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  2. Dúvida de Regras
  3. Zombicide
  4. Zombicide e suas regras ....... estranhas

Zombicide e suas regras ....... estranhas

Zombicide
  • professor
    1120 mensagens MD
    avatar
    professor06/01/17 15:47
    professor » 06/01/17 15:47

    Detesto Star Wars. Por motivos diversos.

    Se vocês tiverem alguma experiência com wargames não terão dificuldades em deixar o Zcide um pouco menos "ARCADE".

    0
  • Findreans
    421 mensagens MD
    avatar
    Findreans06/01/17 16:31
    Findreans » 06/01/17 16:31

    yscalybur::
    Ontem foi a terceira vez que joguei zombicide, o sesson 1, e ontem tinha expansão de zombiviventes e cães.

    Eu, todo ranzinza, conversando com amigo que tem o jogo, expus minha visão sobre a quantidade de regras que acho quebrada no jogo, jogo esse que na verdade é razo, não é complexo pra dar abertura para o que acontece

    • ·         Nascimento de zumbi na bifurcação
    • ·         Sobrevivente que só atira nos amigo se não tiver mão firme
    • ·         Perda de itens quando é mordido
    • ·         Zumbi priorizando mais sobreviventes longes do que perto
    • ·         Zombivivente reagindo como um sobrevivente ( humano ) normal

     
    Algumas regras é difícil de engulir pela própria temática:

    ·         Nascimento de zumbi na bifurcação


    Esse por exemplo. Só porque o zumbi tem 2 opções de caminho? Qual o problema de escolhermos um deles e pronto? Parece um poder alienígena de clonagem instantânea.

    ·         Zombivivente reagindo como um sobrevivente ( humano ) normal


    Essa é ainda pior. Um zumbi racional, que alem de saber usar armas evolui os níveis. E não tem vontade de comer os amigos sobreviventes, fica junto de boa.
    Outras até daria pra manter com condições para tal. Deixo minhas sugestões abaixo, não sei se bate com as regras da casa que a galera inventa.

    ·         Sobrevivente que só atira nos amigo se não tiver mão firme

    Claro que é possível que isso ocorra, principalmente se a pessoa armada não tem experiência com armas, mas deixar como unanime que somente os sobreviventes serão atingidos, não faz sentido.
    Minha sugestão: jogue um dado, se cair 4 ou mais, o alvo solicitado é acertado, senão, acerte um sobrevivente.


    ·         Perda de itens quando é mordido

    É possível também que o zumbi morda um sobrevivente e condene sua função pra carregar itens, como uma bela mordida na perna arrancando os tendões. Mas pode ser que ele arranque minha orelha somente, ou pode ser que a mordida foi só uma mordida.
    Minha sugestão: jogue um dado, se cair 4 ou mais, o dano não compromete o estado físico para carregamento de itens, senão, descarte um item

     
    ·         Zumbi priorizando mais sobreviventes longes do que perto
    A regra é clara: MOVER Os Zumbis que não tiverem atacado usam sua Ação para se mover para uma Zona em direção ao seu alvo, de acordo com os seguintes parâmetros:
    - Se eles podem ver um Sobrevivente, eles se movem em sua direção .
    - Se eles veem Sobreviventes em Zonas diferentes, eles se movem em direção ao grupo mais barulhento, não importando a distância . (LEMBRETE: Cada Sobrevivente conta como uma ficha de Barulho .)
    Analisando o tema, imagine o zumbi ta te vendo a 2 metros de distância, e de repente um barulho a 30 metros, .... você acha mesmo que ele vai desistir de você pra ir se arrastando até onde tem outro sobrevivente a 30 metros? Ele reage instintivamente, e vai atrás de comida mais próxima possível.
    Minha sugestão:
    - Se eles veem Sobreviventes em Zonas diferentes, eles se movem em direção ao grupo  mais proximo, não importando a quantidade de sobreviventes .
    - Se eles veem Sobreviventes em Zonas diferentes com mesmas distancias, eles se movem em direção ao grupo mais barulhento. (LEMBRETE: Cada Sobrevivente conta como uma ficha de Barulho .)



