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  1. Fórum
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Regras caseiras

Dogs
  • avatar
    rickness29/01/14 18:09
    avatar
    rickness
    29/01/14 18:09
    48 mensagens MD

    Olá galera, encontrei esse post no grupo de discussão BoardGames Brasil, feito por Vinícius de Oliveira Souza (todo crédito a ele!!) e achei interessante compartilhar aqui também.
    Comentem e coloque aqui também suas regras caseiras para que possamos "melhorar" ainda mais esse grande jogo.
    Abraços:


    Aproveitando a postagem do Macri, gostaria de discutir com os demais conhecedores/fãs de Dogs a respeito de regras caseiras.

    Nosso grupo adora esse jogo e ele já esteve diversas vezes em nossa mesa. Porém, duas questões foram levantadas pelo grupo e acabamos criando regras caseiras para tentar reequilibrar o jogo e troná-lo ainda mais coerente.

    Primeiro, notamos que o jogo roda perfeitamente bem com três jogadores, mas pode ser tornar muito difícil com quatro e muito fácil com dois. Isso porque cada ação não pode ser feita por mais de dois jogadores. Para resolver isso, fizemos uma pequena modificação: o número de jogadores que pode realizar uma mesma ação é igual ao número total, menos um. Ou seja:

    Com 2 jogadores: apenas um jogador pode realizar uma ação por vez.
    Com 3 jogadores: somente dois jogadores podem realizar a mesma ação.
    Com 4 jogadores: até três jogadores podem realizar a mesma ação.

    Outra modificação que pensamos aqui tem relação com os cães doentes. Ou nós não entendemos as regras direito, ou existe mesmo um bug: é mais fácil manter um cão doente do que um saudável? Alguns jogadores criam verdadeiros depósitos de cães na enfermaria, onde eles podem ficar misturados e não consomem ração. Tirando-os dali antes do fim do jogo, tá no lucro. Se for assim mesmo, isso não faz sentido!

    Por isso, criamos uma regra aqui que cada cão na enfermaria está em tratamento, ou seja, precisa de medicamentos constantemente. Ao fim do turno, cada jogador paga 1 ração para cada baia de cães e um medicamento para cada cão na enfermaria. Os cães que não recebem ração, continuam ficando doentes; os doentes que não recebem medicamentos, podem ser adotados por outros jogadores ou vão para a feira de cães. Isso faz as pessoas pensarem duas vezes antes de resgatar cães doentes ou deixa-los ficarem doentes de propósito, para diminuir o consumo de ração.

    Enfim, vocês que também adoram Dogs, o que acham dessas regras?

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  • rajatz
    220 mensagens MD
    avatar
    rajatz30/01/14 14:59
    rajatz » 30/01/14 14:59

    Sobre as regras no geral eu achei ótimo. Sempre interessante discutir sobre estratégias e etc.
    A primeira regra eu não achei realmente tão necessário. Joguei 3 partidas até hoje e todos em 2 jogadores e houve disputa de ações ou usar uma ação para não deixar o outro jogador pegar ração, coisas deste tipo. Uma sugestão que daria para 2 jogadores seria remover a carta que permite usar uma ação mesmo que já tenha um token de outro jogador.

    Sobre a segunda regra eu realmente não tinha pensando nesta hipótese e realmente parece um bug nas regras. Achei válida a sugestão e acredito que deve consertar este bug, sim. Mas antes de por na mesa com esta regra eu vou testar esta estratégia de lotar a enfermaria e coletar remédios ao longo do jogo para tirá-los de lá no final da partida.

    Outro detalhe que gostaria de comentar é que em minhas 3 partidas de 2 jogadores o baralhou rodou 2x e jogamos na média de 4 rodadas.

    1
  • Neno
    119 mensagens MD
    avatar
    Neno07/02/14 22:44
    Neno » 07/02/14 22:44

    Amigones;

    Achei bacana as ponderações; vou usá-las nas próximas partidas por aqui;

    Fiz algumas Mini expansões que ampliaram as formas e fórmulas estratégicas do jogo e as fontes de pontos de vitória; seguem abaixo:


    Introdução: 

    Agora seus cães poderão tomar Banho & Tosa e serem preparados para a Exposição de Cães que acontece na Feira de Cães. Os cães perdidos poderão achar seus verdadeiros donos e, lógico que você será recompensado por isso. 

    Prepare-se também para participar da Campanha Nacional de Vacinação, não deixe de vacinar seus cães, senão, será penalizado.

    O que muda: 

    As fichas de medicamento, agora serão chamadas de fichas de Higiene & Saúde, e passam a ter dupla função: 


    > Higiene e Limpeza;
    > Tratar os cães doentes.


    Componentes Novos:

    - Algumas fichas de duas cores diferentes (preto e branco para diferenciar das fichas dos jogadores)  usadas como marcadores de upgrade.

