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Zombicide e suas regras ....... estranhas

Zombicide
  • Findreans
    421 mensagens MD
    avatar
    Findreans17/01/17 11:58
    Findreans » 17/01/17 11:58

    zell7732::
    Findreans::
    yscalybur::
    Ontem foi a terceira vez que joguei zombicide, o sesson 1, e ontem tinha expansão de zombiviventes e cães.

    Eu, todo ranzinza, conversando com amigo que tem o jogo, expus minha visão sobre a quantidade de regras que acho quebrada no jogo, jogo esse que na verdade é razo, não é complexo pra dar abertura para o que acontece



    • ·         Nascimento de zumbi na bifurcação
    • ·         Sobrevivente que só atira nos amigo se não tiver mão firme
    • ·         Perda de itens quando é mordido
    • ·         Zumbi priorizando mais sobreviventes longes do que perto
    • ·         Zombivivente reagindo como um sobrevivente ( humano ) normal

     
    Algumas regras é difícil de engulir pela própria temática:

    ·         Nascimento de zumbi na bifurcação


    Esse por exemplo. Só porque o zumbi tem 2 opções de caminho? Qual o problema de escolhermos um deles e pronto? Parece um poder alienígena de clonagem instantânea.

    ·         Zombivivente reagindo como um sobrevivente ( humano ) normal


    Essa é ainda pior. Um zumbi racional, que alem de saber usar armas evolui os níveis. E não tem vontade de comer os amigos sobreviventes, fica junto de boa.
    Outras até daria pra manter com condições para tal. Deixo minhas sugestões abaixo, não sei se bate com as regras da casa que a galera inventa.

    ·         Sobrevivente que só atira nos amigo se não tiver mão firme

    Claro que é possível que isso ocorra, principalmente se a pessoa armada não tem experiência com armas, mas deixar como unanime que somente os sobreviventes serão atingidos, não faz sentido.
    Minha sugestão: jogue um dado, se cair 4 ou mais, o alvo solicitado é acertado, senão, acerte um sobrevivente.


    ·         Perda de itens quando é mordido

    É possível também que o zumbi morda um sobrevivente e condene sua função pra carregar itens, como uma bela mordida na perna arrancando os tendões. Mas pode ser que ele arranque minha orelha somente, ou pode ser que a mordida foi só uma mordida.
    Minha sugestão: jogue um dado, se cair 4 ou mais, o dano não compromete o estado físico para carregamento de itens, senão, descarte um item

     
    ·         Zumbi priorizando mais sobreviventes longes do que perto
    A regra é clara: MOVER Os Zumbis que não tiverem atacado usam sua Ação para se mover para uma Zona em direção ao seu alvo, de acordo com os seguintes parâmetros:
    - Se eles podem ver um Sobrevivente, eles se movem em sua direção .
    - Se eles veem Sobreviventes em Zonas diferentes, eles se movem em direção ao grupo mais barulhento, não importando a distância . (LEMBRETE: Cada Sobrevivente conta como uma ficha de Barulho .)
    Analisando o tema, imagine o zumbi ta te vendo a 2 metros de distância, e de repente um barulho a 30 metros, .... você acha mesmo que ele vai desistir de você pra ir se arrastando até onde tem outro sobrevivente a 30 metros? Ele reage instintivamente, e vai atrás de comida mais próxima possível.
    Minha sugestão:
    - Se eles veem Sobreviventes em Zonas diferentes, eles se movem em direção ao grupo  mais proximo, não importando a quantidade de sobreviventes .
    - Se eles veem Sobreviventes em Zonas diferentes com mesmas distancias, eles se movem em direção ao grupo mais barulhento. (LEMBRETE: Cada Sobrevivente conta como uma ficha de Barulho .)



    Eu adoro o jogo acima de tudo, é muito bom e bem bonito, mas se fosse meu, eu jogaria com essas mudanças.
    . Eu não sei se eu fiquei tão ranzinza mesmo, talvez seja isso, ou o jogo parece ser muito quebrado. Vocês tem essa impressão?


