Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Dúvida de Regras
  3. Catan: O Jogo
  4. Ajuda com regras de catan

Ajuda com regras de catan

Catan: O Jogo
  • avatar
    confeitero04/02/17 10:38
    avatar
    confeitero
    04/02/17 10:38
    74 mensagens MD

    peguei a versão em inglês ( olhando a internet a fora notei que a versão brasileira tem as peças mais bem "desenhadas" com aparencia de cidade ,aldeias estradas e etc , mais nada que modifique o jogo

    usando este site já tirei 90 porcento das dúvidas http://www.catanbrasil.com/2010/08/regras-de-catan-em-portugues.html

    mais ficou apenas poucas :

    1º o efeito do ladrão dura apenas 1 rodada correto ?


    2º se jogador com ladrão bota o ladrão no meu terreno e eu tenho 9 cartas eu primeiro devolvo 4 cartas para o banco e depois ele pega a carta na minha mão ou é ao contrario ele pega a carta na minha mão e depois que devolvo 4 cartas ao banco ?


    3º imagina que eu sou jogador A e o outro é o B eu jogo os dados e tiro 7 e boto o ladrão em um terreno do jogador B (e esse terreno é numero 8) o jogador B tem um carta de cavaleiro se após ele tirar o numero 8 ele poderia usar o cavaleiro e receber o recuro deste territorio ou ele só poderia usa-se o cavaleiro antes de jogar o dado ?


    5º pro exemplo tenho 4 cartas de caveleiro mais usei apenas 2 o meu colega já usou as 3 de cavaleiro  e esta com a carta de MAIOR EXERCITO ,preciso apenas de 2 pontos pontos  posso mostrar as 2 cartas de caveleiro que não tinha usado ainda ( totalizando 4  ) e assim pegar as carta de MAIOR EXERCITO  do meu amigo e ganhar o jogo ? ou eu teria que usar as 4 cartas de exércitos contra o ladrão para só depois pode pegar a carta de maior exercito ?

    4ºeu posso colocar as ruas beirando o mar ?

     


    4
    1
    2
  • Compre agora o jogo Catan: O Jogo na LUDOSTORE
    R$ 278,40 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer
  • danieldoritos
    13 mensagens MD
    avatar
    danieldoritos04/02/17 11:05
    danieldoritos » 04/02/17 11:05

    Olá, confeitero! Vamos às dúvidas:

    1- Quando alguém tira 7, ele moverá o ladrão para outro lugar e roubará uma carta de algum oponente à sua escolha que tenha vilas construídas ao redor daquele lugar. Este efeito de roubar a carta é só por uma rodada. Mas o ladrão permanecerá naquele lugar e impedirá a produção daquele terreno até que outra pessoa ative o ladrão ou use uma carta de cavaleiro.

    2- Primeiro você perde suas cartas, depois o ladrão rouba. Sempre que sair 7 nos dados, antes mesmo de mover com o ladrão, todos os jogadores com mais de 7 cartas devem descartar.

    3- A ordem do turno é a seguinte: Jogue os dados e produza os recursos correspondentes. Só depois o jogador pode usar cartas, fazer construções, trocas... Então, neste caso, ele tirou 8, o terreno estava com o ladrão, logo não produziu. Só depois ele poderia usar a carta de cavaleiro, mas isso não daria a ele o recurso que ele deixou de ganhar no começo do turno dele.

    4- Pode sim, tranquilamente. Senão, como você usaria alguns portos?! :-)

    5- Não pode. As cartas de cavaleiro só contam para MAIOR EXÉRCITO se forem usadas, não somente por estarem na mão. Você tem que baixar elas no seu turno, uma por vez. Assim, seu oponente também teria chance de aumentar o exército dele ao ver que você está aumentando o seu.

    Abs!

    5
  • RodrigoFC
    161 mensagens MD
    avatar
    RodrigoFC04/02/17 11:08
    RodrigoFC » 04/02/17 11:08

    Olá, 

    1- o efeito do ladrão é duradouro, se ele ficar até o fim do jogo num tile de lã por exemplo, toda vez que sair o número do  tile, ele não produz.

