Rdonoso :: A carta Trade Routes tem um erro de tradução que a deixa totalmente quebrada. A tradução não deixa claro que a troca de comida recurso só pode ser feita no SEU turno e UMA vez por turno.
Pelo que achamos em um FAQ, não sei se oficial, ela não somente só pode ser usada uma vez como não pode ser usada na fase de produção.
A carta "
Trade Routes Agreement" em inglês está assim redigida: "
Civilization A can use 1 (símbolo de alimento) as 1 (símbolo de recurso) during its turn. Civilization B can use 1 (símbolo de recurso) as 1 (símbolo de alimento) during its turn."
E a carta "
Acordo de Rota Comercial" em português está assim redigida: "
Civilização A pode usar 1 (símbolo de alimento) como 1 (símbolo de recurso) durante seu turno. Civilização B pode usar 1 (símbolo de recurso) como 1 (símbolo de almento) durante seu turno."
Ou seja, tradução mais fiel impossível.
Em ambas fica claro que o uso é no turno do jogador e não pode-se afirmar com certeza absoluta que exista uma limitação a uma única vez por turno. Aquele 1 por 1 pode, e é mais provável que seja, apenas a razão de troca.
Também não há nada na carta em inglês que veda ela ser usada na fase produção, ainda mais considerando que a fase de produção se insere dentro do turno do jogador.
Por fim, gostaria de olhar este FAQ que você mencionou e não deixou o link, porque realmente pode existir estas lacunas a qual atingem tanto o jogo na língua inglesa quanto na sua tradução em português.