    Eu adoro o jogo acima de tudo, é muito bom e bem bonito, mas se fosse meu, eu jogaria com essas mudanças.
    . Eu não sei se eu fiquei tão ranzinza mesmo, talvez seja isso, ou o jogo parece ser muito quebrado. Vocês tem essa impressão?


    Salve
    Pois é cara, vejo que a maioria dessas regras veio mesmo para resolver questões encontradas durante possíveis testes.
    Pessoal que jogo também acha estranhas algumas, então vamos a minha opinião a respeito:

    ·         Nascimento de zumbi na bifurcação

    Descaradamente uma regra criada para resolver a questão de que lado se segue quando isso acontece. O pior é que
    inventaram a regra de que o zumbi gordo ( fat ) sempre aparece com duas companhias, o que significa que na
    bifurcação aparecem 3 zumbis novos em outra direção.
    Aqui essa regra recebeu o apelido de "mitose" :)
    Na Black Plague, essa regra mudou. Não tem mais isso...

    ·         Sobrevivente que só atira nos amigo se não tiver mão firme

    A regra diz que a ordem de preferência é acertar o sobrevivente primeiro. Parece surreal que toda vez que se atire
    no grupo, o sobrevivente que leva tiro. É como Jornada nas Estrelas que o cara de vermelho sempre é o primeiro a
    levar tiro. Uma regra que me parece ter sido implementada para evitar que um sobrevivente entre no grupo dos
    zumbis e os outros o salve atirando no grupo.
    Na Black Plague mudou essa regra também, o sobrevivente SÓ é atingido se o atacante ERRAR o disparo.


    ·         Perda de itens quando é mordido

    Parece uma regra que entrou apenas para valorizar mais a sobrevivencia e o jogador pensar mais em
    se arriscar menos.
    Na Black Plague essa regra não existe mais.

    ·         Zumbi priorizando mais sobreviventes longes do que perto


    Em muitos dos filmes o que se vê é que os zumbis tem a tendência de serem mais atraídos por ruídos do
    que pela visão. O estranho é que no jogo eles falam que a visão tem mais importância, mas essa regra
    fica estranha. Me pareceu mais para colocar um elemento estratégico ou para dar alguma importância
    maior a possibilidade de "fazer barulho".
    Mas sempre me parece estranho que um zumbi que esteja indo na direção de alguém no qual está focado
     prefira desviar para outra direção... Mesmo que a função cerebral dele esteja comprometida...
    Também mudou na Black Plague... A distância mais curta é prioritária.

    ·         Zombivivente reagindo como um sobrevivente ( humano ) normal

    Me parece mais para incluir a possibilidade mais de pancadaria do que era antes. Ou para partir
    para uma fanfarronice parecida com a dos filmes A Volta dos Mortos Vivos ( se ainda não assistiu,
    o faça, vale umas risadas ).
    E isso ainda não apareceu na Black Plague.

    Resumindo tudo :

    Toda vez que alguém pergunta por qual caixa começar, a resposta que dou fica óbvia pelo colocado
    acima... :D

    1
  • igorknop
    971 mensagens MD
    avatar
    igorknop06/01/17 16:35
    igorknop » 06/01/17 16:35

    A questão toda é "abstração". Esses elementos foram uma decisão dos autores para compor a experiência de jogo. Eles optaram se afastar da "realidade" ou narrativa para reforçar o funcionamento do jogo. No caso, aumentar dificuldade, fomentar o  planejamento e diminuir a quantidade de tempo gasto na gestão do jogo.

    Não existe abstração certa, errada, boa ou ruim. A sensibilidade a isso é inerente do sujeito e completamente pessoal. Cada um tem seu limite de abstração e se sente incomodado quando ele é cruzado.

