Olá amigo MOITA 1980, sei que já faz tempo que vc postou suas dúvidas, mas só vou escrever aqui porque me deparei com esse jogo recentemente e os meus comentários podem servir para outras pessoas no futuro.
Então vamos lá: pesquisei esse jogo li as regras, baixei e montei. li novamente as regras, joguei.
Primeiramente vou tentar responder suas dúvidas depois farei alguns comentários:
Pense no jogo Puerto Rico e suas mecânica pois nota-se uma inspiração nesse jogo.
1) Cada espaço no mini-tabuleiro serve para plantar uma unidade de cana-de-açúcar correto? E qual o motivo de cada jogador começar com 19 tokens de cana-de-açúcar e não um pool central de tokens? O jogador só pode plantar/estocar aqueles 19 tokens iniciais?
R:Vc não precisa ficar só com os 19 tokens de Cana, vc pode deixar todos ao lado e conforme vai plantanto, vc vai os utilizando, com relação ao estoque, vc só estoca 3 por depósito. Por exemplo, vc tem 8 índios e 8 canas, daí vc vai para a fase do agricultor e faz o seguinte, joga as canas para do depósito (3 por cada depósito) e planta mais 6 canas, pronto.
2) Se acabam os 19 tokens de cada jogador, o que acontece?
R: Esquece os 19, pois quando o mercado esvaziar elas serão liberadas novamente (para reutilização, como no jogo Puerto Rico)
3) Qual a finalidade da Fazenda Pública, se o dinheiro depositado naquele local volta ao pool de dinheiro, se o mesmo faltar?
R: Pense como se fosse um banco. Se precisar comprar índios ou edificações pague ao banco, pegue seu troco e receba seus lucros da venda das canas, simples. A fase do coletor tem uma única função: de gerar inteiração entre os jogadores. Por isso vc pega 2 Dinheiros de um jogador a sua escolha, só para gerar inteiração e às vezes, complicando a vida do adversário.
4) Se eu não comprar a Senzala, eu não posso ter índios, não ter índios eu não posso plantar, e se não posso plantar eu não estoco... então todos tem que comprar a Senzala no início do jogo certo? Qual o sentido? Porque não começar com ela?
R: Certo! daí vc vai ter que perguntar para o autor Júlio Trois.
5) Mesma coisa da pergunta 4 para os Depósito. Se eu não tiver Depósito eu não posso vender, aí também trava o jogo... é isso mesmo?
R: errado. Vc pode vender sim, vc só não pode estocar. Igualzinho no Puerto Rico, onde vc só estoca se tiver o armazém.
Meus Comentários:
Na minha opinião, as regras carecem de mais detalhes, com certeza.
O jogo não é tão bom, mas tb não é quebrado, eu diria que ele é aberto... Pois em algumas situações vc deve decidir se faz de um jeito ou de outro pois a regra não diz, porque é muito simples e superficial, Mas deu para jogar numa boa, basta vc aplicar alguns conceitos de outros jogos como por exemplo os conceitos do Puerto Rico.
Para quem não conhece o jogo, a dinâmica é o seguinte, é uma "corrida", para construir a senzala, adquirir índios, plantar cana e vender no mercado para ganhar dinheiro e compar mais índios para plantar mais cana e ganhar mais dinheiro (tipo Puerto Rico). Após algumas rodadas vc consegue acumular um dinheirinho suficiente para construir uma das seis partes do GRANDE ENGENHO. E quem conseguir construir todas as seis partes do GRANDE ENGENHO vence o jogo. É legalzinho, dá para passar o tempo. Mas não é um jogo incrível. Talvez no seu ano de lançamento 2011 fosse. Aliás alguém sabe do Autor, Julio Trois? E a Editora Real Dreams Games?
Bem, minha sugestão para esse jogo, é a seguinte:
1- Na rodas de FASES, Bloquear duas das fases: uma de SESMEIRO e uma de AGRICULTOR.
2-Os jogadores escolhem a fase que querem ir, sendo que um jogador não pode ocupar a mesma fase que um outro jogador estiver.
ex para 02 jogadores: jogador A inicia em SESMEIRO para construir, jogador B inicia no COLETOR; jogador A não pode ir ao COLETOR porque está ocupado pelo B, mas tem todas as outras disponíveis, então A vai para JESUÍTA para comprar um índio; jogador B pode escolher qualquer fase que estiver disponível exceto onde está o Jogador A, e assim por diante.
ex para 3 jogadores: Autoriza-se que apenas dois jogadores ao mesmo tempo ocupem uma mesma fase
ex para 4 jogadores:desbloqueiam-se as fases do SESMEIRO e AGRICULTOR , porém os jogadores não podem ocupar o mesmo espaço, exceto o MERCADOR .
Para mim essas adaptações ficaram ótimas. O jogo fica mais apertado e disputado
Vocês podem criar outras adaptações que julgarem interessantes. Compartilhem pois se tem houver gente que comprou esse jogo ou montou um homemade, haverão interessados
Para mim o Vera Cruz foi totalmente inspirado no Puerto Rico