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  • E2EK1EL
    2393 mensagens MD
    avatar
    E2EK1EL14/02/17 15:53
    E2EK1EL » 14/02/17 15:53

    andrenatam::Ah, me desculpe... li que voce queria treinar e pegar o bem com cubos...

    Pode só treinar s... mas mesmo nas situações que esteja por vias de matar um trabalhador e n é desejável, n é efetivo só treinar sem pegar a mercadoria... 

    E morrer nesse jogo n é tão ruim assim, é desejável morrer nos lugares corretos...

    Eu li o tópico no BGG inteiro, e agora entendi perfeitamente:
    Posso somente treinar sem produzir a mercadoria. Não posso apenas treinar e produzir a mercadoria com um cubo através de tempo.


    Aliás incrivel como tinham a mesma dúvida que eu, até parece que eu copiei.

    Sei que morrer não é ruim, mas depende muito do timing de morrer na hora certa. Ontem mesmo fiz uma ação de "casamento" e recuperei um meeple da primeira geração que estava viajando, pois se ele morresse na ação de viagem iria pra vala comum hehehe
    obrigado pela ajuda

    2
  • E2EK1EL
    2393 mensagens MD
    avatar
    E2EK1EL14/02/17 15:54
    E2EK1EL » 14/02/17 15:54

    ricardosantos76::
    E2EK1EL::Entendi.

    Mas eu posso apenas pagar metade do tempo, apenas para treinar o trabalhador?

    Exemplo: Para treinar um trabalhador e construir um arado, é necessário pagar 6 tempos, eu posso colocar um trabalhador e apenas "treina-lo", sem pegar pegar a mercadoria, gastando assim somente 3 espaços de tempo?


    Sim, pode. É uma estratégia muito boa em algumas ocasiões (por exemplo, gastar 6 tempos faria um dos seus meeples morrer, e você não quer que ele morra).

    E lembre-se que enquanto você tiver um meeple trabalhando, você pode adquirir o produto pagando só o tempo de fabricação (3 tempos no caso do arado).

    Ou, também, pode adquirir o produto pagando apenas cubos de influência, mesmo que se meeple esteja no edifício.

    Muito obrigado pela resposta. Vocês aqui do Ludopedia são demais!

    0
  • fechine
    447 mensagens MD
    avatar
    fechine14/02/17 16:32
    fechine » 14/02/17 16:32

    Olá.

    No meu ponto de vista eu arriscaria dizer que pode sim alocar o trabalhador e pagar com cubo de uma única vez.
    Mas na prática nunca fizemos isso em jogo e não me recordo de nada no manual.

    1) Você pega o cubo "X" e pode realizar uma ação nas casas de ofício.
    2) Vc coloca seu meeple no ofício, pagando o tempo para ele entrar, em seguida decide pagar com dinheiro pois não pretende gastar tempo, o que mataria um membro nao desejado.

    Enfim, mais um caso de regra obscura que na ausência de confirmação fica o critério da mesa.

    0
  • ricardosantos76
    1998 mensagens MD
    avatar
    ricardosantos7614/02/17 18:42
    ricardosantos76 » 14/02/17 18:42

    fechine::Olá.

    No meu ponto de vista eu arriscaria dizer que pode sim alocar o trabalhador e pagar com cubo de uma única vez.
    Mas na prática nunca fizemos isso em jogo e não me recordo de nada no manual.

    1) Você pega o cubo "X" e pode realizar uma ação nas casas de ofício.
    2) Vc coloca seu meeple no ofício, pagando o tempo para ele entrar, em seguida decide pagar com dinheiro pois não pretende gastar tempo, o que mataria um membro nao desejado.

    Enfim, mais um caso de regra obscura que na ausência de confirmação fica o critério da mesa.


    Na verdade não, fechine. Tanto a iconografia do Village quanto seu manual (mais especificamente, na página 6), são bem claros que, como nas corporações de ofício você pode executar uma das ações abaixo:

    - gastar tempo para somente treinar um meeple da sua família em uma das corporações;
    - gastar tempo para treinar um meeple da sua família em uma das corporações E gastar tempo adicional para que esse meeple crie algo;
    - se você já tiver um meeple da sua família em uma corporação, gastar tempo para criar algo;
    - e, finalmente, gastar cubos de influência ou sacas de grãos para adquirir algo (independentemente de possuir um meeple da sua família naquela corporação).

    Quanto ao dinheiro, ele nunca substitui o tempo; só pode ser usado como "coringa" para substituir um ou mais cubos.

