Post original em 10 de dezembro de 2012
O Redoma bateu um papo com Colby Dauch, norte-americano, designer de jogos e proprietário da Plaid Hat Games.
Alguns jogos com a criação e participação de Colby Dauch no desenvolvimento:
Battleship Galaxies: The Saturn Offensive Game Set, City of Remnants, Heroscape (algumas expansões como Heroscape Expansion Set D1: Champions of the Forgotten Realms, Heroscape Expansion Set D2: Warriors of Eberron entre outros), e Summoner Wars: Master Set e expansões.
Redomanet: Colby, onde você mora atualmente?
Colby Dauch: Eu sou de uma instituição para deficientes mentais em Ohio, Estados Unidos e ainda não escapei para qualquer outro lugar (Nota do Redoma: até agora não sei se ele falou sério ou estava sendo irônico!!!).
R: Quando e como conheceu os jogos de tabuleiros clássicos e modernos?
CD: Nos EUA crescemos com os jogos clássicos de tabuleiro como uma pequena parte de nossa cultura. Foi assim até que eu encontrei Heroscape, e fiquei apaixonado por jogos de tabuleiro de todos os tipos.
R: Você prefere tema ou mecânica?
CD: Eu não sei dizer o que é mais importante, mas o meu tema favorito é Fantasia e meu estilo favorito de mecânica de jogo é o Assimétrico.
R: Você gosta de jogos cooperativos? Por quê?
CD: Sim, eu gosto de cooperativos. É muito divertido sentir-se como parte de uma equipe!
R: Os fãs de Summoner Wars no Brasil crescem cada vez mais. Como foi a criação de Summoner Wars?
CD: A ideia para Summoner Wars veio para mim quase que inteira, e de uma vez. Eu fiz os Elfos Negros e a Guilda dos Anões funcionarem no dia seguinte. Muito do meu primeiro protótipo ainda sai na versão publicada de Summoner Wars. Desde então, passei 2 anos ajustando e ampliando Summoner Wars.
R: Teremos mais expansões para Summoner Wars?
CD: Sim! Estamos atualmente trabalhando em outros summoners para todas as facções. A versão brasileira, claro, tem espaço para crescer, pois há um monte de produtos ingleses que ainda não foram traduzidos.
R: Summoner Wars é um sucesso entre os jogadores, onde vários campeonatos acontecem pelo mundo. Em quantos idiomas Summoner Wars foi traduzido e comercializado?
CD: Quando uma tradução é lançada foi porque eu assinei com outra empresa para traduzir e publicar, por isso são capazes de comercializar de forma eficaz em seus territórios. Summoner Wars é atualmente traduzido e comercializado em 6 idiomas diferentes.
R: A Plaid Hat Games lançou títulos de outros autores, como Dungeon Run e Mice and Mystics. O que você avalia em um jogo para que publique o trabalho de outros designers?
CD: Dungeon Run e Mice and Mystics são dois títulos feitos por amigos. Bistro há muito me ajudou a escrever elementos para a Plaid Hat Games e Jerry Hawthorne trabalhou comigo em Heroscape. Eu senti que cada um trouxe um estilo forte que captura a essência do que eu queria para a Plaid Hat Games. Jogos com temáticas divertidas.
R: Há alguma chance da Plaid Hat Games publicar jogos de outros designers?
CD: No momento não aceitamos projetos de jogo. Nós temos um monte de talentos em casa e um monte de jogos que estamos trabalhando para conseguir publicá-los. Nós não temos o tempo e o dinheiro necessários para lançar mais jogos neste momento.
R: Quais são seus próximos projetos?
CD: City of Remnants – É um jogo de ficção científica em um futuro distópico. Em City of Remnants, os jogadores assumem os papéis de líderes de gangues, cada um com suas próprias motivações e qualidades únicas. Os jogadores vão lutar para controlar a cidade, mas apenas o vencedor pode decidir o futuro da cidade.
Também estamos trabalhando em um jogo de super-herói chamado The Vindicators e um jogo baseado no vídeo game de BioShock Infinite.
R: Cite alguns de seus jogos preferidos.
CD: Heroscape, Epic Duels, Netrunner, Battlestar Galactica e War of the Ring.
R: Quantos jogos você possui em sua coleção de jogos de tabuleiro?
CD: Hmmm… mais ou menos 50.
R: Você possui um grupo de jogo? Qual a frequência de suas jogatinas?
CD: Sim, nós jogamos uma vez por semana.
R: Como é a cena de jogos de tabuleiro nos Estados Unidos?
CD: Jogos de tabuleiro são populares nos EUA, mas não são mainstream. Metade das pessoas daqui não sabe da existência de jogos de tabuleiro fora de coisas como Monopoly e Sorry.
R: Como você analisa o mercado atual de Jogos de Tabuleiro e Jogos de Cartas no cenário mundial? Há muitas diferenças comerciais entre o mercado norte-americano e o mercado europeu?
CD: Eu acho que há diferenças em todos os lugares. Eu também acho que há diferenças entre as partes do mercado europeu. Por exemplo, Summoner Wars vende mal na Alemanha, mas ele vende muito bem na França. Pensamos que a Alemanha possui uma das indústrias mais saudáveis de jogo de tabuleiro, mas existem vários tipos de jogos de tabuleiro que eles simplesmente não gostam.
R: Colby, por favor, deixe um recado para os fãs brasileiros.
CD: Caro fã brasileiro, muito obrigado por jogar Summoner Wars! Eu não conheço muito sobre os fãs brasileiros, mas eu gosto de imaginar que vocês são jovens e bonitos, vestindo a bandeira brasileira como uma capa, enquanto jogam Summoner Wars. Eu sempre imagino os fãs vestindo uma bandeira…