
Elder Sign, apesar de sua qualidade e dinâmica legal, é conhecido por ser um jogo cooperativo razoavelmente fácil quando jogado apenas com a caixa básica. Por isso alguns jogadores torcem o nariz pra ele, já que a grande sacada nos co-ops costuma ser transpor grandes desafios (as vezes quase impossíveis) em conjunto.
O que muitos não sabem é que ES permite diversas variantes que acabam incrementando tanto a história quanto as mecânicas e até a rejogabilidade, já que essas variantes podem dar um gás novo ao jogo, dificultando ou deixando mais interessante, até que as expansões cheguem por aqui.
Listei abaixo algumas dessas variantes que conheço e acho mais interessantes. Fiquem a vontade para postarem as suas ou comentarem sobre as já citadas. Tomara que gostem 
- PORTAS TRANCADAS: os investigadores escolhem (ou sorteiam) uma aventura para, no início, ser a única parte aberta do museu. Eles podem investigar apenas esta sala até que ela tenha sido derrotada. Após isso ocorrer, ela é substituida normalmente e as aventuras adjacentes a ela também podem ser investigadas. Isso se repete até que todas as "salas" tenham sido "destrancadas". Essa variante cria um ótimo clima de tensão quando há efeitos de Meia Noite em alguma sala que ainda está "trancada" ou quando uma aventura muito difícil não deixa os jogadores prosseguirem.
- BLACKOUT: o jogo começa com as 6 salas iniciais colocadas normalmente. Porém, assim que elas vão sendo derrotadas, as próximas que as substituirão são colocadas com a face voltada para baixo. Dessa forma, dalí para frente, os investigadores tem que escolher entrar na sala "no escuro", sem saber o que vão enfrentar.
- O FIM SE APROXIMA: nessa variante, além de todos os outros efeitos que adicionam marcadores de perdição, toda vez que o relógio bate meia noite, outro marcador é adicionado. Isso deixa a caçada por Elder Signs muito mais tensa e frenética.
- PETELECO DOS ANTIGOS (não funciona com Azathoth): sempre que um marcador de perdição for colocado num espaço com o símbolo de perdição na trilha, o Antigo faz um ataque aos investigadores. Os jogadores, como um grupo, podem tentar se defender fazendo uma única rolagem de dados com todos os dados verdes disponíveis no momento e tentar o resultado mostrado na ficha do Antigo. Caso tenham sucesso, eles evitam o ataque. Caso falhem, terão de sofrer as consequências...