Pode ser impressão minha, e até já peço desculpas se realmente for, mas do jeito que você descreveu os focos de calor pareceu que você não entendeu muito bem a função deles.
betoritter:: Caros,
Pelo que li nas regras, os focos de calor não afetam fumaça ou fogo. Mas para deixar mais difícil eu resolvo a mecânica como se já existisse pelo menos fumaça ali. Ou seja, se cair em cima do foco apenas, ao invés de colocar o token de fumaça, eu já o deixo como fogo.
...
Os focos de calor tem a função de aumentar o número de rolagem de dados para Avançar o Fogo. Depois que um jogador termina as suas ações, ele deve espalhar o fogo, rolando os dados para determinar o ponto no tabuleiro. Se neste ponto não existir nada, ele coloca um marcador de fumaça; se tiver uma fumaça, ele vira o token para indicar fogo; se já tiver fogo, ocorre uma explosão. Agora, se ainda tiver um foco de calor no local, o jogador vai rolar os dados mais uma vez para determinar um novo Avançar o Fogo, e realizar novamente todas as etapas. Se neste novo local também já tiver um marcador de foco de calor, vai ter nova rolagem de dados para determinar um outro Avançar o Fogo, e assim por diante até que caia em um espaço sem que haja algum marcador prévio de foco de calor, aí se encerra a cadeia de eventos, e coloca-se neste local um marcador de foco de calor.