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  3. Tide of Iron
  4. Tide of Iron: At the Breaking Point

Tide of Iron: At the Breaking Point

Tide of Iron
  • avatar
    Ricardo Gama20/11/14 22:01
    avatar
    Ricardo Gama
    20/11/14 22:01
    4574 mensagens MD

    Em 27 de julho de 1944, os Aliados invadiram a Divisão Panzer Lehr e começaram sua fuga em toda a França. Como o General Patton avançava rapidamente para frente, o Marechal de Campo von Kluge é ordenado para não recuar, precisando usar a Divisão Panzer 116 para cortar a linha de suprimentos de Patton. Através de Mortain, os alemães envolveram 700 homens do 2º Batalhão, 120º Regimento de Infantaria, 30 º Divisão. Perto da Colina 317, os esquadrões alemães suportados por um Panzer IV são enviados para limpar um buraco na linha de defesa americana.


    http://2.bp.blogspot.com/-Jgakn7ZdCn8/UDWMO50YaRI/AAAAAAAAIPs/a9qfB5_f2os/s320/023.JPG


    Joguei este cenário de Tide of Iron contra meu irmão Marcelo. Assumi o lado dos alemães e ele ficou com o exército dos americanos.


    http://1.bp.blogspot.com/-2b46yTP3JgA/UDWLltEN_BI/AAAAAAAAIOg/Slu-M7EpbEo/s200/002.JPG  http://4.bp.blogspot.com/-DKKxc125twk/UDWLqKSnoII/AAAAAAAAIOo/evMNPBgv_qA/s200/003.JPG


    O objetivo dos alemães é possuir, a qualquer momento, ao menos 1 unidade em 3 ou mais hexágonos da linha de defesa americana.

    http://4.bp.blogspot.com/-Df9c2V5sRGA/UDWLuqZioAI/AAAAAAAAIO0/tIcbvgHq_lk/s320/006.JPG



    Os americanos ganham o jogo se os alemães não cumprirem seu objetivo até o final da oitava rodada.


    http://2.bp.blogspot.com/-0wJJ_yGT84g/UDWLzKljAZI/AAAAAAAAIO8/S7KSK45zBRA/s320/008.JPG


    Comecei o jogo com um exército maior, incluindo um tanque Panzer IV. O terreno que precisa ser invadido está repleto de arames farpados e trincheiras, além de uma casa que serviu de cobertura para os americanos. A única proteção do exército alemão são partes de floresta espalhadas pelo mapa, mas não oferecem cobertura por todo o trajeto.


    http://1.bp.blogspot.com/-7FR3mSMFyew/UDWMFnkrhpI/AAAAAAAAIPc/nxiD7XG0B_A/s320/017.JPG


    O Marcelo possuía o baralho de Reforços Americanos I e Suporte Terrestre I. As cartas de Reforços ofereceu uma grande vantagem para ele, inserindo novas unidades em praticamente quase todas as rodadas. Apelo!


    http://4.bp.blogspot.com/--_zGAA8MRjk/UDWL8UNlo8I/AAAAAAAAIPM/FtUSP-t8RLQ/s200/011.JPG  http://2.bp.blogspot.com/-ox6oGOW3vus/UDWL4fFbc7I/AAAAAAAAIPE/xJtE32h0zQg/s200/010.JPG


    Eu organizei minhas tropas dividindo em duas grandes frentes para tentar invadir através da pouca cobertura que tinha. Meu tanque foi direcionado para a única estrada no cenário, a fim de ganhar velocidade na investida.


    http://4.bp.blogspot.com/-ldZwH8js7dg/UDWMKYMkltI/AAAAAAAAIPk/vWqYORc5ry0/s320/019.JPG



    Porém, quando o tanque estava prestes a atacar um pelotão de defesa na estrada, o Marcelo incluiu uma unidade anti-tanque neste local, através das cartas de Reforços.


    http://2.bp.blogspot.com/-fLFhJgNLgto/UDWMckase6I/AAAAAAAAIQI/x-9Thbx7Tls/s320/029.JPG


    Fiz uma jogada errada expondo o tanque e confiando nos dados. Fui alvejado com sucesso por esta unidade anti-tanque e meu Panzer IV foi destruído na segunda rodada.

    http://3.bp.blogspot.com/-UbBiMb0BhDU/UDWMhIE6sfI/AAAAAAAAIQQ/YFAENPTfZ4s/s320/030.JPG



