*O Primeiras Impressões é uma pequena análise, não técnica, e sim da experiência e sensações na primeira partida do jogo.
Editora: Funbox Jogos
Ano: 2015
Nº Jogadores: 3 a 5
Tempo de Jogo: 45 minutos
Idade sugerida: 14+ anos
Prêmios: Jogos do Ano (2015) na categoria Design Nacional - Escolha do Público
A história do jogo é simples: Anões encontraram uma nova mina e fizeram uma aposta de minerar por 5 dias e vender os cristais que conseguiram. Aquele que conseguir mais dinheiro é declarado O Rei sob a Montanha, digo O Dono da Mina. Só esqueceram de avisar que a mina está cheia de cristais instáveis e se colocados próximos, em pares, KABUM... Lá se foi um dia de trabalho perdido!
Apesar de já conhecer um pouco do jogo, com direito a assistir um explicação pelo próprio Sergio Halaban, consegui jogar somente na semana passada. De cara, Quartz tem duas mecânicas que gosto muito e encaixam muito bem aqui no Clube, o Toma essa (Take that) e o Force sua sorte (Push your luck), além de regras simples e uma boa dose estratégica nos uso das cartas de ação. É um jogo divertido para toda a família e ótimo para apresentar a novos jogadores.
No início da partida cada jogador tem seu baú e carrinhos vazios, além de 5 cartas de ação. Com o carrinho e as cartas na mão, os anões partem para o dia de trabalho. Cada dia pode durar várias rodadas e o jogador da vez tem 3 ações possíveis e deve escolher somente uma:
- Minerar um cristal: Tentar a sorte e "pescar" um cristal da bolsa de pano. Eles podem ser valiosos ou instáveis.
- Jogar um carta de ação: Resolvendo seus efeitos (cartas azuis), desde que não receba uma defesa do alvo (cartas roxas).
- Terminar o dia de trabalho: Pegar seu carrinho cheio e sair da mina, não participando mais desse dia de trabalho.
No tabuleiro central, a cada dia de trabalho, são abertas cartas de ação igual ao número de jogadores menos um (por exemplo 3 cartas em partidas com 4 jogadores), além disso a partir da segunda carta também há uma bonificação em dinheiro (1 para a 2º carta, 2 para a 3º e assim em diante). Quando um jogador termina o dia de trabalho ele tem direito a receber a próxima carta (Bônus por Bravura), e o dinheiro se houver, com exceção do penúltimo jogador que fica sem carta ou dinheiro. Isso mesmo, a última carta, e mais valiosa, é entregue ao corajoso anão que permaneceu trabalhando por último na mina. Aqui jogamos com a variante, em que o último anão escolhe se fica com a carta e o dinheiro, ou se continua minerando, no máximo mais 4 cristais.

Parte da diversão do jogo é tentar a sorte para conseguir um cristal, pois é possível minerar um cristal instável, que além de não valer nada para venda, causa uma explosão quando é o segundo desse tipo dentro do carrinho, no melhor estilo de games dos anos 80, game over, perdeu o dia! Todos os cristais no carrinho são devolvidos, e como compensação o jogador recebe um token que elimina um cristal instável e pode ser utilizado nos próximos dias de trabalho.
Já a estratégia fica por conta das cartas de ação que podem ser utilizadas como benefício próprio e/ou atrapalhando o adversário, por exemplo roubando um cristal valioso ou jogando um cristal instável no carrinho dele. Se o seu grupo é competitivo mas leva o jogo na exportiva, tenha certeza que daqui surgirão boas gargalhadas, ainda mais porque o seu alvo pode ter uma carta de reposta fazendo o feitiço virar contra o feiticeiro.
No fim das contas como se ganha dinheiro no jogo? Depois que todos terminam o dia de trabalho, ou explodem, os cristais de quem saiu ileso podem ser guardados no baú (limite de 2) ou vendidos. Cada tipo de cristal (cor) tem um valor, e uma coleção de cristais, vale bônus na venda. Cristais vendidos, é hora de comprar um carta de ação e partir pra um novo dia de trabalho. No final do quinto dia, as cartas que sobraram na mão também valem o valor marcado no topo delas em dinheiro.
Não leve Quatz tão a sério, pode ser você se fruste se for pelo ares logo no início de uma rodada, mas é parte da diversão azarar seus adversários, torcendo para explodirem também! Então vista o anão que há em você, pegue a sua picareta, parta para a mina e seja astuto na hora certa de gastar suas cartas e encerrar seu dia.
Até a próxima!