    1
  • DiegoKindin
    99 mensagens MD
    avatar
    DiegoKindin14/02/17 23:54
    DiegoKindin » 14/02/17 23:54

    A pergunta já foi respondida, mas ainda não estou entendendo qual a vantagem nisso.

    Os lugares não são exclusivos, correto? Ou seja, você pode por um membro da família lá sempre que fizer uma ação amarela. Entendo que gastar 4 tempos pode levar a uma morte indesejada naquela momento, mas então, pq alocar o membro la gastando 2 tempos? Não é melhor pegar o cubo e não fazer nada, ou fazer outra coisa?

    De qualquer forma, tu vai ter que fazer a ação de novo para efetivamente produzir o papiro com esse membro de família, e nesse momento, tu poderia alocar ele lá. Alocando ele antes, tu só poem a "corda no pescoço" para a morte indesejada, pq tu tem 2 tempos a menos para trabalhar até o momento em que decida que chegou a hora do Tio Zé partir.

    1
  • ricardosantos76
    1998 mensagens MD
    avatar
    ricardosantos7615/02/17 07:11
    ricardosantos76 » 15/02/17 07:11


    Tio Zé foi ótimo. :D

    Tem algumas vantagens, sim. Com o Tio Zé trabalhando em uma corporação, você passa a ter duas opções para obter um item: tempo ou cubos, o que for melhor pra você naquele momento. 

    Além disso, se já estiver chegando a hora do meeple bater as botas, pode ser interessante colocá-lo em algum lugar que garanta uma vaga no Livro de Registros ao invés do cemitério.

    1
  • andrenatam
    453 mensagens MD
    avatar
    andrenatam15/02/17 08:36
    andrenatam » 15/02/17 08:36

    É isso mesmo... mas mesmo treinando pra "matar" o meeple na área de ofício e garantir a vaga no livro, eu aproveito e pego o recurso.. mesmo q ele mesmo morra, ele gera o recurso e morre... é questão de eficiência...

    eu faço muito isso, tento garantir 5 vagas no livro o mais rápido q posso, e gasto tempo q nem loko no começo...

    1
  • fechine
    447 mensagens MD
    avatar
    fechine15/02/17 10:24
    fechine » 15/02/17 10:24

    ricardosantos76::
    fechine::Olá.

    No meu ponto de vista eu arriscaria dizer que pode sim alocar o trabalhador e pagar com cubo de uma única vez.
    Mas na prática nunca fizemos isso em jogo e não me recordo de nada no manual.

    1) Você pega o cubo "X" e pode realizar uma ação nas casas de ofício.
    2) Vc coloca seu meeple no ofício, pagando o tempo para ele entrar, em seguida decide pagar com dinheiro pois não pretende gastar tempo, o que mataria um membro nao desejado.

    Enfim, mais um caso de regra obscura que na ausência de confirmação fica o critério da mesa.


    Na verdade não, fechine. Tanto a iconografia do Village quanto seu manual (mais especificamente, na página 6), são bem claros que, como nas corporações de ofício você pode executar uma das ações abaixo:

    - gastar tempo para somente treinar um meeple da sua família em uma das corporações;
    - gastar tempo para treinar um meeple da sua família em uma das corporações E gastar tempo adicional para que esse meeple crie algo;
    - se você já tiver um meeple da sua família em uma corporação, gastar tempo para criar algo;
    - e, finalmente, gastar cubos de influência ou sacas de grãos para adquirir algo (independentemente de possuir um meeple da sua família naquela corporação).

    Quanto ao dinheiro, ele nunca substitui o tempo; só pode ser usado como "coringa" para substituir um ou mais cubos.

    Opa.. escrevi "dinheiro" mas queria dizer "cubos".
    De toda forma eu entendi a colocação de vocês, indicando que não pode fazer como eu pensava... enfim, se é a regra é a regra!
    Falei besteira - hehehehe

    :D

    1
  • DiegoKindin
    99 mensagens MD
    avatar
    DiegoKindin15/02/17 15:44
    DiegoKindin » 15/02/17 15:44

    ricardosantos76::
    Tio Zé foi ótimo. :D

    Tem algumas vantagens, sim. Com o Tio Zé trabalhando em uma corporação, você passa a ter duas opções para obter um item: tempo ou cubos, o que for melhor pra você naquele momento. 

    Além disso, se já estiver chegando a hora do meeple bater as botas, pode ser interessante colocá-lo em algum lugar que garanta uma vaga no Livro de Registros ao invés do cemitério.

