Jogar SEM CENSURA é reunir 3 a 10 amigos (ou mais) e tirar de cada um deles confissões sobre seus preconceitos, medos, ideias, ideologias e princípios. Mais, é fazer com que cada um tenha tenha suas respostas julgadas pela maioria, que deve decidir se a resposta foi verdadeira ou falsa.

O jogo vem com 252 cartas com perguntas e cada jogar recebe 3, 4 ou 5 dependendo do número de jogadores. Além disso, cada jogador recebe e terá na mão, a qualquer momento, exatamente uma carta de resposta, que pode ser SIM, NÃO ou DEPENDE.
O jogador inicial olha sua carta de resposta e escolhe uma das suas cartas de pergunta e um dos outros jogadores para ser perguntado.
A ideia fundamental do jogo é escolher a pessoa cuja resposta para sua pergunta irá coincidir com a sua carta-resposta. Ou cuja resposta não será verdadeira ou defensável o suficiente para convencer os demais jogadores. Melhor ainda se você conseguir convencer os demais jogadores que, embora a resposta tenha coincidido com a sua carta-resposta, o jogador respondendo está mentindo.
Isto porque, uma vez respondida a pergunta, o jogador-perguntador ou qualquer outro jogador pode desafiar a resposta dada. Depois de cada um defender seu ponto de vista, cabe a todos os jogadores votar secretamente se a resposta foi verdadeira ou falsa.
Tudo isto a partir de dilemas morais, como "Um gerente de banco exige uma comissão 'por fora' para fazer um negócio lucrativo para você. Você aceita?" ou "Você está passeando numa praia deserta e vê um casal fazendo amor. Você fica olhando?" ou ainda "Num bar afastado, você vê o marido/esposa de um amigo/uma amiga dando em cima de alguém. Você conta para ele/ela?".

Quem acerta a resposta descarta uma carta. Quem ganha uma votação também descarta uma carta, entregando-a para quem perdeu. Quem eliminar todas as cartas-dilema primeiro, é o VENCEDOR!
Meus comentários
O Sem Censura é um "party game" baseado na interação social. O pouco de estratégia na escolha das pessoas e no momento de desafiar as respostas cede lugar para a oratória e a capacidade de convencer os demais jogadores. A dinâmica é bem divertida e é possível extrair muitas risadas, especialmente quando o dilema envolve jogadores que formam um casal ou que são amigos de longa data.
Acho que o Sem Censura está na subcategoria de party games que realmente qualquer pessoa poderá se envolver e ter ótimos momentos.
O primeiro ponto negativo que eu destaco é a inexistência de qualquer marcador nas cartas-pergunta para você separar rapidamente aquelas com temas adultos, embora creio que o jogo é essencialmente voltado para o público adulto. Além disso, alguns dos dilemas vão se mostrar ultrapassados para muitos grupos de amigos, com questões que seriam controvertidas na década de 1980, quando o jogo foi lançado.