    Entretanto, a CMON soube muito bem arrecadar milhões de gregos e troianos e lançou uma versão mais temática (ou menos abstrata) com o  Black Plague. A decisão foi exatamente pegar cada um desses pontos que a galera da narrativa se sentiu incomodada e entregar um jogo com esse perfil.

    Dentro do meu nível de aceite de abstração ( pessoal e intransferível, lembra?) eu prefiro a versão da S1. Com um nível de abstração alto (mais perto, ainda que longe, do Pandemic) do que o Black Plague (muito muito longe do Pandemic). A S1 me entrega um jogo fácil de gerir, com decisões difíceis, tenso se você joga com a limitação que ninguém pode morrer, que joga em um tempo bom e que você gasta seu tempo jogando e não gerindo o jogo. Com o Black Plague eu tive uma experiência horrível de jogo, afinal vários dos mecanismos do jogo  que adicionam tempo na partida se acumularam para fazer algo interminável (sim, coisa tipo war e tipo banco imobiliário). Ao final eu fiquei com a impressão que gastei mais tempo gerindo os mecanismos do jogo do que tomando alguma decisão que importava de fato.

    Mas assim, reforço que é um julgamento que cada um tem que fazer e não adianta dar pitaco ou pedir ajuda pra ninguém. É a sua percepção (e do grupo). Você quer mais jogo ou mais narrativa? Cada um deles consome sua parcela do seu precioso e escasso tempo. Você está realmente com um jogo que te entrega o que você quer?

    Um abraço!

    9
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal06/01/17 20:15
    Ovatsug Rednal » 06/01/17 20:15

    já devem ter respondido isso, mas vamos lá:

    Nascimento de zumbi na bifurcação

    Confesso que também acho estranho, mas vejo mais como uma "manada" se dividindo. imagino uma cena de walking dead em que metade dos zumbis vão pra um lado e metade pra outro. como se aquela miniatura não representasse um zumbi e sim uma "horda" por assim dizer. mas também nao ligo de não nascer zumbi. só deixa o jogo mais fácil.



          Sobrevivente que só atira nos amigo se não tiver mão firme


    isso já foi corrigido. agora depende da arma que você tá atirando, por que cada uma tem um valor de acerto. tipo 4+ ou 5+ etc. se errar acerta o amigo.


    • ·         Perda de itens quando é mordido


    sempre interpretei mais como o zumbi veio pra cima de mim, me mordeu e eu acabei deixando cair algo enquanto me desvencilhava dele. tipo o cara tava vindo eu jogo a panela. ou enquanto ele me puxava e eu chutava, ele pegava a jaqueta, ou alguma arma. sei lá. não acho essa regra tão ruim não.

    • ·         Zumbi priorizando mais sobreviventes longes do que perto


    não lembro disso. sempre movo em direção dos mais próximos.

    • ·         Zombivivente reagindo como um sobrevivente ( humano ) normal

    isso realmente é uma bosta e não faz sentido. ainda bem que é opcional. apesar que alguns bons filmes e seriados trazem esses zumbis "humanos"

    3
  • yscalybur
    1138 mensagens MD
    avatar
    yscalybur06/01/17 20:16
    yscalybur » 06/01/17 20:16

    igorknop::A questão toda é "abstração". Esses elementos foram uma decisão dos autores para compor a experiência de jogo. Eles optaram se afastar da "realidade" ou narrativa para reforçar o funcionamento do jogo. No caso, aumentar dificuldade, fomentar o  planejamento e diminuir a quantidade de tempo gasto na gestão do jogo.

    Não existe abstração certa, errada, boa ou ruim. A sensibilidade a isso é inerente do sujeito e completamente pessoal. Cada um tem seu limite de abstração e se sente incomodado quando ele é cruzado.

    Entretanto, a CMON soube muito bem arrecadar milhões de gregos e troianos e lançou uma versão mais temática (ou menos abstrata) com o  Black Plague. A decisão foi exatamente pegar cada um desses pontos que a galera da narrativa se sentiu incomodada e entregar um jogo com esse perfil.