    Mas o ponto é colocar o Tio Zé lá e NÃO PEGAR O PERGAMINHO (unico motivo seria evitar gastar tempo, provavelmente para não ter que matar alguem). Nesse caso, não tem vantagem nenhuma, tu pode colocar o Tio Zé la a qualquer momento em que tu efetivamente queira pegar o pergaminho, tu só ta gastando 2 tempos e "travando" um membro da familia, para talvez usar depois, não faz sentido. Se tu não vai pegar o pergaminho, não tem pq gastar uma ação que não vai fazer nada para colocar ele la.

    A outra hipotese que tu levantou é se ja estiver chegando a hora do meeple morrer e tu ta alocando ele para que ele morra naquela função, novamente não faz sentido não aproveitar e pegar o pergaminho. Ja que ele vai morrer mesmo, ao invés de perder a ação só para matar ele, pega o pergaminho, ou qualquer outra coisa que te interesse na área amarela.

    andrenatam:: É isso mesmo... mas mesmo treinando pra "matar" o meeple na área de ofício e garantir a vaga no livro, eu aproveito e pego o recurso.. mesmo q ele mesmo morra, ele gera o recurso e morre... é questão de eficiência...

    eu faço muito isso, tento garantir 5 vagas no livro o mais rápido q posso, e gasto tempo q nem loko no começo...

    É o segundo ponto que levantei acima, não faz sentido não pegar o recurso para poupar 2 tempos, ao meu ver. Se ele vai morrer mesmo, tu pega o recurso logo.

    0
  • Redkat
    20 mensagens MD
    avatar
    Redkat12/04/17 00:36
    Redkat » 12/04/17 00:36

    DiegoKindin::
    ricardosantos76::
    Tio Zé foi ótimo. :D

    Tem algumas vantagens, sim. Com o Tio Zé trabalhando em uma corporação, você passa a ter duas opções para obter um item: tempo ou cubos, o que for melhor pra você naquele momento. 

    Além disso, se já estiver chegando a hora do meeple bater as botas, pode ser interessante colocá-lo em algum lugar que garanta uma vaga no Livro de Registros ao invés do cemitério.

    Mas o ponto é colocar o Tio Zé lá e NÃO PEGAR O PERGAMINHO (unico motivo seria evitar gastar tempo, provavelmente para não ter que matar alguem). Nesse caso, não tem vantagem nenhuma, tu pode colocar o Tio Zé la a qualquer momento em que tu efetivamente queira pegar o pergaminho, tu só ta gastando 2 tempos e "travando" um membro da familia, para talvez usar depois, não faz sentido. Se tu não vai pegar o pergaminho, não tem pq gastar uma ação que não vai fazer nada para colocar ele la.

    A outra hipotese que tu levantou é se ja estiver chegando a hora do meeple morrer e tu ta alocando ele para que ele morra naquela função, novamente não faz sentido não aproveitar e pegar o pergaminho. Ja que ele vai morrer mesmo, ao invés de perder a ação só para matar ele, pega o pergaminho, ou qualquer outra coisa que te interesse na área amarela.




    andrenatam:: É isso mesmo... mas mesmo treinando pra "matar" o meeple na área de ofício e garantir a vaga no livro, eu aproveito e pego o recurso.. mesmo q ele mesmo morra, ele gera o recurso e morre... é questão de eficiência...

    eu faço muito isso, tento garantir 5 vagas no livro o mais rápido q posso, e gasto tempo q nem loko no começo...

    É o segundo ponto que levantei acima, não faz sentido não pegar o recurso para poupar 2 tempos, ao meu ver. Se ele vai morrer mesmo, tu pega o recurso logo.

    Acabei de comprar o jogo e so iniciamos uma partida pra aprender as regras, mas tentando responder o questionamento do DiegoKindin de não existir lógica em se pagar 2 de tempo sem fazer a ação de produção gastando + 2 de tempo.
    Imaginemos que faltassem 4 de tempo pra morrer o seu proximo Meeple e que vc tivesse o seus 2 ultimos Meeple da geração mais antiga na sua fazenda.... e que no livro de crônicas tivesse o ultimo espaço vermelho ......e vc calculou que alocar o ultimo Meeple nesse espaço acabaria o jogo e vc ganharia por essa pontuação....mas vc nao tem um Meeple na câmara do conselho, então decide primeiro gastar 2 de tempo somente alocando um dos Meeples na manufatura de pergaminho para no proximo turno, alocar o ultimo na câmara pagar 2 de tempo da primeira acão (Anel), morrer e completar o espaço vermelho do livro e ganhar a partida \0/.
    Não sei se estou falando besteira pq não conheço o jogo suficiente pra dar um exemplo melhor, e nem sei se esse exemplo seria possível de acontecer kkk....desculpem se eu estiver errado.

    0
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