"Bem-vindos, fãs de esportes, e todos os nossos leitores fiés!! Este é o Blood Bowl! O esporte mais popular em todo o Velho Mundo, não é verdade, Bob?"
"Com certeza, Jim, e por uma simples razão: é o mais violento!
Onde mais você poderia ver um minotauro chutar longe um duende? Onde mais você pode assistir um ogro esmagar toda uma linha de oposição?"
"Não há uma bola lá em algum lugar, também, Bob?"
"Quem se importa!?"
Vamos em busca do Touchdown mais violento diretamente no:
A.R.T.I.G.O THREE: BLOODBOWL TEAM MANAGER
Quem já viu uma boa partida de Futebol Americano sabe. Esse jogo pode ser tão emocionante e vibrante quanto é longo (e a quantidade de anúncios e intervalos é exponencial também rs..)
Mas ei!! É um dos esportes ao qual eu sinto uma grande inveja de não possuir aqui no Brasil de forma bem difundida. Por isso quando soube que existia um bom Boardgame com essa temática, isso imediatamente despertou o meu interesse.
Agora, preciso colocar um ponto aqui.
Eu não sou fã de Boardgames com temática de esportes. Não sei exatamente o porque, mas simplesmente não faz meu tipo ok? Por isso, muito antes de pensar em comprar o BloodBowl eu assisti a inuuuuuumeros vídeos, li diversos artigos e me convenci de que valeria a pena dar uma chance ao jogo.
O jogo foi lançado em 2011 pela Fantasy Flight games, sendo uma adaptação, em versão cardgame, de outro jogo homônimo lançado em 1988. Ele mistura um certo controle de área, representado pelas próprias partidas de futebol, com uma mecânica de deckbuilding.
Cada jogador escolhe uma raça (yeaahh baby!! É aqui que começa a parte boa) entre as 6 disponíveis e se prepara para disputar uma série de partidas em busca de conquistar a maior quantidade de Fãs até o final da ultima carta do Deck de controle de turnos e eventos (Spike Magazine deck).
Marcadores de pontos fãs. Para mim, um dos componentes mais bem feitos dos jogos atuais.
Elas estão divididas em duas divisões:
Old World Association (OWA) contendo os:
Reikland Reavers: Basicamente os Humanos mais durões que podem existir.
GrudgeBearers: Os fortíssimos anões das montanhas.
Athelorn Avengers: Os ágeis elfos da floresta.
Chaos Wastes Confederation (CWC) contend os:
Skavenblight Scramblers: Os ratos-humanoides com suas técnicas sujas de trapaça
Gouged Eye: A raça dos temíveis Orcs.
Chaos All-Stars: Contendo as criaturas do caos como minotauros e outras bestas selvagens.
Os jogadores separam e montam seu deck se preparando para o inicio da partida. Cada deck contem um numero exato de Star-Players, esses são basicamente jogadores Estrelas de sua raça, superfortes, com habilidades mais do que desejáveis.
Alguns StarPlayers dos times
Entretanto, para conseguir contratar essas Estrelas para melhorar o deck do seu time é necessário ganhar (ou ao menos participar) de partidas cuja recompensa contenha o símbolo da estrela. Feito isso, o jogador compra a carta do topo (ou cartas se for o caso) do deck de estrelas, revela aos outros jogadores (as contratações são abertas) e adiciona a seu deck.
O coração do jogo está bem no centro da mesa. A cada turno, abre-se um numero de Highlights (são as partidas) igual ao numero de jogadores. Cada uma delas irá ganhar um Token de bola de futebol (que por sinal, são cheias de espinhos o que me forçou um sorriso no exato momento em que vi isso a primeira vez) e que ficará bem no centro da carta para ser disputada.
As cartas possuem 2 lados. Cada lado contém uma recompensa por participação, o centro dela também contém recompensas mas estas são destinadas apenas aquele que efetivamente vencer aquela “partida”.
Cada jogador, em turnos, irá escolher uma carta de jogador da mão, até que não tenha mais nenhuma, e colocar em um dos lados do campo em uma das Highlights, não importa se você esta de um lado da mesa e quer colocar do outro lado. O que importa é que, uma vez colocado um jogador la, mais nenhum outro time pode colocar daquele lado. Por isso, obrigatoriamente haverão jogadores de times diferentes em cada lado da partida resultando assim em highlights de 1 time X 1 time. (As exceções ficam para os torneios. Cartas especiais que podem ser disputadas por TODOS os jogadores independente de lado).
Observe o layout. Um time de um lado, outro do outro. O da direita irá ganhar a possibilidade de contratar StarPlayers, o da esquerda vai comprar um upgrade de time. E quem vencer a partida leva tambem o premio do centro.
Mas como vencer o Highlight? (vejam, a partir de agora vou me referir as pequenas disputas de jogos como highlight para não confundir com a palavra “partida” ou “jogo” senão ninguém entende mais nada, nem eu mesmo....)
Vamos olhar a carta do jogador (quando me refiro a jogador quero falar do jogador do time, se eu disser “técnico” me refiro ao jogador Humano, você mesmo meu amigo, que esta lendo essa confusão de palavras)
Observe que as cartas possuem um nível de estrela quando em pé, e se você colocar elas na posição deitada elas apresentarão uma estrela de nível menor, ou até mesmo nível 0.
É o total dessa “força” que deve ser comparada ao final da colocação dos jogadores. Soma-se o número de estrelas de cada lado do Highlight e determina-se a vitória. Em caso de empate, o time que estiver de posse da bola que sairá vitorioso. Caso a bola ainda esteja no centro então ninguém vencerá e a premiação central não poderá ser coletada.
