Por Jordan Goddard
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/blogpost/58869/designer-diary-lotus-or-everything-blooms-time
Olá! Somos Jordan e Mandy Goddard. Sim, você adivinhou - nós somos casados, e nós desenvolvemos jogos juntos. Nós amamos ter a chance de trabalhar em projetos juntos em nosso tempo livre, e que hobby melhor do que este em que temos de jogar jogos o tempo todo? Aqui está a história de como nosso último jogo, o
Lotus, surgiu e como ele evoluiu ao longo de dois anos ...
Lotus é um jogo onde as mecânicas foram desenvolvidas primeiro, e em seguida, cresceu em seu belo tema ao longo do caminho. O processo começou durante o verão de 2014. Nosso objetivo inicial era criar um jogo de tabuleiro usando cartas e sem tabuleiro. Começamos a brincar com a forma como as cartas são seguradas em sua mão e como essa mesma forma em abanar poderia ser colocada para baixo sobre a mesa para criar um círculo cheio de cartas. Isto conduziu ao desenvolvimento da mecânica base do jogo com cinco combinações diferentes, variando de três cartas a sete cartas. Usando uma pequena geometria para identificar o ângulo exato de sobreposição para cada conjunto, fomos capazes de orientar a colocação de cada carta para uma forma limpa de cada vez.

Não demorou muito para que o mecanismo de colocação de cartas nos conduzisse naturalmente a um tema de construção de flores. Esse tema, além de nosso desejo de uma experiência de jogo de tabuleiro, levou à adição de meeples de borboleta para serem usados no controle de área das flores do jardim. Nós demos ao projeto o nome "Bloom" e começamos a trabalhar em um manual de regras e em ilustrações das cartas de pétalas.
Nem sempre faz sentido investir na arte completa tão cedo no processo de design do jogo, mas neste caso, as cartas de pétalas realmente ajudam a habilitar o mecanismo, fornecendo guias para colocar a próxima carta no conjunto. A arte também fornece um indicador visual do progresso em direção à conclusão de cada flor, o que é útil durante a jogabilidade. Tivemos um protótipo de arte completa feito para confirmar se a nossa visão funcionava como esperávamos. Era hora de passar para playtesting!

Graças à grande comunidade do Unpub e do Blue Noodle, fomos capazes de mostrar o nosso design para um grande número de pessoas maravilhosas e receber feedback incrivelmente valiosos. Inúmeras horas de playtesting e várias iterações, forneceram sugestões detalhadas para nos ajudar. Nós também nos apoiamos na comunidade Reddit, especificamente o TabletopGameDesign, para alguns comentários iniciais sobre arte e conceitos gerais do jogo. Podemos dizer que este processo conduziu a algumas grandes amizades.
Daryl Andrews, Gil Hova, Jordan Goddard, Ian Zang, Tony Miller, Mandy Goddard, Isaac Shalev (atrás)
Tiffany Caires, Daniel Newman (frente)
Aproximadamente 1 ano em nosso projeto, no verão de 2015, nós fizemos parceria com a Renegade Game Studios. Foi uma experiência maravilhosa trabalhar com a equipe Renegade e colaborar com a sua rede alargada de designers de jogos e artistas. Enquanto os principais mecanismos do jogo permaneceram inalterados, houve algumas melhorias significativas feitas como resultado do trabalho com a nova equipe.
Tema e Estética Visual
Nós aprendemos que o nome "Bloom" já foi tomado por um jogo europeu, então nós começamos a pensar em alternativas. (Dois exemplos foram "Blossom" e "Garden in Bloom".) A decisão final para "Lotus" não surgiu até que discutimos sobre a arte da caixa. Kane Klenko (designer de
Covert,
Fuse e
Dead Men Tell No Tales) liderou a direção de arte para Lotus e nós lhe devemos um enorme obrigado por quão lindamente tudo se uniu. As ilustrações foram fornecidas por Chris Ostrowski e design gráfico por Anita Osburn - que equipe incrível!
A tampa da caixa ficou limpa, convidativa, com um sentimento misterioso, e com o uso do espaço em branco negativo para chamar a atenção à arte inspirada na Ásia. As cartas de pétalas trazem o jogo à vida com suas cores brilhantes e arrojadas, com imperfeições naturais que não permitem que duas flores completas pareçam exatamente iguais.
O tema final foi um resultado da direção artística - ou pelo menos de um sentimento que a arte evocou. Os jogadores são convidados para um misterioso jardim de lótus onde eles competem por flores, a fim de aproveitar a sabedoria que as flores místicas fornecem. Cada jogador também comanda um conjunto de guardiões de insetos que os ajuda a ganhar o controle das flores e ajuda-os a ganhar habilidades especiais para tornar sua missão mais bem-sucedida.
Mecanismos e Componentes
Para o que pode parecer um conjunto bastante simples de regras, o jogo colocou uma série de desafios para nós durante o playtesting. É interessante olhar para trás agora para lembrar o quanto ele realmente mudou ao longo de dois anos em desenvolvimento.
Abaixo estão alguns exemplos de idéias testadas que não chegaram à versão final do jogo. Também mostramos as questões que impediram que essas ideias funcionassem e a solução implementada na versão final de
Lotus.
Alguns ajustes a mais e atualizações de terminologia, e finalmente tivemos as regras de
Lotus. Os componentes finais também estavam tomando forma, incluindo uma mudança de usar apenas meeples borboleta para incluir três outras criaturas - joaninhas, libélulas e lagartas - para completar a mistura de guardiões de insetos.
A parte mais satisfatória de todo o processo foi apoiar o lançamento de
Lotus no estande da Renegade durante a Gen Con 2016. A recepção do jogo foi tão positiva, e estamos empolgados em ver outras pessoas gostando de brincar com suas famílias e amigos. Se você tiver a chance de jogar, gostaríamos de ouvir seus comentários no Twitter @JordanandMandy.
Muito obrigado a todos que nos ajudaram ao longo do caminho!
Jordan and Mandy Goddard