    Salve
    Pois é cara, vejo que a maioria dessas regras veio mesmo para resolver questões encontradas durante possíveis testes.
    Pessoal que jogo também acha estranhas algumas, então vamos a minha opinião a respeito:

    ·         Nascimento de zumbi na bifurcação

    Descaradamente uma regra criada para resolver a questão de que lado se segue quando isso acontece. O pior é que
    inventaram a regra de que o zumbi gordo ( fat ) sempre aparece com duas companhias, o que significa que na
    bifurcação aparecem 3 zumbis novos em outra direção.
    Aqui essa regra recebeu o apelido de "mitose" :)
    Na Black Plague, essa regra mudou. Não tem mais isso...

    ·         Sobrevivente que só atira nos amigo se não tiver mão firme

    A regra diz que a ordem de preferência é acertar o sobrevivente primeiro. Parece surreal que toda vez que se atire
    no grupo, o sobrevivente que leva tiro. É como Jornada nas Estrelas que o cara de vermelho sempre é o primeiro a
    levar tiro. Uma regra que me parece ter sido implementada para evitar que um sobrevivente entre no grupo dos
    zumbis e os outros o salve atirando no grupo.
    Na Black Plague mudou essa regra também, o sobrevivente SÓ é atingido se o atacante ERRAR o disparo.


    ·         Perda de itens quando é mordido

    Parece uma regra que entrou apenas para valorizar mais a sobrevivencia e o jogador pensar mais em
    se arriscar menos.
    Na Black Plague essa regra não existe mais.

    ·         Zumbi priorizando mais sobreviventes longes do que perto


    Em muitos dos filmes o que se vê é que os zumbis tem a tendência de serem mais atraídos por ruídos do
    que pela visão. O estranho é que no jogo eles falam que a visão tem mais importância, mas essa regra
    fica estranha. Me pareceu mais para colocar um elemento estratégico ou para dar alguma importância
    maior a possibilidade de "fazer barulho".
    Mas sempre me parece estranho que um zumbi que esteja indo na direção de alguém no qual está focado
     prefira desviar para outra direção... Mesmo que a função cerebral dele esteja comprometida...
    Também mudou na Black Plague... A distância mais curta é prioritária.

    ·         Zombivivente reagindo como um sobrevivente ( humano ) normal

    Me parece mais para incluir a possibilidade mais de pancadaria do que era antes. Ou para partir
    para uma fanfarronice parecida com a dos filmes A Volta dos Mortos Vivos ( se ainda não assistiu,
    o faça, vale umas risadas ).
    E isso ainda não apareceu na Black Plague.

    Resumindo tudo :

    Toda vez que alguém pergunta por qual caixa começar, a resposta que dou fica óbvia pelo colocado
    acima... :D

    Brother, me corrija se eu estiver errado, mas pelo que vi no manual da Galapagos para a Black Plague, algumas regras que segundo você foram alteradas, na verdade se mantêm:





    ·         Nascimento de zumbi na bifurcação

    Descaradamente uma regra criada para resolver a questão de que lado se segue quando isso acontece. O pior é que
    inventaram a regra de que o zumbi gordo ( fat ) sempre aparece com duas companhias, o que significa que na
    bifurcação aparecem 3 zumbis novos em outra direção.
    Aqui essa regra recebeu o apelido de "mitose" :)
    Na Black Plague, essa regra mudou. Não tem mais isso...


    -Essa aqui é uma delas... na página 24 do manual da Galápagos diz:
    Se houver mais de uma rota com a mesma distância, os Zumbis dividem-se em grupos de tamanhos iguais para seguirem todas as rotas possíveis. Eles também se separam caso Zonas-alvo diferentes contenham o mesmo número de fichas de Barulho. Se necessário, acrescente Zumbis, de modo que todos os grupos resultantes de uma divisão contenham o mesmo número de Zumbis de cada tipo!






    ·         Sobrevivente que só atira nos amigo se não tiver mão firme

    A regra diz que a ordem de preferência é acertar o sobrevivente primeiro. Parece surreal que toda vez que se atire
    no grupo, o sobrevivente que leva tiro. É como Jornada nas Estrelas que o cara de vermelho sempre é o primeiro a
    levar tiro. Uma regra que me parece ter sido implementada para evitar que um sobrevivente entre no grupo dos
    zumbis e os outros o salve atirando no grupo.
    Na Black Plague mudou essa regra também, o sobrevivente SÓ é atingido se o atacante ERRAR o disparo.

