Fala galera!! Voltando para o segundo capitulo de uma longa saga para cumprir a promessa de ano novo realizado aos meus bebês de papel e plástico!
No capitulo de hoje vamos lutar pela sobrevivência, aumentar a força de nossa espécie, caçar, lutar pela comida, chocar inúmeros ovos e aguentar tudo que as vorazes forças da natureza mandar para cima de nós.
Teremos uma surpreendente demonstração de atendimento e uma arte de cair o queixo.
Vamos em busca da presa diretamente do mundo antigo em:
A.R.T.I.G.O TWO: APEX THEROPOD – O MUNDO PERDIDO
A primeira vez que eu assisti ao filme Jurassic Park (1993) meus sentimentos por dinossauros foram elevados a milésima potência. Afinal, todo garoto fica fascinado pelas gigantescas criaturas do nosso planeta antigo.
Esses lagartões de enormes proporções ocupam em nossa mente um fascínio inigualável e não por menos foram responsáveis pela venda de inúmeros filmes, jogos eletrônicos, brinquedos diversos e finalmente BoardGames!
Estava eu em uma era distante, vasculhando os inúmeros canais de conteúdo de Boardgames no youtube quando me deparo com uma demonstração de jogo Solo de um Cardgame chamado Apex Theropod. Na mesma hora cliquei para ver o vídeo pois estava em busca de um jogo legal que pudesse ser jogado solo, além de com outras pessoas. (E tem mais... Cardgame...Deckbuild...DINOSSAUROS?? to dentro!)
Qual foi minha surpresa ao perceber que o jogo se baseava em espécies de dinossauros em busca de alimento (pontos) e sobrevivência, enfrentando um chefe que seria um predador Apex (ultra-predador) e ainda por cima no formato Deck Building? Compra certa meu amigo!!
Busquei no ebay e acabei achando um por um preço bom. Adotei ele na mesma hora!
O Apex Theropod é um jogo de Herschel Hoffmeyer, da editora Die-Hard Games, e foi inicialmente lançado via Kickstarter em 2015 e baseado na mecânica de Deckbuilding onde cada jogador escolhe uma dentre 07 espécies de dinos sendo eles:
• Acrocanthosaurus
• Carnotaurus
• Giganotosaurus
• Spinosaurus
• Tyrannosaurus
• Utahraptor
• Velociraptor
E mais dois exclusivos da edição Limitada: o voador Quetzalcoatlus e o poderoso ancestral dos crocodilos, o Sarcosuchus
Eu digo Edição Limitada e foi exatamente essa a edição que eu obtive em minha compra no Ebay. Posteriormente a editora lançou uma nova versão, mais requintada e com a caixa base possuindo mais espaço onde caberiam as expansões com folga.
Caixa da versão mais nova. Nela cabem bem mais cartas e ja vem com as cartas de Alphas
Essa segunda edição conta ainda com uma belíssima miniatura de Tiranossauro para servir como marcador de primeiro jogador, alguns playmats para o jogo e cartas a mais que possuem uma mecânica nova chamada de Stomping Grounds, com os dinossauros Alpha de cada espécie.
Mas chegaremos lá daqui a pouco..
Olha o marcador de primeiro jogador ai... (não precisava, mas aceitamos de bom grado rs....)
.
Primeiro vamos falar do início. Cada jogador escolhe sua espécie e pega seu respectivo deck. Separa a mão inicial que conterá basicamente alguns bebês, 1 Jovenzinho e algumas carcaças bem como um único ovo. No centro da mesa estão montados 2 trilhas principais. Uma que exibirá uma série de dinossauros que podem ser “caçados”, a outra exibe uma série de cartas de melhorias como melhorias genéticas, neurológicas ou até mesmo outros ovos. As cartas dos nossos dinossauros possuem um símbolo de Garra com um número no canto inferior, e é esse símbolo que será utilizado para “atacar” os outros dinossauros da mesa. Basta somar a quantidade indicada nas cartas, utilizando para isso o máximo possível de dinos de sua mão, e com isso verificar se é possível abater algum animal da trilha de caça atingindo a sua “vida” indicada.

Não pense que só tem presa fácil de se matar... Esses ai de cima te detonam quando você tenta caçar (A garra nesses ai é a "vida" para caçar, o simbolo de DNA é quanto voce pode utilizar para comprar cartas depois)
Feito a caçada, você pode utilizar as carcaças de sua mão, junto com os animais que foram abatidos, para adquirir alguma melhoria da trilha de melhorias. OU ENTÃO, verificar no seu Deck pessoal (lembra aquele que separamos no começo?) se existe algum novo dinossauro da sua espécie aberto para compra. Normalmente eles serão bem mais fortes que os seus bebês (claro) ou terão habilidades diversas que te permitem comprar mais cartas ou atacar em emboscadas.
Carta de transformação metabólica e o famoso Ovo. São cartas que quando compradas passam a integrar o seu deck
Olha ai uma carta mais forte do deck dos Tiranossauros. Custa 7 pontos de DNA para comprar e causa 4 de dano sozinha
Após isso, o que não foi usado de sua mão irá para a sua pilha de descarte, e você irá comprar uma nova mão. (Famoso deckbuilding)
Mas Revolta.... como que eu vou revelando cartas do meu deck de espécie para que elas fiquem disponíveis para compra?
Calma meu pequeno Compsognato.... Lembra da carta de ovo? Não é para fazer uma omelete...
