Por Irwin Dolobowsky
Fonte: http://www.boardgamegeek.com/thread/1268943/why-i-panamax
1 Partida no Free Game Day do Sasquatch Boardgame Festival em agosto 2014
Panamax é um jogo de 2 à 4 jogadores publicado pela Stronghold Games sobre os bens de transporte e movimentação de navios pelo Canal do Panamá. Depois de três rodadas de 4 turnos por jogador, ganha o jogo a pessoa que reuniu com sucesso a maior quantidade de dinheiro pessoal (em oposição ao seu dinheiro empresarial) por meio de dividendos de ações, cartas de bônus escondidos, certos movimentos de navios e outros bônus. Junto com o componente Stock Market como um importante elemento do jogo, há também a seleção de ação e gestão de rotas / planejamento que deixou eu e todos os outros jogadores se sentindo como se tivéssemos jogado um 18XX mais curto.
Então, por que, depois de um jogo, onde eu perdi mal, e onde nós erramos algumas regras, eu fui imediatamente encomendar Panamax para obtê-lo em minhas mãos o mais rápido possível? Leia mais!
Componentes
Todos nós podemos ser um pouco superficiais, não podemos? Devo admitir que a primeira vez que eu vi imagens de Panamax fui imediatamente atraído para o belo tabuleiro e por todos os dados! A apresentação ao vivo não decepcionou. O tabuleiro é simplesmente lindo, as fichas de papelão possuem uma alta gramatura agradável, e há uma pilha de dados neste jogo. O único aspecto negativo é o dinheiro no jogo, fichas de plástico barato. Eu preferiria fichas de papelão, mas é um gosto pessoal mesmo.
Seleção de Ações
Aqui é onde o jogo começa a ficar interessante e proporciona um estilo que eu amo em jogos - a ideia de que mais não é sempre melhor, que você deve otimizar em vez de ir para a maioria. Eu acho que isso é muito mais difícil de planejar e projetar, proporcionando uma experiência de jogo muito mais interessante (Lewis & Clark faz isso bem também).
Quando você faz uma ação em particular? Quanto mais cedo você escolhe um determinado tipo de ação, "mais fracas" elas provavelmente serão (menos movimentos, menos carga), mas você será o primeiro a fazê-las. Quanto mais tarde você escolher, mais poderosa ela será, se a ação ainda estiver livre para escolha. Você deve prestar muita atenção ao que os outros estão propensos a fazer e quando garantir que as opções desejadas estarão disponíveis quando você precisar delas. Muitas vezes você vai precisar de várias ações na ordem certa e terá de avaliar o risco de ter uma, mas não o outra.
Agora você pode estar pensando "ele descreveu a maioria dos jogos de seleção de ação ou de alocação de trabalhadores", e você está certo. Mas o que diferencia este jogo de outros do gênero é o fato de você ser obrigado a usar todas as ações que sua seleção fornece:
- Caso escolha movimento, você deve usar todos os pontos de movimento. Você pode mover os navios de outros jogadores utilizando os seus pontos de movimento. Se você não pode gastar pontos em seus navios você ainda deve usá-los, ajudando seus adversários.
- Se escolher carregamento, você deve levar toda a carga. Você tem que pagar para cada carga extra no tabuleiro ou na sua reserva; se você tem excesso que não possa aproveitar, você está em apuros.
Isto combinado com o mecanismo de seleção de ação significa que você tem que otimizar em duas direções para jogar melhor:
1) Tente fazer seleções para pegar as ações que irão otimizar suas jogadas
2) Faça jogadas que vai deixá-lo em uma posição para maximizar as seleções que estarão disponíveis para você em seu próximo turno.
Os dois sentidos de problema com otimização x maximização proporciona uma experiência rica e estratégica com um conjunto simples de regras.