    2- primeiro devolve e depois rouba uma carta ( faço assim aqui )

    3- a carta pode ser jogada antes mesmo do lançamentos dos dados, mas entendo que se jogar os dados antes de mover o ladrão o número daquele tile não produz ( desde que não seja uma carta adquirida nesse mesmo turno )

    4- as ruas podem ser colocadas beirando o mar

    5- as cartas precisam ser usadas para ter a maior cavalaria

    Se não falei nenhuma besteira, acho que é isso ai.

    4
  • raonifn
    81 mensagens MD
    avatar
    raonifn04/02/17 11:12
    raonifn » 04/02/17 11:12

    Olá,

    Vou tentar ajudar pelo modo como jogo (acredito ser o certo)

    1o) O efeito do ladrão de pegar uma carta de um jogador é feito uma única vez, PORÉM, o efeito de fazer com que o terreno no qual ele está não produzir recurso quando o dado rola seu número dura enquanto o ladrão permanecer no terreno.
    "(...) Importante: Se nas próximas rodadas sair nos dados o número em que o ladrão foi colocado, os jogadores que possuírem aldeias ou cidades nesse terreno não recebem nenhuma matéria-prima, e o ladrão mantém-se no mesmo lugar, até que saia o 7 novamente ou até que qualquer jogador descarte uma carta cavaleiro. (...)"

    2o)  Ao tirar 7, antes de mover o ladrão, todos que possuírem mais de 7 cartass devem descartar metade das cartas (arredondado para baixo).
    "(...)  Após isso, o jogador que lançou os dados e tirou 7 é obrigado a mover o ladrão (...)". Então, primeiro você deve descartar as cartas, depois o ladrão é movido e depois o jogador que colocou o ladrão pega a carta de sua mão.

    3o) Não, ele deveria ter utilizado a carta antes de lançar os dados. Após lançar os dados, os recursos são distribuídos e se o ladrão estava no 8, o 8 não produz materia prima.
    "(...) Um jogador pode decidir usar uma Carta de Desenvolvimento a qualquer momento da sua rodada, inclusive antes de lançar os dados, desde que NÃO seja uma carta adquirida nesta mesma rodada (ou seja, não pode pegar a carta e usá-la imediatamente). (...)"

    4o) Sim

    5o) Não. Você pode utilizar somente uma carta de desenvolvimento em seu turno. Dessa forma, você poderia utilizar uma no turno atual e deveria esperar até seu próximo turno para utilizar a outra carta.


    Esperto ter ajudado.
    Abs,

    2
  • confeitero
    74 mensagens MD
    avatar
    confeitero04/02/17 11:44
    confeitero » 04/02/17 11:44

    danieldoritos::
    Caloi:: Olá, 


    raonifn::
    Abs,


    danieldoritos:Olá, confeitero! Vamos às dúvidas:

    vlw pessoal agradeço a  explicação agora realmente creio que entendi tudo 

    1
  • confeitero
    74 mensagens MD
    avatar
    confeitero04/02/17 13:54
    confeitero » 04/02/17 13:54






    então pessoal sempre que eu quiser negociar com o porto terei que ter uma aldeia ou cidade perto das pontes correto ( respeitando a regra de distancia )  ? igual a foto abaixo correto ?   existe alguma diferença entre ter aldeia ou cidade no porto ? ou é a mesma coisa em termo de obtenção de recursos ?https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/270/gpp1nu.png

    0
  • RodrigoFC
    161 mensagens MD
    avatar
    RodrigoFC04/02/17 15:03
    RodrigoFC » 04/02/17 15:03

    confeitero::




    então pessoal sempre que eu quiser negociar com o porto terei que ter uma aldeia ou cidade perto das pontes correto ( respeitando a regra de distancia )  ? igual a foto abaixo correto ?   existe alguma diferença entre ter aldeia ou cidade no porto ? ou é a mesma coisa em termo de obtenção de recursos ?

    Você não precisa de uma aldeia ou cidade para usar o porto, pode fazer a troca 4 por 1, caso você construa uma aldeia ou cidade no porto você terá o beneficio daquele porto, 3 por 1 ( indicado no porto ) ou 2 por 1 caso seja o porto com ícone de matéria prima. 
    Não tem diferença entre aldeia e cidade para negociar com o porto ( até onde sei ) a diferença é na pontuação e coleta de recursos mesmo, a cidade dá 2 pontos e coleta o dobro da aldeia.