    -Essa está exatamente como você disse.









    ·         Perda de itens quando é mordido

    Parece uma regra que entrou apenas para valorizar mais a sobrevivencia e o jogador pensar mais em
    se arriscar menos.
    Na Black Plague essa regra não existe mais.

    -Essa está exatamente como você disse.






    ·         Zumbi priorizando mais sobreviventes longes do que perto

    Em muitos dos filmes o que se vê é que os zumbis tem a tendência de serem mais atraídos por ruídos do
    que pela visão. O estranho é que no jogo eles falam que a visão tem mais importância, mas essa regra
    fica estranha. Me pareceu mais para colocar um elemento estratégico ou para dar alguma importância
    maior a possibilidade de "fazer barulho".
    Mas sempre me parece estranho que um zumbi que esteja indo na direção de alguém no qual está focado
     prefira desviar para outra direção... Mesmo que a função cerebral dele esteja comprometida...
    Também mudou na Black Plague... A distância mais curta é prioritária.

    -Essa é outra... segundo o manual da Galápagos, também na página 24:

    Os Zumbis escolhem sua Zona de destino. 
    A primeira é a Zona com Sobreviventes em Campo de Visão que tem a maior quantidade de fichas de Barulho. Lembre-se de que cada Sobrevivente conta como uma ficha de Barulho. 
    Se eles não veem ninguém, eles se movem para a Zona mais barulhenta. A distância não importa nos dois casos. Um Zumbi sempre segue em direção à refeição mais barulhenta que ele consegue ver ou ouvir




    zell7732 e yscalybur

    O Zell7732 tem razão sobre o pontos citados:

    A regra da mitose não mudou mesmo, agora que consultei melhor, vejo que não houve mudança. O que mudou
    foi a entrada do fatty.

    A menor distância é prioritária. Isso é verdade, na regra diz que os zumbis sempre percorrem a menor distância, no entanto,
    não significa que vá para quem esteja mais próximo. A questão do mais barulhento se manteve. Acho que falei
    isso porque a gente começou a jogar usando essa ideia de distância, mas não era regra oficial e nem me liguei nisso.

    Realmente não faz sentido se um grupo esteja mais próximo o zumbi será atraído pelo mais barulhento se esse estiver mais
    distante. Creio que não resolveram muito bem a questão do som/distância. Como se a distância não afetasse esse parâmetro.

    Mas mesmo assim, as mudanças melhoraram o jogo.

    O que o pessoal talvez não tenha visualizado é que o Black Plague não veio como uma "continuação" do jogo e sim,
    como um "reboot" do mesmo.

    0
  • yscalybur
    1138 mensagens MD
    avatar
    yscalybur17/01/17 12:25
    yscalybur » 17/01/17 12:25

    Ou seja, foram menos mudanças do que eu gostaria.
    A mitose de zumbis que é uma das mais importantes ficar, é um pé no saco.

    0
  • Hugosan
    900 mensagens MD
    avatar
    Hugosan17/01/17 14:10
    Hugosan » 17/01/17 14:10

    Entrando atrasado na discussão... Eu acho as regras bem temáticas... Isso porquê a intenção deles me pareceu ser mais de simular aqueles filmes thrash de zumbi do que um Walking Dead da vida. Nesse tipo de filme, os sobreviventes são geralmente "descartáveis" e "azarados", do tipo que cai sempre que tem zumbi atrás, o carro não pega junto na hora de fugir, a arma falha no momento mais crítico, cenas calmas podem estar repletas de zumbis em poucos instantes (de onde eles vieram?), etc.

    Analisando por esse ângulo, a regra de acertar sempre os sobreviventes primeiro não fica tão forçada e a de "nascerem" novos zumbis de uma divisão de direções faz sentido (tinha mais zumbi ali, você que não viu no meio de tantos!).

    Obviamente, dá pra adaptar para uma versão mais Walking Dead, mas eu não recomendo reduzir a dificuldade de um lado sem aumentar de outro.

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