    Dentro do meu nível de aceite de abstração ( pessoal e intransferível, lembra?) eu prefiro a versão da S1. Com um nível de abstração alto (mais perto, ainda que longe, do Pandemic) do que o Black Plague (muito muito longe do Pandemic). A S1 me entrega um jogo fácil de gerir, com decisões difíceis, tenso se você joga com a limitação que ninguém pode morrer, que joga em um tempo bom e que você gasta seu tempo jogando e não gerindo o jogo. Com o Black Plague eu tive uma experiência horrível de jogo, afinal vários dos mecanismos do jogo  que adicionam tempo na partida se acumularam para fazer algo interminável (sim, coisa tipo war e tipo banco imobiliário). Ao final eu fiquei com a impressão que gastei mais tempo gerindo os mecanismos do jogo do que tomando alguma decisão que importava de fato.

    Mas assim, reforço que é um julgamento que cada um tem que fazer e não adianta dar pitaco ou pedir ajuda pra ninguém. É a sua percepção (e do grupo). Você quer mais jogo ou mais narrativa? Cada um deles consome sua parcela do seu precioso e escasso tempo. Você está realmente com um jogo que te entrega o que você quer?

    Um abraço!

    Mais ou menos viu...... segundo o Findreans , eles reconheceram que era um problema e removeram da versão black. Se fosse só uma questão de sensibilidade do jogador aceitar, eles teriam mantido.

    0
  • igorknop
    971 mensagens MD
    avatar
    igorknop06/01/17 21:54
    igorknop » 06/01/17 21:54

    yscalybur::
    igorknop (...):
    Mas assim, reforço que é um julgamento que cada um tem que fazer e não adianta dar pitaco ou pedir ajuda pra ninguém. É a sua percepção (e do grupo). Você quer mais jogo ou mais narrativa? Cada um deles consome sua parcela do seu precioso e escasso tempo. Você está realmente com um jogo que te entrega o que você quer?

    Um abraço!

    Mais ou menos viu...... segundo o Findreans , eles reconheceram que era um problema e removeram da versão black. Se fosse só uma questão de sensibilidade do jogador aceitar, eles teriam mantido.

    O BP tá bem mais rankeado que o S1. Portanto não falta gente para pensar que os pontos que você destacou são "problemas". E também muita gente que acompanhou o jogo desde o início pulou do barco quando o jogo começou a virar um balaio de gato nas S2 e S3. Então, repito que varia de cada um. :)
    Hum, eu não vi esse post dos designers reconhecendo problemas e dando uma direção pro BP. Tem o link? gostaria de ver.
    Lembrando que os zombivours/dogs não são do jogo base do S1. Os dogs entram bem no jogo mas os outro realmente são bem enjambrados, foram colocados para facilitar o jogo posteriormente e, novamente na minha opinião, uma péssima adição.

    0
  • yscalybur
    1138 mensagens MD
    avatar
    yscalybur07/01/17 00:46
    yscalybur » 07/01/17 00:46

    igorknop::
    yscalybur::
    igorknop (...):
    Mas assim, reforço que é um julgamento que cada um tem que fazer e não adianta dar pitaco ou pedir ajuda pra ninguém. É a sua percepção (e do grupo). Você quer mais jogo ou mais narrativa? Cada um deles consome sua parcela do seu precioso e escasso tempo. Você está realmente com um jogo que te entrega o que você quer?

    Um abraço!

    Mais ou menos viu...... segundo o Findreans , eles reconheceram que era um problema e removeram da versão black. Se fosse só uma questão de sensibilidade do jogador aceitar, eles teriam mantido.

