"Nunca interrompas o teu inimigo enquanto estiver a cometer um erro". (BONAPARTE, Napoleão).
Um Card Game de Guerra que Conta Parte das Batalhas Napoleônicas
A IDEIA
A Ideia do jogo "Napoleão: War Card Game" surgiu pouco depois retornei a trabalhar no meu primeiro jogo
(Basquete Manager). Havia jogado outros Card Games, mas não me sentia satisfeito com nenhum deles, até que conheci o
The Lord of the Rings: The Card Game. Ele é um jogo que me agradou pela mecânica, jogadores controlando personagens que participam de batalhas em cenários e sempre buscando um objetivo. Isso me fascinou de uma maneira muito profunda e pensei: Porque não tentar fazer um Card Game nessa pegada?
Apesar da ideia, faltava uma temática e coisas que transformariam Napoleão Card Game um jogo com identidade própria, foi ai que lembrei de Napoleão.
Como escritor já escrevi muitas coisas sobre o imperador francês e nesse momento em que buscava uma temática, Napoleão surgiu como uma luz e caiu como uma luva.
"Quem teme ser vencido tem a certeza da derrota".
PROCESSO DE CRIAÇÃO
O jogo em si foi rapidamente desenvolvido, no entanto, a parte mais demorada foi a referente as pesquisas históricas.
O jogo é quase todo baseado em fatos da história de Napoleão e do mundo Conhecido na Época. Em porcentagem, diria que o jogo trás 95% de Fatos Históricos conhecidos.
A parte de pesquisa foi referente a história de Napoleão, sua ascensão ao poder, a história de seus familiares, Reinos Inimigos, Figuras históricas estrangeiras (não-franceses), rivais, estratégias de guerra. Tudo isso foi alvo de pesquisas e aparecem em algum momento do jogo.
- Parte Histórica: O que se refere a parte histórica, quase tudo que envolve Guerras Napoleônicas foi pesquisado. Iniciando em um momento emblemático e marcante para a história que foi a auto-coroação de Napoleão. Naquele momento, Napoleão diz para a Igreja Católica que ele não precisa ser coroado pelo Papa (até então era uma tradição, onde o papa coroava o novo rei das nações europeias) e se coloca à cima de tudo. Parte da história conta que o Papa Pio VII que foi convidado para a cerimônia de coroação, não gostou nada da atitude de Napoleão, sendo q
ue o mesmo nem se quer abençoou o novo Imperador e a Imperatriz Joséphine. A atitude de Napoleão é um recado para a Igreja que o Governo Francês não seria mais submisso a ela, como foi no passado.
Tudo isso é tratado no jogo, principalmente com uma carta chamada "O Papa", tentando simular a história, tal carta retira pontos de todos os atributos das cartas de personagens jogadas pelo jogador Francês.
Algumas cartas contam com pontos de defesa (escudo), pontos de força (punho fechado) e vida (coração). Além disso, algumas cartas possuem habilidades e efeitos que podem ser imediatos ou permanentes.
Um outro exemplo sobre a História envolvida no jogo é a carta "O Almirante Nelson". A história nos conta que Nelson, foi um Almirante da Marinha Inglesa e que ainda é considerado um dos maiores estrategistas náuticos da história. A mesma história que nos trás Nelson, também nos informa a inferioridade da Marinha Francesa. Se em batalhas terrestres eles eram quase invencíveis, no mar a coisa era um pouco diferente, sendo que Nelson quase sempre colocava os Almirantes Franceses para dormir rapidamente.
Nelson possibilita ao jogador inimigo dos Franceses a elevar os atributos de seus navios devido o seu alto nivel estratégico e a deficiência da Marinha Napoleônica
AS CARTAS DE CENÁRIO
Além das Cartas de Personagens/Inimigos, o jogo possui cartas de Cenário, que são utilizadas penas pelo jogador adversário do jogador francês. Tais cartas possibilitam levar a batalha para uma localidade diferente e assim tentar aumentar os atributos de suas cartas ou buscar algum outro tipo de vantagem. O jogo base conta com 3 tipos diferentes de cenários: Canal da Mancha, As Pirâmides de Gizé, Rússia e Warterloo.
- * Canal da Mancha: Utilizada apenas nas Campanhas marítimas e ela eleva os atributos dos navios, 1 ponto por turno.