    - 2 dados (ou 1 dado e 1 calendário) 


    A) Mini Expansão "Banho e Tosa"


     Para deixar seu cão limpinho, usando a opção Banho & Tosa, basta;

    - escolher a Ação Pet Shop
    - pagar 1 ficha de Ração ou 1 ficha de Higiene&Saude ou 1 moeda.

    O cão permanece na baia e é sinalizado com uma ficha branca sobre ele. Apenas cães que estão nas baias podem tomar Banho & Tosa, cães doentes não! 

    Ao final do jogo cada cão que tiver tomado Banho & Tosa vale 1 Ponto Extra. 



    B) Mini Expansão "Exposi-Cão":

    Exposi-Cão nada mais é que a Exposição de Cães, para participar você deve;

    - escolher a ação Feira de Cães 
    - pagar duas fichas em qualquer combinação de Moeda ou Ração ou Higiene&Saúde. (Ex.: 1 moeda + 1 ração; 1 Higiene&Saúde + 1 ração, 2 moedas, 2 Rações; etc...) 

    O cão permanece na baia e é sinalizado com uma ficha preta sobre ele. Apenas cães que estão nas baias podem participar da Exposi-Cão, cães doentes não!

    Ao final do jogo cada cão que participou da Exposi-Cão vale 2 Pontos Extra.





    C) Mini Expansão "O Dono Desesperado"


    Um dono procura seu cão desesperadamente, espalhou cartazes por todos os canis da cidade e está disposto a recompensar quem devolver seu animal. 

    Toda rodada o cão do lado superior direito da carta de Feira de Cães é o Cão perdido do Dono Desesperado. Quem devolver exatamente o cão procurado receberá as moedas especificadas no tabuleiro + 2 moedas de recompensa do Dono Desesperado.

    O cão encontrado sai do jogo e vai pra casa satisfeito por ter achado seu dono. 



    D) Mini Expansão: Campanha Nacional de Vacinação: 

    Todo mês de Agosto, o Departamento de Zoonoses da Prefeitura Municipal promove a Campanha Nacional de Vacinação, que vacina os cães contra a  raiva. 

    As combinações dos dois dados representam os meses do ano (2=Fevereiro, 3=Março; 4=Abril e assim por diante). Obs: 1=Janeiro e é representado por 1 dado apenas.

    Role 1 dado para saber em qual mês iniciará a primeira rodada (de 1 a 6, ou seja, de Janeiro a Junho)

    A cada rodada os dados aumentam 1 ponto; indicando o próximo mês. Quando chegar no mês de Agosto é a hora da Campanha Nacional de Vacinação.

    Ao final da rodada "Agosto" (dados=8) você deve pagar 1 ficha de Higiene&Saúde para cada baia ocupada + 1 ficha pela enfermaria, caso ela esteja ocupada por pelo menos 1 cão. 

    Se o jogador não tiver fichas suficientes será penalizado. Os cães não imunizados contraem raiva e devem sair do jogo. Na proporção de 1 cão por baia para cada ficha que faltar, começando pelas baias e por ultimo a enfermaria, os cães que deverão ser removidos são escolhidos pelo jogador a direita do jogador penalizado.

    Exemplo: Ao final do mês de Agosto, André utilizava 3 baias e a enfermaria também estava ocupada, então ele deve pagar 4 fichas de Higiene & Saúde, mas ele só tem 2 fichas, então ele escolhe das 3 baias qual delas ele irá vacinar. Agora a partir da baia não imunizada e da enfermaria o jogador a direita de André e escolhe um cão de cada um destes locais para tirar do jogo. Cuidado eles estão com raiva!


    Obs. Você pode também usar um calendário para marcar os meses durante as rodadas do jogo. Use 1 dado apenas para indicar o mês inicial. 


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  • rickness
    48 mensagens MD
    avatar
    rickness08/02/14 12:43
    rickness » 08/02/14 12:43

    Poxa Neno, ficou legal!! ... ansioso para testa-las!!

    1
  • generalFalur
    11 mensagens MD
    avatar
    generalFalur11/02/14 12:41
    generalFalur » 11/02/14 12:41

    Muito bacana! Também jogamos muitas partidas aqui em 2 e 3 players e não percebemos esse desequilíbrio nas regras comentados. Deve ser por que ficamos com dó de deixar os cães muito tempo na enfermaria... heheheh.... 

    Gostei das mini expansões. Principalmente da A e B, mais fáceis de por em prática.

    1
  • Neno
    119 mensagens MD
    avatar
    Neno25/02/14 21:44
    Neno » 25/02/14 21:44

    E ai Rick testou as mini expansões? Qual a percepção?