    O BP tá bem mais rankeado que o S1. Portanto não falta gente para pensar que os pontos que você destacou são "problemas". E também muita gente que acompanhou o jogo desde o início pulou do barco quando o jogo começou a virar um balaio de gato nas S2 e S3. Então, repito que varia de cada um. :)
    Hum, eu não vi esse post dos designers reconhecendo problemas e dando uma direção pro BP. Tem o link? gostaria de ver.
    Lembrando que os zombivours/dogs não são do jogo base do S1. Os dogs entram bem no jogo mas os outro realmente são bem enjambrados, foram colocados para facilitar o jogo posteriormente e, novamente na minha opinião, uma péssima adição.

    Na verdade eu não sabia que no BP eles tinha "arrumado" as regras, em compensação não acho que seja coincidencia que o BP não sofra dos exatos "problemas" que eu mensionei. Eu acho apenas, não consultei, ..... que eles ouviram as reclamações e fizeram um pente fino.
    E se o jogador precisa ser flexivel com ojogo para aceitar as regras, então não existe jogo ruim ou bom. 

    0
  • barao
    284 mensagens MD
    avatar
    barao09/01/17 13:15
    barao » 09/01/17 13:15

    professor::Apenas adaptam-no para o gosto da galera com quem jogo (em sua maioria jogadores de GURPS).

    Esse comentário entrega a idade da pessoa. :D

    2
  • professor
    1120 mensagens MD
    avatar
    professor09/01/17 23:15
    professor » 09/01/17 23:15

    barao::
    professor::Apenas adaptam-no para o gosto da galera com quem jogo (em sua maioria jogadores de GURPS).

    Esse comentário entrega a idade da pessoa. :D

    Pior que nem me toquei nisso.  Agora já foi. Mas tem muita gente que nem sabe o qu é GURPS. E pensando bem eu ainda jogo a segunda edição. Acho que o tempo passa sem avisar a gente.

    2
  • zell7732
    25 mensagens MD
    avatar
    zell773216/01/17 15:12
    zell7732 » 16/01/17 15:12

    Findreans::
    yscalybur::
    Ontem foi a terceira vez que joguei zombicide, o sesson 1, e ontem tinha expansão de zombiviventes e cães.

    Eu, todo ranzinza, conversando com amigo que tem o jogo, expus minha visão sobre a quantidade de regras que acho quebrada no jogo, jogo esse que na verdade é razo, não é complexo pra dar abertura para o que acontece


    • ·         Nascimento de zumbi na bifurcação
    • ·         Sobrevivente que só atira nos amigo se não tiver mão firme
    • ·         Perda de itens quando é mordido
    • ·         Zumbi priorizando mais sobreviventes longes do que perto
    • ·         Zombivivente reagindo como um sobrevivente ( humano ) normal

     
    Algumas regras é difícil de engulir pela própria temática:

    ·         Nascimento de zumbi na bifurcação


    Esse por exemplo. Só porque o zumbi tem 2 opções de caminho? Qual o problema de escolhermos um deles e pronto? Parece um poder alienígena de clonagem instantânea.

    ·         Zombivivente reagindo como um sobrevivente ( humano ) normal


    Essa é ainda pior. Um zumbi racional, que alem de saber usar armas evolui os níveis. E não tem vontade de comer os amigos sobreviventes, fica junto de boa.
    Outras até daria pra manter com condições para tal. Deixo minhas sugestões abaixo, não sei se bate com as regras da casa que a galera inventa.

    ·         Sobrevivente que só atira nos amigo se não tiver mão firme

    Claro que é possível que isso ocorra, principalmente se a pessoa armada não tem experiência com armas, mas deixar como unanime que somente os sobreviventes serão atingidos, não faz sentido.
    Minha sugestão: jogue um dado, se cair 4 ou mais, o alvo solicitado é acertado, senão, acerte um sobrevivente.