Construção de Rotas & Planejamento
Mas há apenas 2 rotas – leste e oeste! Como este é um jogo de construção de rotas ou planejamento?,
Você pode considerar 3 mini rotas ligadas em cada rota através do canal - uma combinação de canais e pontos de bloqueio, um lago, um outro conjunto de canal e pontos de bloqueio, um lago, e um conjunto final de canal e pontos de bloqueio. A diversão vem nos pontos não-lago: nestes, os navios podem unir-se a um tamanho máximo e navios podem empurrar outros navios através dos pontos (cada ponto como não-lago só pode conter um tamanho máximo de navio). Assim, com base aonde você deixar seus navios na sua vez, você pode forçar outros jogadores a moverem seus navios, dando-lhe movimentos livres de ações (e se você já jogou um jogo de ação limitada anteriormente, receber ações extras de graça é quase sempre excelente). Você também pode configurar a cadeia de seus próprios movimentos de navios, poupando-lhe ações também.
Mas espere, tem mais! No final de cada rodada, o jogador paga pela carga deixada de fora do tabuleiro. Carga você não tenha enviado fica mais cara, assim você quer que ela fique nos navios. O valor que você paga por peça de carga depende de onde seus navios estão no canal, no final de um turno. Então, enquanto estiver jogando, prepare-se para pagar o menor valor que puder em taxas.

Finalmente, vamos falar sobre os próprios navios. A maioria dos navios são navios de carga; o navio pertence a uma empresa, mas pode transportar a carga de qualquer empresa. Há também cruzeiros e navios militares. Todos os navios têm um ou mais benefícios quando saem do canal, e esses benefícios são pagos de forma diferente por tipo de navio, dependendo de quem é dono do navio (se alguém), se tem carga a bordo do navio, e quem realmente empurrou o navio através da saída. Talvez você queira empurrar o navio de cruzeiro e deixar que outra pessoa lide com o navio de carga que você compartilha com outro jogador, ou talvez não. Você provavelmente vai ter que escolher entre vários benefícios e sacrificar alguns. Escolher os navios certos para você no momento certo é fundamental.
Quais os navios mover, em qual ordem, e onde deixá-los são coisas incrivelmente importantes e elevar a fila de movimento de navios para um sistema complexo equilibra o jogo.
Mercado de Ações
Como você ganha o jogo? Ficando mais rico no âmbito pessoal. Qual é a principal maneira de fazer isso? Jogue no mercado de ações. Em última análise, não há nada de especial sobre este aspecto particular do jogo, e você vai se sentir familiarizado com os jogos 18xx - você tem dinheiro pessoal e da empresa. No final do jogo, o dinheiro da empresa é inútil, só dinheiro pessoal conta. Você pode investir em sua própria empresa ou de outra pessoa. Se uma empresa manda bem, ela paga dividendos em dinheiro pessoal. Se uma empresa se expande (ou é expandida) muito rapidamente e não podem pagar dividendos, coisas ruins acontecem.
Estas mecânicas muito familiares trabalham bem aqui e são elevadas por todos os outros aspectos do jogo.
Conclusão
Depois de um único jogo eu fui imediatamente comprar Panamax, pronto para jogá-lo novamente e novamente. Em última análise, tudo se resume a uma questão - mover ou carregar carga? Os sistemas construídos em torno dessas duas opções, porém, são mecanicamente simples, mas estrategicamente complexos.
Algumas preocupações:
- Algumas cartas de bônus do final de jogo parecem objetivamente melhores do que outras, e tem havido muita discussão no site do fabricante sobre isso; vamos esperar para ver como elas influenciam ao longo de várias partidas. Nós não estamos convencidos de que você realmente precisa delas.
- trilha de pagamentos que são pessoais do que são empresariais é confusa; uma carta de referência rápida aqui teria ajudado imensamente.
- Essas fichas de dinheiro, ugh.
Meu grupo adora os jogos da linha 18xx, e o melhor elogio que poderia dar a este jogo é que você se sente jogando um 18xx, só que com uma duração de 2 horas, o que é incrível. Obviamente um sucesso para mim e para o meu grupo de jogo regular, e estou ansioso para colocar na mesa mais vezes.