Com ela você pode “abrir” uma carta do seu deck de espécie, deixando ela disponível para compra e ainda de quebra pode comprar uma nova carta para sua mão. Ou seja, o ovo em si nunca é uma carta “inútil” pois você sempre irá utilizar e comprar outra.
Ao longo da partida podem surgir adversidades das mais variadas. Dinossauros da trilha de caça podem lhe causar danos ou então a natureza mesmo se voltará contra você. Cartas de habitat podem revelar Frio Extremo, Secas Severas, Estouro de uma manada de Triceratopes e uma infinidade de outros fatores normalmente ruins para os aspirantes a rei dos predadores.
Quer mais?
Além de tudo, para cada jogador, é acrescentado ao Deck da trilha de caça um dinossauro BOSS, junto com seus minions. Caso algum player consiga uma batalha com o chefe (feito de forma diferenciada da caça comum) a carta de chefe é recebida como prêmio e no final das ultimas cartas de Habitat (que serão sempre as mesmas duas em sequencia: Impacto de Meteoro e Extinção) o jogador que tiver o maior numero de chefes abatidos é declarado o vencedor. Em caso de empate, o jogador com o maior numero de pontuação de caça (um minúsculo numero escrito na lateral dos dinossauros da trilha de caça) é declarado o vencedor.
Boss dos Passarinhos e seu minion. Quando ele entra no deck de caça voce adiciona ele e mais uns 6 Minions
A arte do jogo é maravilhosa. Considero sem ressalvas como o jogo com a arte mais bonita que possuo.
O manual da edição Limitada é horroroso. As seções não são muito bem divididas e você se perde um pouco para tentar entender certas coisas. A versão de manual feita para a segunda edição melhorou um pouco mas ainda possui diversas reclamações na internet afora.
A mecânica de deckbuilding sempre foi uma de minhas favoritas, por isso sou suspeito de falar, e acredito que nesse jogo se encaixou perfeitamente. Não achei tããooo justo a ideia de quem tem mais chefes ganha o jogo. Claro.... eles realmente são muito F.... de se matar, mas as vezes alguém que investiu mais, caçou muuuito mais, acaba perdendo para alguém que “apenas” matou um chefe. Acredito que se eles dessem pontos maiores já ficaria mais justo. E no final ganha quem tiver mais pontos de caça.
Po Revolta!! Bem bacana o jogo. Mas que surpresa que é que você comentou la em cima no titulo?
Então, o jogo já possui algumas expansões. Dentre elas, existe uma que é, sempre foi e sempre será o meu dino preferido. O Megalodonte!! Meu tubarão GIGANTESCO!
My Preeeeciousss......
Qual foi meu desespero ao encontrar ele e descobrir que ele era um EXCLUSIVO do Kickstarter!! Chorei por 03 dias e 03 noites, até que enviei um email para a Editora explicando que eu era Brasileiro, sofredor, triste e que não tinha ouvido falar aqui no nosso país tupiniquim da campanha do Kickstarter para o Apex. Disse que sonhei com megalodontes por 1 semana após ver o jogo e perguntei sobre a possível aquisição de um pack dele.
Qual foi minha surpresa quando o próprio criador, Herschel em pessoa, me respondeu de seu email pessoal, agradecendo os elogios que fiz ao jogo e dizendo que haviam sobrado algumas unidades do Megalodonte com ele. Logo em baixo me explicou que iria coloca-las no ebay e me avisaria.
2 dias de angustia depois recebi um email dele com o link do Ebay, me pedindo para ficar de olho que ele iria ativar o anuncio e só haviam 4 unidades com ele. Fiquei apertando F5 no meu PC por uma hora seguida até que o anuncio atualizou e eu pude adquirir uma unidade.
Fiquei extremamente feliz e surpreso com a atenção que ele me deu. Ainda mais por ser Brasileiro, conversando com o cara por email. Receber o aviso dele assim, antes de colocar o anuncio. Cara..... fiquei realmente feliz com isso.
Enfim, o jogo é sensacional, arte de nível elevadíssimo, muito boa Re-jogabilidade e conta com bastante expansões já a venda.
Os dinossauros Alpha que só vem na caixa nova, dão uma interação maior entre os jogadores. Juntamente com a nova habilidade Stomping Ground, permite que um “ataque” o outro, inflingindo dano e roubando caças que estão em seu “ninho”.
O problema é que na Edição Limitada nenhuma espécie tem os Alphas, que só vem na caixa da segunda edição. E na caixa da segunda edição não tem os 2 exclusivos da caixa da Limitada......
Fora que a caixa da edição limitada é pequena e quando você coloca sleeves e até 2 expansões ela já fica apertada. Acredito que até caiba mais alguma expansão mas ainda assim ficará complicado de retirar as cartas para o Setup do Jogo.
Bom, é isso ai! Termina aqui mais uma edição do Jornal Nacional....digo.... mais um A.R.T.I.G.O
Abraços e até a próxima!!
Apex Theropod
Posição na BGG: 5.667 (Edição Exotic Predators) e 5.939 (Nova edição)
Ranking Ludopédia: 2.088 (Edição Exotic Predators) e 749 (Nova edição)
Nº de Jogadores: 1 - 8
Tempo médio: 01:00 - 01:30 (aumenta para cada jogador a mais)
Prós:
- Facil de ser ensinado
- Arte maravilhosa
- Alta re-jogabilidade
- Dinossauros caramba!!!
- Modo solo
Contras:
- Manual um pouco confuso
- Pode se tornar longo com muitos jogadores
- Setup inicial um pouco demorado se ninguem ajudar
- Problema de duas caixas diferentes em edições com extras