    A partir daí, foi um festival de horrores. Não consegui avançar no campo americano, perdendo soldados após soldados. O Marcelo ainda ocupou uma colina lateral, de onde tinha uma ótima visão de tiro.

    http://2.bp.blogspot.com/-KI84kpACsxU/UDWMy03pSAI/AAAAAAAAIQ0/ahLRD8Y4Ecs/s400/039.JPG


    Acabou a oitava rodada e eu não consegui atravessar o campo aberto. O Marcelo estava com várias unidades de infantaria pela linha de defesa e sua vitória foi merecida.


    http://4.bp.blogspot.com/-RDBIN5m2hHk/UDWMuVY91kI/AAAAAAAAIQo/QGkGvMJBw7c/s200/037.JPG  http://2.bp.blogspot.com/-FDT85IB_iyA/UDWMTfuagLI/AAAAAAAAIP4/J5oB6BKpCeA/s200/025.JPG



    Achei que este cenário favorece muito aos americanos, principalmente com o baralho de Reforços e a geografia do mapa. Mesmo assim, quero jogar novamente o cenário At  the Breaking Point e testar outras táticas, pois Tide of Iron é bom demais.


    http://3.bp.blogspot.com/-AMUadBt5rSc/UDWM3O2uOCI/AAAAAAAAIQ8/_uswZHROMD4/s320/043.JPG


    E não posso pisar na bola novamente perdendo meu tanque no início do jogo… lamentável!


    http://1.bp.blogspot.com/-WcLU2SrHTDM/UDWM7tAI5yI/AAAAAAAAIRE/UfTbeFpQ72Y/s320/044.JPG

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  • Descolado
    821 mensagens MD
    avatar
    Descolado21/11/14 09:48
    Descolado » 21/11/14 09:48

    Poxa, jogou o cenário usando um TIGER como sendo um PANZER IV??? [HAUHAUHAHUHAU] 

    Pode jogar este cenário quantas vezes quiser - de cima para baixo, de trás para frente, de cabeça para baixo - os americanos SEMPRE vão vencer (desde que ele seja tão experiente quanto o alemão, é claro). 
    AT THE BREAKING POINT é um daqueles cenários que, por mais realistas que seja, não deveriam ter sido incluídos num pacote básico. Ele é desbalanceado - e não por culpa dos playtester e sim por um provável "excesso de preciosismo" do criador. Ok, realismo é bom e a gente gosta, mas é um daqueles conflitos entre o WAR e o GAME que tanto conhecemos. Jogo com WAR é bom, mas sem o GAME não vai.

    A dica aqui é retirar o DECK DE REFORÇOS dos americanos ou, pelo menos, retirar a LIMITAÇÃO DO PANZER. Uma experiência que talvez mude o curso da batalha sem a necessidades dessas mexidas criminosas seria usar os DECKS DE COMANDANTES do NORMANDY.

    O Panzer neste cenário, na minha opinião, serve meramente para dar LOS para as MGs americanas, nada mais. Isso vai permitir aos MORTEIROS alemães arriscarem uns disparos de supressão nos caras.

    1
  • The Soulforged
    84 mensagens MD
    avatar
    The Soulforged21/11/14 16:26
    The Soulforged » 21/11/14 16:26

    Falae pessoal! Blz?

    Adoro esse jogo , acho ele fantástico pelo nivel de estrategia q temos q pensar pra vencer um cenário (sorte nos dados tbm é essencial hehehe). Mas falando deste cenário em específico, os americanos tem um calcanhar de aquiles sim! Primeiro, eu nao iria com o Panzer pela estrada...seria previsivel demais...eu iria tentar tomar a colina q esta ao lado das trincheiras americanas....usaria ele para das vairos tiros supressivos nos americanos por ali...e usaria uma carta essencial deste cenario para os alemães.... a "go to ground"! Ela permite camuflar dois esquadrões! Usaria esses esquadroes para entrar na floresta q tem a dois hex da trincheira americana q tem 1 comando deles, ali é a porta de entrada! Se forem engenheiros melhor ainda, pois nao sao afetados pelo arame farpado!.

    Há duas cartas dessas portanto 4 esquadroes camuflados...o problema é esperar q elas venham....mas ai eu ja espero ter tomado a colina, entrincheirado a floresta e paralisado os soldados q estiverem naquela borda do mapa. Usei essa tatica e venci!

    Na guerra os detalhes fazem toda diferença! 