    2
  • confeitero
    74 mensagens MD
    avatar
    confeitero04/02/17 17:26
    confeitero » 04/02/17 17:26

    Caloi::
    confeitero::




    então pessoal sempre que eu quiser negociar com o porto terei que ter uma aldeia ou cidade perto das pontes correto ( respeitando a regra de distancia )  ? igual a foto abaixo correto ?   existe alguma diferença entre ter aldeia ou cidade no porto ? ou é a mesma coisa em termo de obtenção de recursos ?

    Você não precisa de uma aldeia ou cidade para usar o porto, pode fazer a troca 4 por 1, caso você construa uma aldeia ou cidade no porto você terá o beneficio daquele porto, 3 por 1 ( indicado no porto ) ou 2 por 1 caso seja o porto com ícone de matéria prima. 
    Não tem diferença entre aldeia e cidade para negociar com o porto ( até onde sei ) a diferença é na pontuação e coleta de recursos mesmo, a cidade dá 2 pontos e coleta o dobro da aldeia.

    outra coisa sobre esta foto  e sobre a  carta de MONOPOLIO por exemplo quero que todos os jogadores me deem todas as cartas de madeira se alguém mentir e disser que não tem , como saberei que ela vai me dar todas mesmos ? o jogo obriga a esse jogador me amostrar todas as cartas dele para saber se ele fala a verdade ?
    http://garotasgeeks.com/wp-content/uploads/2014/01/desenvolvimento_catan.png

    0
  • confeitero
    74 mensagens MD
    avatar
    confeitero04/02/17 21:54
    confeitero » 04/02/17 21:54


    quem tem a carta de cavaleiro pode mover o ladrão para onde quer mesmo se esse ladrão não estiver em seu territorio ?

    as aldeias que estão em portos também pegam cartas de materia prima ? exemplo na aldeia azul no lado esquerdo da imagem se alguém tira 6 ou 12 essa aldeia pegaria as cartas de materia prima ?




    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/270/gpp1nu.png

    0
  • joaoclaudio
    3449 mensagens MD
    avatar
    joaoclaudio04/02/17 22:51
    joaoclaudio » 04/02/17 22:51

    confeitero::
    Caloi::
    confeitero::




    então pessoal sempre que eu quiser negociar com o porto terei que ter uma aldeia ou cidade perto das pontes correto ( respeitando a regra de distancia )  ? igual a foto abaixo correto ?   existe alguma diferença entre ter aldeia ou cidade no porto ? ou é a mesma coisa em termo de obtenção de recursos ?

    Você não precisa de uma aldeia ou cidade para usar o porto, pode fazer a troca 4 por 1, caso você construa uma aldeia ou cidade no porto você terá o beneficio daquele porto, 3 por 1 ( indicado no porto ) ou 2 por 1 caso seja o porto com ícone de matéria prima. 
    Não tem diferença entre aldeia e cidade para negociar com o porto ( até onde sei ) a diferença é na pontuação e coleta de recursos mesmo, a cidade dá 2 pontos e coleta o dobro da aldeia.

    outra coisa sobre esta foto  e sobre a  carta de MONOPOLIO por exemplo quero que todos os jogadores me deem todas as cartas de madeira se alguém mentir e disser que não tem , como saberei que ela vai me dar todas mesmos ? o jogo obriga a esse jogador me amostrar todas as cartas dele para saber se ele fala a verdade ?
    http://garotasgeeks.com/wp-content/uploads/2014/01/desenvolvimento_catan.png


    Então, se você joga com gente que nesse caso não vai entregar, melhor você não chamar mais essa pessoa. Se alguém faz isso é uma grande sacanagem. Não t. Esse mecanismo, se você desconfia q alguém não tá passando, você pode contar as cartas de recurso e ver quantos estão na mão dos jogadores. Se não tiver batendo, alguém tá dando uma de malandro. 

    2
Responder
  • 1(current)
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Catan: O Jogo - Ajuda com regras de catan
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.