    ·         Perda de itens quando é mordido

    É possível também que o zumbi morda um sobrevivente e condene sua função pra carregar itens, como uma bela mordida na perna arrancando os tendões. Mas pode ser que ele arranque minha orelha somente, ou pode ser que a mordida foi só uma mordida.
    Minha sugestão: jogue um dado, se cair 4 ou mais, o dano não compromete o estado físico para carregamento de itens, senão, descarte um item

     
    ·         Zumbi priorizando mais sobreviventes longes do que perto
    A regra é clara: MOVER Os Zumbis que não tiverem atacado usam sua Ação para se mover para uma Zona em direção ao seu alvo, de acordo com os seguintes parâmetros:
    - Se eles podem ver um Sobrevivente, eles se movem em sua direção .
    - Se eles veem Sobreviventes em Zonas diferentes, eles se movem em direção ao grupo mais barulhento, não importando a distância . (LEMBRETE: Cada Sobrevivente conta como uma ficha de Barulho .)
    Analisando o tema, imagine o zumbi ta te vendo a 2 metros de distância, e de repente um barulho a 30 metros, .... você acha mesmo que ele vai desistir de você pra ir se arrastando até onde tem outro sobrevivente a 30 metros? Ele reage instintivamente, e vai atrás de comida mais próxima possível.
    Minha sugestão:
    - Se eles veem Sobreviventes em Zonas diferentes, eles se movem em direção ao grupo  mais proximo, não importando a quantidade de sobreviventes .
    - Se eles veem Sobreviventes em Zonas diferentes com mesmas distancias, eles se movem em direção ao grupo mais barulhento. (LEMBRETE: Cada Sobrevivente conta como uma ficha de Barulho .)



    Eu adoro o jogo acima de tudo, é muito bom e bem bonito, mas se fosse meu, eu jogaria com essas mudanças.
    . Eu não sei se eu fiquei tão ranzinza mesmo, talvez seja isso, ou o jogo parece ser muito quebrado. Vocês tem essa impressão?


    Salve
    Pois é cara, vejo que a maioria dessas regras veio mesmo para resolver questões encontradas durante possíveis testes.
    Pessoal que jogo também acha estranhas algumas, então vamos a minha opinião a respeito:

    ·         Nascimento de zumbi na bifurcação

    Descaradamente uma regra criada para resolver a questão de que lado se segue quando isso acontece. O pior é que
    inventaram a regra de que o zumbi gordo ( fat ) sempre aparece com duas companhias, o que significa que na
    bifurcação aparecem 3 zumbis novos em outra direção.
    Aqui essa regra recebeu o apelido de "mitose" :)
    Na Black Plague, essa regra mudou. Não tem mais isso...

    ·         Sobrevivente que só atira nos amigo se não tiver mão firme

    A regra diz que a ordem de preferência é acertar o sobrevivente primeiro. Parece surreal que toda vez que se atire
    no grupo, o sobrevivente que leva tiro. É como Jornada nas Estrelas que o cara de vermelho sempre é o primeiro a
    levar tiro. Uma regra que me parece ter sido implementada para evitar que um sobrevivente entre no grupo dos
    zumbis e os outros o salve atirando no grupo.
    Na Black Plague mudou essa regra também, o sobrevivente SÓ é atingido se o atacante ERRAR o disparo.


    ·         Perda de itens quando é mordido

    Parece uma regra que entrou apenas para valorizar mais a sobrevivencia e o jogador pensar mais em
    se arriscar menos.
    Na Black Plague essa regra não existe mais.

    ·         Zumbi priorizando mais sobreviventes longes do que perto


    Em muitos dos filmes o que se vê é que os zumbis tem a tendência de serem mais atraídos por ruídos do
    que pela visão. O estranho é que no jogo eles falam que a visão tem mais importância, mas essa regra
    fica estranha. Me pareceu mais para colocar um elemento estratégico ou para dar alguma importância
    maior a possibilidade de "fazer barulho".
    Mas sempre me parece estranho que um zumbi que esteja indo na direção de alguém no qual está focado
     prefira desviar para outra direção... Mesmo que a função cerebral dele esteja comprometida...
    Também mudou na Black Plague... A distância mais curta é prioritária.

