acima, não faz sentido não pegar o recurso para poupar 2 tempos, ao meu ver. Se ele vai morrer mesmo, tu pega o recurso logo.
Acabei de comprar o jogo e so iniciamos uma partida pra aprender as regras, mas tentando responder o questionamento do DiegoKindin de não existir lógica em se pagar 2 de tempo sem fazer a ação de produção gastando + 2 de tempo.
Imaginemos que faltassem 4 de tempo pra morrer o seu proximo Meeple e que vc tivesse o seus 2 ultimos Meeple da geração mais antiga na sua fazenda.... e que no livro de crônicas tivesse o ultimo espaço vermelho ......e vc calculou que alocar o ultimo Meeple nesse espaço acabaria o jogo e vc ganharia por essa pontuação....mas vc nao tem um Meeple na câmara do conselho, então decide primeiro gastar 2 de tempo somente alocando um dos Meeples na manufatura de pergaminho para no proximo turno, alocar o ultimo na câmara pagar 2 de tempo da primeira acão (Anel), morrer e completar o espaço vermelho do livro e ganhar a partida \0/.
Não sei se estou falando besteira pq não conheço o jogo suficiente pra dar um exemplo melhor, e nem sei se esse exemplo seria possível de acontecer kkk....desculpem se eu estiver errado.
Tu não estás falando besteira não, teu raciocinio pra mim parece correto. Mas é uma situação muito especifica, em que tu precisaria gastar tempo, por outra razão, mas não poderia utilizar esse tempo de forma "util". Ainda assim, me parece mais inteligente tu primeiro colocar o meeple no concelho e depois procurar uma forma de matar ele. Pq tu vai ter varias formas de gastar o tempo que falta para ele morrer, mas tu pode não ter como alocar ele no concelho no proximo turno, caso tu primeiro faça uma ação só para gastar tempo.
Com certeza usar o tempo com uma ação seria bem mais interessante do que apenas gastar 2 de tempo sem fazer nada, mas ja que estamos apenas exemplificando, se no caso tivesse apenas 1 cubo na Manufatura do Pergaminho, seria meio que necessário fazer a ação de lá primeiro que a do conselho.
Mas tudo isso seriam hipóteses e talvez improváveis, ja que o jogo permite vários caminhos pra pontuar.
Sim, o que comentei sobre fazer no concelho primeiro, é que apena em um caso muito especifico tu correria o risco de não ter como gastar o tempo, mas não correria o risco de não ter como por o membro no concelho. Seria, por exemplo, em um jogo de 2 jogadores, ter 1 cubo na manufatura, e 2 no concelho, só, mais nada. Isso é bem improvável, mas sim, poderia acontecer um caso assim.
OBS: É divertido pensar no jogo nessa profundidade, adoro Village, a cada partida gosto mais