Rapaz, sabe que o Ghost Stories foi um dos meus primeiros jogos? Comprei ele, o Elder Sign e o Agricola de uma só tacada. Um cara me vendeu ele barato na época porque eu havia decidido levar todos. Realmente é um grande jogo e está envelhecendo muito bem.
Uma coisa que eu notei ao confeccionar a lista, muitos usuários jogam variantes solo extra-oficiais para seus jogos, desenvolvidas para eles por usuários do BGG. Eu confesso um certo preconceito, muito provavelmente injustificado e baseado na mais pura ignorância, com relação a isso. É muito raro que versões extra-oficiais ou regras adidas ao longo de campanhas de financiamento coletivo ou por expansões, tornem o jogo um bom jogo solo. É claro que há exceções a isso, das quais me recordo duas muito claras, que são o Race for the Galaxy (modo solo acrescentado pela primeira expansão, The Gathering Storm) e o Tiny Epic Galaxies (modo solo acrescentado durante a campanha de financiamento). Pessoalmente eu acabo preferindo jogos que são desenvolvidos com um modo solo e/ou que sejam desenvolvidos a partir de um modo solo. Questão de preferência, só.
Fubanga, se o seu negócio é otimização, fique de olho no Loyang. É um dos melhores jogos econômicos que já joguei e quando me dá vontade de construir aquela máquina de gestão/conversão/produção de recursos, esse é o jogo. O Viticulture Essential Edition, que logo sai pela Ludofy, também é muito gostoso de se jogar. Tomara que não demorem a trazer a expansão Tuscany Essential Edition.
Agora vou lançar a sementinha do mal.
Falamos de versões alternativas, não?! Alguém sabia que no BGG tem uma variante solo para o Terra Mystica? Gostaria que alguém que testou desse seu feedback.