    ·         Zombivivente reagindo como um sobrevivente ( humano ) normal

    Me parece mais para incluir a possibilidade mais de pancadaria do que era antes. Ou para partir
    para uma fanfarronice parecida com a dos filmes A Volta dos Mortos Vivos ( se ainda não assistiu,
    o faça, vale umas risadas ).
    E isso ainda não apareceu na Black Plague.

    Resumindo tudo :

    Toda vez que alguém pergunta por qual caixa começar, a resposta que dou fica óbvia pelo colocado
    acima... :D

    Brother, me corrija se eu estiver errado, mas pelo que vi no manual da Galapagos para a Black Plague, algumas regras que segundo você foram alteradas, na verdade se mantêm:





    ·         Nascimento de zumbi na bifurcação

    Descaradamente uma regra criada para resolver a questão de que lado se segue quando isso acontece. O pior é que
    inventaram a regra de que o zumbi gordo ( fat ) sempre aparece com duas companhias, o que significa que na
    bifurcação aparecem 3 zumbis novos em outra direção.
    Aqui essa regra recebeu o apelido de "mitose" :)
    Na Black Plague, essa regra mudou. Não tem mais isso...


    -Essa aqui é uma delas... na página 24 do manual da Galápagos diz:
    Se houver mais de uma rota com a mesma distância, os Zumbis dividem-se em grupos de tamanhos iguais para seguirem todas as rotas possíveis. Eles também se separam caso Zonas-alvo diferentes contenham o mesmo número de fichas de Barulho. Se necessário, acrescente Zumbis, de modo que todos os grupos resultantes de uma divisão contenham o mesmo número de Zumbis de cada tipo!






    ·         Sobrevivente que só atira nos amigo se não tiver mão firme

    A regra diz que a ordem de preferência é acertar o sobrevivente primeiro. Parece surreal que toda vez que se atire
    no grupo, o sobrevivente que leva tiro. É como Jornada nas Estrelas que o cara de vermelho sempre é o primeiro a
    levar tiro. Uma regra que me parece ter sido implementada para evitar que um sobrevivente entre no grupo dos
    zumbis e os outros o salve atirando no grupo.
    Na Black Plague mudou essa regra também, o sobrevivente SÓ é atingido se o atacante ERRAR o disparo.

    -Essa está exatamente como você disse.









    ·         Perda de itens quando é mordido

    Parece uma regra que entrou apenas para valorizar mais a sobrevivencia e o jogador pensar mais em
    se arriscar menos.
    Na Black Plague essa regra não existe mais.

    -Essa está exatamente como você disse.






    ·         Zumbi priorizando mais sobreviventes longes do que perto

    Em muitos dos filmes o que se vê é que os zumbis tem a tendência de serem mais atraídos por ruídos do
    que pela visão. O estranho é que no jogo eles falam que a visão tem mais importância, mas essa regra
    fica estranha. Me pareceu mais para colocar um elemento estratégico ou para dar alguma importância
    maior a possibilidade de "fazer barulho".
    Mas sempre me parece estranho que um zumbi que esteja indo na direção de alguém no qual está focado
     prefira desviar para outra direção... Mesmo que a função cerebral dele esteja comprometida...
    Também mudou na Black Plague... A distância mais curta é prioritária.

    -Essa é outra... segundo o manual da Galápagos, também na página 24:

    Os Zumbis escolhem sua Zona de destino. 
    A primeira é a Zona com Sobreviventes em Campo de Visão que tem a maior quantidade de fichas de Barulho. Lembre-se de que cada Sobrevivente conta como uma ficha de Barulho. 
    Se eles não veem ninguém, eles se movem para a Zona mais barulhenta. A distância não importa nos dois casos. Um Zumbi sempre segue em direção à refeição mais barulhenta que ele consegue ver ou ouvir


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Zombicide - Zombicide e suas regras ....... estranhas
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