Treeman, um jogador com nivel 4 de estrelas e que mesmo deitado ainda permanece com 2 estrelas. A direita um lineman fraquinho. Se tomar um Tackle vira nivel 0
Existem vários tipos de recompensas. A mais comum, já dita anteriormente, é a possibilidade de contratar novos jogadores Estrela que poderão integrar o seu deck, melhorando ainda mais o seu time. Outras delas, são melhorias para o time como um todo. São pequenas cartas que representam habilidades especiais do time, específicas em um deck para cada time, e podem ser utilizadas em momentos específicos descritos nelas.
As ultimas são as melhorias de Staff. Essas melhorias podem ser compradas por todos os jogadores e ficam em um deck comum no meio da mesa.
Uma coisa que gosto esse jogo é um deck de cartas chamado de Spike Magazine (como se fosse um jornal do resumo da semana de jogos) e ela também serve como um modificador de regras naquele turno de partidas. As vezes podemos ser surpreendidos por um modificador que diz “Não pode ser colocado mais do que 2 jogadores em cada lado das partidas” ou então “a Habilidade X dos jogadores não pode ser usada”, e isso acaba por mudar totalmente a sua estratégia naquela rodada de jogos.
Por fim quis deixar esta ultima parte para descrever um pouco as habilidades dos jogadores. Eu disse diversas vezes que alguns (os Estrelas) são de grande força para o seu deck, e realmente muitos possuem, além de grande força, habilidades variadas que podem vir a ser extremamente úteis e surpreendentes no meio de uma partida.
Caso um jogador possua em sua carta um símbolo de uma Seta, isso significa que o técnico pode comprar mais uma carta e descartar uma da mão logo em seguida.
Se houver um símbolo da Bola, então o jogador pega a bola para si caso ela esteja no centro da partida, se ela estiver com uma carta adversária então a bola é passada para o centro da carta de highlight.
Caso exista um símbolo de explosão, então haverá um Tackle (pancada com o corpo) desse jogador contra uma carta adversária a escolha. Nesse caso entram os dois únicos dados que esse jogo contém. Rolam-se os dados de acordo com a força entre as cartas do seguinte jeito:
- 1. Se seu jogador em uma força de estrela maior que a do alvo então você rola 2 dados e escolhe qual dos dois resultados aplicar
- 2. Se seu jogador tem força igual ao do outro, rola-se um dado apenas e o que vier é aplicado
- 3. Se seu jogador é mais fraco que o alvo dele, então rolam-se 2 dados, porém quem escolhe qual dos resultados aplicar é o seu adversário!!! (cuidado com as loucuras nesse ponto)
Caso um Tackle seja bem sucedido então a carta do alvo (ou a sua se você perdeu) passa a ser deitada, e é ai que passa a valer o outro símbolo de estrela. Portanto, as vezes vale a pena utilizar essa habilidade para diminuir a quantidade de estrelas do outro lado da partida e garantir que você ganhe a premiação do centro também!
Se liga na quantidade de Tackles que o Astro do Time dos Anões pode dar!!!
A ultima habilidade, e eu deixei essa para o fim por ser bem legal, é a de trapaça. Veja, todas as outras habilidades são opcionais. Você pode ou não utilizar, mas essa daqui, com símbolo de caveira, é OBRIGATORIA. Baixou essa carta de jogador tem que pegar um dos tokens de caveira aleatórios e colocar sobre essa carta sem ver o seu conteúdo.
Eles poderão ser muito bons, lhe concedendo mais estrelas, nenhuma estrela, alguns fãs a mais ou podem acabar tendo o símbolo do apito. Ai nessa caso surpresa!!!!! Seu jogador sai fora da partida direto para a pilha de descarte. Mas isso só é revelado na hora de contar a quantidade de estrelas para determinar o vencedor. Ou seja, você tem que “tentar” se preparar para o imprevisto!
Time dos Ratos (possuem bastante habilidades de trapaça) e Time dos Orcs com muita força mesmo nos jogadores comuns.
É um jogo razoavelmente fácil de pegar. Porém quando você acaba recebendo muitos upgrades de Staff e time, invariavelmente vai acabar esquecendo de usar alguns deles durante o jogo.
A dependência de idioma também é um fator relevante, afastando muitos jogadores porque a simbologia é muito fácil, mas todas as cartas de upgrade contém textos que precisam de uma boa compreensão para serem corretamente aplicados. (Uma pessoa que sabe bem pode traduzir porque algumas informações são abertas mas fica chato parar toda hora para isso).
Ja joguei algumas boas partidas, todas com boa diversão. Recomendo ele para pessoas que possuem um domínio razoável do inglês a ponto de entenderem suas cartas sem a necessidade de traduções, pessoas que gostam de temáticas de esportes e para todos os que gostam, assim como eu, de futebol americano.
O jogo é razoavelmente barato, para um importado, podendo atingir preços de até 200 reais ou menos (ja achei por menos aqui mesmo na ludopédia).
Bom, é isso ai! Encerro aqui mais um A.R.T.I.G.O e aguardo vocês no futuro.
Abraços e até a próxima!!
Revoltz!!
BloodBowl Team Manager
Posição na BGG: 196
Ranking Ludopédia: 413
Nº de Jogadores: 2 - 4
Tempo médio: 01:00 - 01:30 (com numero maximo de jogadores)
Prós:
- Alta re-jogabilidade
- Arte bonita
Contras:
- Precisa do inglês para dar uma força.
- Fator sorte nos tokens de trapaça não sendo muito mitigado pelas cartas normais