
Eu sempre quis e ainda quero todas expansões do Eldritch Horror. Eu esperei um tempo pra pegar “montanhas da loucura” por conta do preço de R$220,00 ........( kA entre nós, é o preço de muitos jogos completos ). Pra minha sorte, com os descontos da Black + pagamento a vista ficou R$162,00.
Chegou “montanhas da loucura” finalmente. E ai, vale a pena mesmo?
Muita gente tem vontade de comprar e fica na duvida do que vai mudar no jogo, o que vai adicionar.... vamos aos fatos.
Do que já tinha, o que veio a mais?

Eu fiquei desapontado com isso, porque era justamente o que eu mais queria, pois como eu jogo muito EH, as cartas de encontro são muito repetidas pra mim, e adicionar apenas 4 em cada cidade é muito pouco. 6 cartas para encontro em outro mundo também é pouco. As cartas novas de expedição eu acho até desnecessário, uma vez que é pouco usado no jogo, poderiam poupar essas para fazer mais cartas das cidades comuns.

A quantidade de recursos, feitiços e artefatos são ótimos, bem como a qualidade do conteúdo deles, achei levemente melhores que os recursos da base. As 32 novas condições também agrega positivamente, dando um pouco mais de novidade.

8 novos investigadores é um numero bem expressivo, com certeza é um ponto positivo, abrindo o leque de opções de estratégia de quais usar, alem de sair dos mesmos da caixa base.

Também fiquei desapontado com apenas 2 anciões. Vale lembrar que o setup desses anciões, gera um baralho de 20 cartas de mito, diferente dos clássicos 15 dos outros anciões, ou seja, o jogo pode ir até 20 turnos. E diferente da caixa base, esses dois anciões tem 7 cartas de mistério cada, diferente das clássicas 4 cartas dos anciões da caixa base, aumentando um pouco mais a rejogabilidade contra esses anciões, embora, precise revolver 4 mistérios, e não 3.

Alem de novos monstros, alguns contam com formas diferentes de combate, com testes diferentes dos de determinação para enfrenta-los, isso é legal porque alguns investigadores podem ser mais eficientes para esses tipos.
Do que já tinha, são essas as adições. Eu esperava mais quantidade de cartas de encontros e anciões, e pouparia tantos investigadores se o problema é custo de fabricação. Se fosse dar uma nota para esse conteúdo, daria um 6,0.
_________________________________________________________________________________________________________
E as novidades?
Aqui o problema é mais grave.

Um tabuleiro bacana, que agora conta com ações locais no tabuleiro propriamente dito, algo que não existe no tabuleiro da base. As cartas de encontro, pistas e portais respectivos ao tabuleiro auxiliar estão presentes. O que foge a regra é que encontro de pesquisa no tabuleiro auxiliar, requer o uso exclusivo das cartas de encontro de pesquisa da Antártida, e não do ancião em questão, a não ser que você faça encontro de pesquisa no tabuleiro base.

Recursos exclusivos também é bem bacana pra inovar mais o jogo, muitas dessas cartas permitem colocarmos marcadores em cima, consequente de algo que fazemos solicitado na carta, e o acumulo desses marcadores aumenta o beneficio que iremos ganhar. É uma das coisas mais bacanas da expansão.

Uma nova ação, chamada concentração, permite que o investigador adquira 1 token desse amarelinho. Eles podem ser usados pra rerrolar um dado em qualquer teste, assim como as pistas. Esses tokens também serão solicitados como forma de pagamento para alguns sucessos em alguns encontros ou uso de recursos. Uma pena que só terá uma maior interação com as próprias cartas novas da expansão. Esperemos que as demais expansões explore também o uso da concentração.

A maior novidade da expansão é uma faca de 2 gumes, porque é uma ideia muito boa, aplicada muito mal. As cartas de prelúdio por exemplo, é uma ideia genial porque ela muda o setup do jogo, aumentando a rejogabilidade, mas o primeiro problema é que são miseras 6 cartas, e logo você vai se deparar com a mesma. As cartas de aventura é uma novidade bacana porque fica exposta mais uma coisa a ser feita sem obrigação, que trás beneficio se cumprida, só é uma pena dar atenção a mais uma tarefa quando já se tem muitas obrigações no jogo, talvez seja mais adequando com 6 investigadores ou mais.
O GRANDE PROBLEMA DA EXPANSÃO!!!!!!!!!!!!!!!!
O tabuleiro auxiliar e seus agregados, só pode seu usado exclusivamente contra um ancião, o “ascensão das criaturas ancestrais”!!!! É isso mesmo que você leu. Veja na integra:

Essa é sem duvida a maior decepção da expansão, a ponto de repensar no investimento já que estamos falando de 219,90 ( 04/01/2017 ).
Outro grande problema é se os jogadores adotarem sempre usar a carta de prelúdio. Isso vai impor que eles só consigam usar as cartas de aventura, se por sorte do destino, for sacada uma carta de prelúdio especifica chamada “arauto da perdição vinda da Antártida”, qualquer outra carta não fará uso das aventuras. E alem disso, mesmo tirando essa carta, caso você já tinha escolhido o ancião “ascensão das criaturas ancestrais”, também não vai usar as cartas de aventura.
Eles mesmos vendo toda essa lambança, decidiram colocar exceções para dar chance aos jogadores de usar a expansão sem precisar de sorte em pleno setup, sem mesmo ter começado a jogar o jogo, com essas regras abaixo:

Essa regra do controle de destino acaba por matar a própria proposta, deixando claro os problemas mecânicos que as novidades carregam. Fiquei com a impressão que as novidades foram projetadas com boas intenções, mas na hora dos testes deu esses problemas, e talvez por falta de tempo ou outro motivo que não sei, foram empurradas para expansão goela abaixo com essa regra ridícula “controle seu destino”.
Analisando a expansão como um todo, e o preço que paguei de 162,00, eu fiquei quase satisfeito, não chego a me arrepender porque gosto muito do jogo, mas seria justo um maximo de 150,00 reais pelo que é oferecido, principalmente pela forma que foi oferecido, com problemas graves de mecânica, vindo de um jogo de mecânica competente.