yscalybur::
Ontem foi a terceira vez que joguei zombicide, o sesson 1, e ontem tinha expansão de zombiviventes e cães.
Eu, todo ranzinza, conversando com amigo que tem o jogo, expus minha visão sobre a quantidade de regras que acho quebrada no jogo, jogo esse que na verdade é razo, não é complexo pra dar abertura para o que acontece
- · Nascimento de zumbi na bifurcação
- · Sobrevivente que só atira nos amigo se não tiver mão firme
- · Perda de itens quando é mordido
- · Zumbi priorizando mais sobreviventes longes do que perto
- · Zombivivente reagindo como um sobrevivente ( humano ) normal
Algumas regras é difícil de engulir pela própria temática:
· Nascimento de zumbi na bifurcação
Esse por exemplo. Só porque o zumbi tem 2 opções de caminho? Qual o problema de escolhermos um deles e pronto? Parece um poder alienígena de clonagem instantânea.
· Zombivivente reagindo como um sobrevivente ( humano ) normal
Essa é ainda pior. Um zumbi racional, que alem de saber usar armas evolui os níveis. E não tem vontade de comer os amigos sobreviventes, fica junto de boa.
Outras até daria pra manter com condições para tal. Deixo minhas sugestões abaixo, não sei se bate com as regras da casa que a galera inventa.
· Sobrevivente que só atira nos amigo se não tiver mão firme
Claro que é possível que isso ocorra, principalmente se a pessoa armada não tem experiência com armas, mas deixar como unanime que somente os sobreviventes serão atingidos, não faz sentido.
Minha sugestão: jogue um dado, se cair 4 ou mais, o alvo solicitado é acertado, senão, acerte um sobrevivente.
· Perda de itens quando é mordido
É possível também que o zumbi morda um sobrevivente e condene sua função pra carregar itens, como uma bela mordida na perna arrancando os tendões. Mas pode ser que ele arranque minha orelha somente, ou pode ser que a mordida foi só uma mordida.
Minha sugestão: jogue um dado, se cair 4 ou mais, o dano não compromete o estado físico para carregamento de itens, senão, descarte um item
· Zumbi priorizando mais sobreviventes longes do que perto
A regra é clara: MOVER Os Zumbis que não tiverem atacado usam sua Ação para se mover para uma Zona em direção ao seu alvo, de acordo com os seguintes parâmetros:
- Se eles podem ver um Sobrevivente, eles se movem em sua direção .
- Se eles veem Sobreviventes em Zonas diferentes, eles se movem em direção ao grupo mais barulhento, não importando a distância . (LEMBRETE: Cada Sobrevivente conta como uma ficha de Barulho .)
Analisando o tema, imagine o zumbi ta te vendo a 2 metros de distância, e de repente um barulho a 30 metros, .... você acha mesmo que ele vai desistir de você pra ir se arrastando até onde tem outro sobrevivente a 30 metros? Ele reage instintivamente, e vai atrás de comida mais próxima possível.
Minha sugestão:
- Se eles veem Sobreviventes em Zonas diferentes, eles se movem em direção ao grupo mais proximo, não importando a quantidade de sobreviventes .
- Se eles veem Sobreviventes em Zonas diferentes com mesmas distancias, eles se movem em direção ao grupo mais barulhento. (LEMBRETE: Cada Sobrevivente conta como uma ficha de Barulho .)
Eu adoro o jogo acima de tudo, é muito bom e bem bonito, mas se fosse meu, eu jogaria com essas mudanças.
. Eu não sei se eu fiquei tão ranzinza mesmo, talvez seja isso, ou o jogo parece ser muito quebrado. Vocês tem essa impressão?
Salve
Pois é cara, vejo que a maioria dessas regras veio mesmo para resolver questões encontradas durante possíveis testes.
Pessoal que jogo também acha estranhas algumas, então vamos a minha opinião a respeito:
· Nascimento de zumbi na bifurcação
Descaradamente uma regra criada para resolver a questão de que lado se segue quando isso acontece. O pior é que
inventaram a regra de que o zumbi gordo ( fat ) sempre aparece com duas companhias, o que significa que na
bifurcação aparecem 3 zumbis novos em outra direção.
Aqui essa regra recebeu o apelido de "mitose"

Na Black Plague, essa regra mudou. Não tem mais isso...
· Sobrevivente que só atira nos amigo se não tiver mão firme
A regra diz que a ordem de preferência é acertar o sobrevivente primeiro. Parece surreal que toda vez que se atire
no grupo, o sobrevivente que leva tiro. É como Jornada nas Estrelas que o cara de vermelho sempre é o primeiro a
levar tiro. Uma regra que me parece ter sido implementada para evitar que um sobrevivente entre no grupo dos
zumbis e os outros o salve atirando no grupo.
Na Black Plague mudou essa regra também, o sobrevivente SÓ é atingido se o atacante ERRAR o disparo.
· Perda de itens quando é mordido
Parece uma regra que entrou apenas para valorizar mais a sobrevivencia e o jogador pensar mais em
se arriscar menos.
Na Black Plague essa regra não existe mais.
· Zumbi priorizando mais sobreviventes longes do que perto
Em muitos dos filmes o que se vê é que os zumbis tem a tendência de serem mais atraídos por ruídos do
que pela visão. O estranho é que no jogo eles falam que a visão tem mais importância, mas essa regra
fica estranha. Me pareceu mais para colocar um elemento estratégico ou para dar alguma importância
maior a possibilidade de "fazer barulho".
Mas sempre me parece estranho que um zumbi que esteja indo na direção de alguém no qual está focado
prefira desviar para outra direção... Mesmo que a função cerebral dele esteja comprometida...
Também mudou na Black Plague... A distância mais curta é prioritária.
· Zombivivente reagindo como um sobrevivente ( humano ) normal
Me parece mais para incluir a possibilidade mais de pancadaria do que era antes. Ou para partir
para uma fanfarronice parecida com a dos filmes A Volta dos Mortos Vivos ( se ainda não assistiu,
o faça, vale umas risadas ).
E isso ainda não apareceu na Black Plague.
Resumindo tudo :
Toda vez que alguém pergunta por qual caixa começar, a resposta que dou fica óbvia pelo colocado
acima...