- * As Pirâmides de Gizé: Eleva em +1 os atributos das tropas terrestres.
- * Rússia: Eleva a força do seu exercito em +3 e se "combada" com a Carta de Marechal Russo, eleva a vida de outras cartas.
- * Waterloo: Impossibilita ataques franceses por 2 turnos por causa das condições climáticas.
Todas as cartas de Cenários retratam momentos marcantes vividos por Napoleão nesses locais.
EVENTOS
Se o jogador inimigo da França possui as cartas de cenário para atrapalhar a vida de Napoleão, este possui cartas de Eventos que podem causar problemas aos inimigos.
Praticamente todas as cartas de Eventos estão ligadas com momentos importantes na história de Napoleão, vejamos algumas delas:
- Egocentrismo: Está carta possibilita Napoleão descartar duas cartas de aliado e aumentar em +2 todos seus atributos. Essa carta simula o Ego de Napoleão que depois de se auto-coroar, centralizou o poder em sua mão, ignorando os outros dois cônsul.
- Bloqueio Continental: Nenhum Navio pode ser baixado na área de jogo até que está sanção seja destruída. Essa carta simula o Bloqueio que Napoleão impôs sobre a Inglaterra, proibindo que qualquer outra Nação possuíssem comercio com os ingleses.
- Sotavento: Carta que só pode ser utilizada com navios, aumentando a força e a defesa dos navios franceses. Sotavento era o nome de uma das táticas de batalha naval utilizada pelos franceses.
- Revista à Tropa: Após ser baixada, o jogador pode procurar por 3 cartas de tropa terrestre e as colocar imediatamente em jogo.
Algumas das Cartas de Evento do jogador Francês
CARTAS ACESSÓRIOS
As cartas de acessório tem um papel parecido com as cartas de cenário. Os acessórios só podem ser utilizadas pelo jogador Francês.
Normalmente tais cartas tem o papel de realizar um upgrade em algum personagem ou alguma parte da infantaria francesa. Abaixo temos 3 cartas de Acessórios:
* O Cavalo do Imperador: Essa carta fornece ao Imperador (Napoleão) +1 no atributo de Defesa e Ataque;
* Abertura Napoleão: Essa carta pode retirar do jogo o Bloqueio Continental (baixado pelo proprio jogador) e elevar em +2 o Ataque de todas suas cartas, e +1 na defesa das cartas do inimigo.
- História por trás da Carta: Napoleão era um apaixonado por xadrez, não era um bom jogador, era apenas um aficionado. A ilustração da carta é uma jogada do xadrez chamada "Abertura Napoleão" e a Habilidade da carta está ligada diretamente ao xadrez. A abertura Napoleão é considerada uma abertura muito agressiva das peças Brancas que colocam rapidamente a Dama em jogo, por isso que quando a carta é baixada ela eleva em +2 o Ataque. Por outro lado, essa abertura facilita a defesa das peças pretas por isso, a carta também eleva em +1 a defesa das cartas adversárias.
ALIADOS, INIMIGOS E MAIS INIMIGOS
Cada jogador (Francês e Inimigos) possuem também cartas de Personagens e Inimigos. Os Francês possuem apenas Personagens que poderão ser utilizadas em um segundo modo de jogo, no entanto, Personagens e Inimigos possuem a mesma finalidade: Auxiliar na busca do objetivo, batalhando até o fim.
Essas cartas são compostas por: Navios, Atiradores, Granadeiros, Mamelucos e Figuras Históricas, estas últimas além de irem para batalha como as demais, também podem gerar algum tipo de efeito especial.
CAMPANHAS
O jogo base possui 3 campanhas, sendo todas elas retratando batalhas lutadas por Napoleão Bonaparte e por Personagens que estão presentes no jogo.
As campanhas são: Guerra Britânica, Campanha no Egito e Campanha da Rússia.
Cada Ficha de Campanha contém: Uma breve descrição do momento histórico que será representado. A Preparação para a Campanha: Montagem dos Decks. Objetivo para Vitória dos Franceses e Derrota dos Franceses, sendo então o Objetivo para Vitória dos Inimigos.
VITÓRIA E DERROTA
Cada Campanha possui dois objetivos, um para os franceses e outro para os inimigos. Quem alcançar o objetivo primeiro vence. A "Derrota" na ficha de campanha é a condição que leva Napoleão e suas Tropas para a derrota.