    Por aqui já estamos jogando com mais uma variante.... "A Carrocinha" ela pega os cães perdidos pela cidade e bagunça os planos da galera! Mas a sua hora de controlar A Carrocinha está chegando, agora é a sua vez de atrapalhar os planos de seus adversários!


    D) Mini Expansão: Carrocinha: 

    Depois de montar o setup da rodada com o posicionamento dos cães e entrega de $1, a carrocinha entra em ação:

     
    O jogador que tiver menos cães nas baias tem o direito de controlar a Carrocinha, se houver empate o ultimo, entre os empatados, a jogar nessa rodada tem o direito de controle da Carrocinha.
     
    A Carrocinha sempre tem 3 Gasolinas e pode capturar 1 Cão.
    O Cão capturado vai para a Feira de Cães e pode ser adquirido conforme as regras da Feira de Cães.
    O espaço do cão capturado fica vazio nessa rodada
     
    Em jogos com menos de 4 jogadores uso o caminhão que sobrou para representar a Carrocinha. Em jogos com 4 jogadores uso outro material para representar a Carrocinha.
     
     

    De boa na lagoa na proa da canoa.

    Neno

    2
  • professor
    1120 mensagens MD
    avatar
    professor31/10/14 00:58
    professor » 31/10/14 00:58

    Essa coisa de manter entupir os cães na enfermaria é um estratégia arriscada mas utilizada constantemente e quebra um pouco o clima do jogo já que o objetivo nessa tática é evitar o gasto com ração ao invés de ajudar os pobres animais.

    ...


    Uma coisa que sempre me incomodou é o custo de se adquirir um animal na feira de filhotes. Na maioria dos casos se torna muito barato e vantajoso: 10 - número de animais disponíveis parece um cálculo equilibrado mas não é. Nosso grupo assume a seguinte regra para o valor de aquisição de cães da feira: 2 + (10 - número de cães disponíveis).

    Outra coisa que costumamos admitir é que o CRA que recolher mais animais na rodada ganha automaticamente 1 ponto de vitória. Uma espécie de "premiação para CRA mais acolhedor".

    Outro regra da casa que da um equilíbrio por aqui é que só se pode receber recompensa por animal após retornar para o CRA e ao final da Fase 3 (ao invés disso acontecer automaticamente quando se encontra o animal).

    0
  • gpereira
    97 mensagens MD
    avatar
    gpereira31/10/14 08:49
    gpereira » 31/10/14 08:49

     Uma alternativa para tornar o jogo com duas pessoas um pouco mais desafiador e que foi sugerida pelo Rhado em sua análise do jogo, é simplesmente aumentar a quantidade de raças disponíveis. Não cheguei a testar isso mas me pareceu interessante.

    0
  • MOITA1980
    983 mensagens MD
    avatar
    MOITA198029/12/14 08:12
    MOITA1980 » 29/12/14 08:12

    Como vocês lidam com a regra de a cada dois recursos valerem um ponto no final do jogo?  Sinto que isso gera uma correria na última rodada até o Pet Shop para os jogadores torrarem seu dinheiro em ração/medicamentos simplesmente para pontuar.  O que acredito que é fora do contexto do jogo e desleal com os demais jogadores.  Estou pensando em pontuar diretamente o dinheiro restante na mesma proporção (2 dinheiros por ponto).

    O que acham?  Passam pelo mesmo problema?

    0
  • Igor74
    90 mensagens MD
    avatar
    Igor7414/05/16 17:05
    Igor74 » 14/05/16 17:05

    MOITA1980::Como vocês lidam com a regra de a cada dois recursos valerem um ponto no final do jogo?  Sinto que isso gera uma correria na última rodada até o Pet Shop para os jogadores torrarem seu dinheiro em ração/medicamentos simplesmente para pontuar.  O que acredito que é fora do contexto do jogo e desleal com os demais jogadores.  Estou pensando em pontuar diretamente o dinheiro restante na mesma proporção (2 dinheiros por ponto).

    O que acham?  Passam pelo mesmo problema?

    Olá! Na verdade, cada TRÊS recursos valem um ponto, ao menos nesta última edição de 2016; não joguei as demais. O que pode ser feito é pontuar o dinheiro que a pessoa tem em vez dos recursos que sobraram, porque daí a pessoa vai pensar duas vezes antes de comprar um recurso, se realmente irá precisar dele, e não cria esta corrida insana ao pet shop na última rodada. Pode-se também ignorar esta pontuação. Outra opção é mudar de TRÊS recursos para DOIS recurso valendo um ponto e acrescentar a regra de cada moeda valer um ponto no final; desta forma, ir ao pet shop na última rodada seria trocar seis por meia dúzia, pois com uma moeda compara-se dois recursos, não tem como aumentar a pontuação desta forma. Devo dizer que não joguei o jogo ainda e, por isso, não sei o que está ruim e como pode ser melhorado, mas é uma possibilidade que me vem agora.

    0
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