Como eu já havia comentado, aos poucos vou repostando minhas matérias que escrevi no antigo blog por aqui... e o hoje vou repostar o primeiro texto que escrevi, a mais de 3 anos e meio atrás, então não reparem muito se estiver muito ruim!!! =]
Vamos lá...
"
Vamos falar do primeiro boardgame lançado pela editora MS Jogos, fundada pelos grandes Marcos Macri (design de jogos) e Diego Sanches (design gráfico).... Rufem os tambores...
Os componentes são de excelente qualidade e podem ser comparados a nível de jogos importados, a caixa do jogo possui inclusive um acabamento superior aos importados fazendo com que um de nós inclusive chegasse a pensar que era um jogo europeu. Os tiles do jogo são excelentes de material extremamente resistente e grande durabilidade. Nesse quesito deixou a desejar apenas no dinheiro do jogo que são moedas lisas de resina, poderia ter utilizado uma resina mais festiva de cor mais viva e alegre.
No quesito diversão ele peca um pouco pela falta de intereção direta entre os jogadores (tipico dos eurogames), mas apesar de pequena ela ainda existe, o que garante muita diversão para todos os envolvidos.

A jogabilidade em si foi muito bem trabalhada, não deixando furos para a discussão, e mantendo sempre um equilibrio estratégico, por mais que uma estratégia tenha furado o jogador sempre tem uma certa chance de se recuperar até o final da partida podendo alcançar a vitória, tendo ai um ponto forte em que o jogo é disputado até o final e em nenhum momento deixando totalmente clara a vantagem que um jogador esta levando.
No quesito re-jogabilidade (quantas vezes é possível jogar antes de se tornar repetitivo), o jogo tem uma grande vantagem que é a impossibilidade que você faça a mesma jogada sempre, é impossível iniciar uma partida já pensando em uma estratégia, a cada partida é necessário jogar de forma completamente diferente da outra, mantendo sempre aquela expectativa com relação ao inicio da partida.
O preço é inquestionável, pela qualidade dos materiais o preço esta inclusive abaixo do padrão praticado no Brasil, jogos com material de qualidade inferior tem custado mais caro no mercado, outras editoras deveriam tomar esse exemplo e criar jogos de qualidade com preço mais justo.
O jogo tem um certo grau de dificuldade, não sendo dos mais difíceis, mas passa longe de ser fácil, logo ele não é recomendado para apresentar a um amigo que ainda esta se introduzindo aos jogos de tabuleiro. Para jogadores experientes o jogo quase pode ser considerado fácil, aprendendo praticamente tudo que é necessário com apenas uma rodada.
"
É isso, algumas coisas do texto talvez não sejam mais compatíveis com a realidade atual, e deu pra notar que o review foi feito com a primeira edição do jogo que já não está mais disponível no mercado.
Até a próxima postagem o/