Acabei de tirar minhas dúvidas com o próprio designer, Daniel Alves, e vim compartilhar com a galera, caso não sejam apenas minhas.
Talvez o manual tenha sido vago em algum ponto, ou eu passei batido por alguma informação na ansiedade de jogar, ou alguma coisa está diferente na versão que joguei (protótipo), ou até mesmo uma junção de tudo isso, mas agora tudo ficou bem claro e já quero comprar a versão definitiva!
As cartas do Cheshire são "travadas" mesmo (a la Terra Mystica) e ficam no mesmo espaço durante todo o jogo. Elas não são compradas, mas apenas ativadas, uma ou mais vezes, de acordo com a quantidade de dados da mesma cor usados na ação do Gato.
O que mais estava me confundindo eram as cartas de 1 ou 2 pontos de vitória, pois eu não tinha entendido que elas consistiam em um monte a parte, assim como o de objetivos. Dessa forma, haverá uma carta passível de sorteio entre as ações do Cheshire que ficará acompanhada do monte de pontos, e eu estava embaralhando os pontos junto das demais cartas pra sorteio, o que não fazia sentido nenhum. Dã!
Por fim, se algum monte desses auxiliares se esgota, aí ninguém compra mais mesmo se ativar aquele poder. Mas geralmente a partida vai acabar antes.
Ansioso para jogar novamente!
Abraço e valeu pela paciência, galera!