rsalbertos::Bombardium:::Caos Megistus::::Só algumas correções (mimimi), uhauhuaua
1. Lá em cima o nome do Azatoth está como Akatosh.
2. Não joguei muitas vezes o Eldritch, mas acho q dizer quão o ancião mais dificil é uma matéria complicada.Será que Cthulhu realmente é o mais difícil?
3. O Lovecraft não escreveu terror. Ele escreveu horror. A diferença é pequena mas muito válida. Filmes como "A casa de cera", "Jogos Mortais" e "O Albergue" são filmes de terror; filmes como "A bruxa", "A bruxa de Blair" e "A invocação do mal" são filmes de horror - apesar de na concepção do brasileiro tudo ser a mesma coisa, inclusive pra muitos sites especializados.
Mas a resenha foi muito válida. Deu uma visão geral do jogo, mas sem ser simplista: pelo contrário, aprofundou onde deveria, está de parabéns!
Pessoalmente, apesar de ser fã das histórias do Lovecraft, de ter jogos inspirados na mitologia dele, o Eldritch acaba sendo meio "ok" pra mim. Acho q ele peca no momento em que os mistérios são resolvidos pondo-se pistas ou marcadores tétricos. Acaba por tornar o jogo um jogo de cálculo, e não de investigação - como nos contos. Pior do q ele nesse aspecto só o Arkham Horror. Por isso prefiro mais o Mansions of Madness e o jogo que saiu agora, do Arkham Horror LCG, apesar deste último ainda ter alguns resquícios disso. Mas é um jogo bom. Eu mesmo quero colocá-lo na coleção, mas só depois do Mansions segunda edição. 
1 e 3 - Ambos foram corrigidos, obrigado pelo feedback.
O texto vai ficando tão grande que algumas coisas passam batido. rs
A minha intenção foi escrever horror, eu sei a diferença entre os dois. Akatosh é deus do Elder Scrolls. 
2 - Irmão, mecanicamente acho que 90% das pessoas que jogaram todos os Anciões vão afirmar que o Cthulhu beira o impossível. Eu mesmo, nem joguei contra ele, mas pelo que já li dele, e já vi em gameplay, não faço ideia como se vence aquilo.
E eu também acho que poderia ter outro modos de se fechar mistérios. Vários deles se fecham da mesma forma.
Vamos bolar uma variante para resolução alternativa dos mistérios =D?
Participo dessa ideia ai ein...
Bombardium, pois é, eu num sei se o Cthulhu é realmente o mais difícil, pq não joguei o suficiente o jogo pra saber. Mas assim, levando em conta que os Arkham Horror Files são inspirados no RPG Call of Cthulhu, o Cthulhu ser o mais difícil seria tematicamente errado. Outros anciões, como Shub Nigurath ou Yog-sothoth são muito mais poderosos. Claro q se tratando dos antigos, isso não faz diferença: nos contos acaba por ser impossível enfrentá-los, menos, justamente, no caso de Cthulhu, que no seu conto levou um golpe de um barco a vapor de um marinheiro norueguês.
Mas cara, foi como eu disse, e o pessoal tá dizendo: a resenha foi excelente. Continua com mais resenhas assim, explicando tudo, q é sucesso!
rsalbertos, não sei como solucionar isso. Mas é brochante pra mim q acompanho os mythos q os mistérios sejam resolvidos assim. Talvez por isso eu goste tanto do mansions, mesmo que o setup dele seja um pesadelo: a imersão é maior, tem-se realmente a impressão de q se está investigando e os mistérios são resolvidos de diversas formas, apesar dos inúmeros furos que a primeira edição tem. Por isso a segunda edição é compra certa!