    TOI é sem duvidas um jogo fantastico!

    Abraços! 

    2
  • Descolado
    821 mensagens MD
    avatar
    Descolado21/11/14 18:15
    Descolado » 21/11/14 18:15

    CLAP! CLAP! CLAP! Muito bem meu caro The Soulforged! Nem mesmo eu tinha pensado nisso! Ótima tática! O maior problema ali é que o PANZER demora uma eternidade para chegar até a colina, mas tirando esse detalhe, com certeza é uma tática excelente já que o tanque dificilmente poderá ser alvo de ataques americanos (exceto pelas MGs, que tem alcance de 6 terrenos a longo alcance mas só acertam no 6). 

    A tática dos camuflados também é muito boa. O fato de haver 2 cartas destas no deck já ajuda bastante os alemães (aumentam as chances deles conseguirem uma delas). Eu achava que a carta mais poderosa deste cenário (dos alemães) era a ALL OR NOTHING, que permite acionar uma mesma unidades 2 vezes (os "tanqueiros" adoram!), mas estou vendo que essa carta de camuflagem realmente é espetacular neste combate. O mais bacana é que mesmo camuflados os alemães conseguem chegar na floresta que você falou tranquilamente, sem perderem a camuflagem.

    É preciso atentar para uma coisa que muitos não percebem neste cenário: Seu SETUP. Boa parte das pessoas (inclusive eu) sempre montou ERRADO. Nas fotos da postagem do Ricardo pode-se perceber que muita gente coloca CLEAR HEX para tapar as florestas ao redor da construção e das trincheiras dos americanos. No entanto não são CLEAR HEX e sim terrenos de FLORESTA mesmo, conforme pode ser visto na imagem que eu anexei (essa imagem está no manual sendo usada como exemplo logo nas primeiras páginas). 
    A cor AMARELA usada no setup do cenário acaba enganando visualmente a gente, dando a impressão que são realmente CAMPOS que tem ali, mas não são (se a pessoa olhar bem de perto a cor amarela vai notar que lá por trás dela são terrenos de floresta). 

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/532/k1jrrs.jpg

    Isso muda um pouco a abordagem deste cenário já que obriga os aliados a colocarem sua MG na floresta (que defende com +2 contra os +3 da construção) - no entanto impede o tanque de realizar um concussive firepower contra eles. Obviamente que sempre haverá um OFICIAL presente no terreno para impedir que algum alemão atrevido tente SUPRIMIR as MGs.

    Vou tentar essa sua tática meu caro, gostei bastante, mas ainda assim acho que não tem como os alemães vencerem este cenário se os americanos torrarem todos os seus comandos em REFORÇOS (como sempre ocorreram nos meus combates), pois muitos deles vão entrar lá pela estrada e se vierem de caminhão (geralmente vem), vão reforçar rapidamente as defesas nas trincheiras, mais rápido do que os alemães conseguem exterminá-los. Normalmente o TANQUE tem que ser usado para neutralizar a MG aliada, que torna impossível completar a missão alemã, porém se o tanque for usado para essa finalidade que você definiu, vai complicar um pouco.

    2
  • Descolado
    821 mensagens MD
    avatar
    Descolado25/11/14 11:09
    Descolado » 25/11/14 11:09


    Engraçado... fui realizar um combate neste cenário no final de semana (cheguei a montar mas não fui adiante) e reparei que o mapa 11B está diferente do informado nos cenários. Existe um terreno de FLORESTA extra nos cenários impressos da Guia de Cenários mas essa floresta não existe no mapa original 11B. 
    No caso específico do AT THE BREAKING POINT isso afeta um pouco a estratégia do jogo já que a floresta está num lugar ESTRATÉGICO que pode afetar o avanço os alemães...

    Comprei meu TOI em 2007 e ele veio com os mapas originais, com a diagramação mais clara, não tão bacana quanto os TOIs mais novos. Por isso eu comprei o MAP EXPANSION PACK, para ficar com meus mapas mais bonitos.

    O mapa 11B do jogo original POSSUI A FLORESTA naquele local, no entanto parece que houve um erro de impressão nesses mapas nas edições posteriores e a tal floresta não foi impressa.

    Portanto, aviso aos navegantes, olho no mapa 11B pois sempre será necessário inserir um OVERLAY DE FLORESTA naquele ponto onde ela não existe - e o cenário não vai alertar para isso.

    1
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