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  4. Leitura das Cartas Crossroads e Regras Caseiras

Leitura das Cartas Crossroads e Regras Caseiras

Dead of Winter: Um Jogo de Encruzilhadas
  • avatar
    danfnd15/12/16 13:45
    avatar
    danfnd
    15/12/16 13:45
    122 mensagens MD

    Fala galera,
    Então, joguei apenas duas vezes o Dead of Winter e gostaria de saber de que forma vocês têm lidado com as cartas Crossroads.
    É o seguinte, o manual diz que quando o gatilho da carta é ativado o jogador deve ler todo o seu conteúdo e só então será tomada a decisão sobre qual caminho seguir.

    Porém, fiquei com a impressão de que essa forma não seria a melhor, pois talvez seja mais interessante não expor todo o seu conteúdo logo de cara.
    Li no fórum do BGG que há algumas regras caseiras sendo usadas, que seriam as seguintes:

    1) ler apenas a introdução e as opções a se seguir, mas sem revelar as consequências das decisões possíveis. A consequência para o jogo só seria lida APÓS a escolha do caminho a seguir;

    2) ler a introdução e apenas as consequências das decisões, sem revelar a história por trás daquela decisão. Essa história só seria lida APÓS a tomada de decisão.

    3) ler a introdução e fazer um resumo simples das opções e das consequências. A história por trás da opção só seria lida APÓS a decisão tomada.

    A ideia por trás dessa discussão é tentar trazer mais imersão e realismo ao jogo, pois a história derivada de cada decisão só seria conhecida após a escolha de qual caminho seguir. Por outro lado, há quem diga que não saber de antemão a consequencia para o jogo torna a decisão um pouco "aleatoria" e ainda pode garantir uma vantagem para aqueles que já jogaram e conhecem a carta.

    Então, alguém costuma jogar com com regras caseiras para as cartas Crossroads?

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  • aioaugusto
    171 mensagens MD
    avatar
    aioaugusto15/12/16 14:17
    aioaugusto » 15/12/16 14:17

    Não joguei o jogo, mas acredito que o mais imersivo e obvio seria a opção 1.

    Contudo vamos ver opinião de quem já jogou...

    0
  • FelipeTFilietaz
    50 mensagens MD
    avatar
    FelipeTFilietaz15/12/16 14:19
    FelipeTFilietaz » 15/12/16 14:19

    Não entendo como a pessoa saber qual a consequência das suas escolhas torna o jogo mais real, para mim acontece o contrário. Acredito que foi feito dessa forma para que exista mais controle e a pessoa e a mesa saibam qual a decisão tomar e possam julgar se as ações dessa pessoa são de um traidor ou não.

    Na vida vc toma decisões que parecem mais obvias e sensatas, mas as consequências não são previsíveis. Acredito que o jogo queira simular isso parcialmente.

    Acho que a variante 1 se encaixaria melhor, vc tem que jogar e ver o que sente. Acredito que estragaria um pouco no caso de ter alguém na mesa que conheça bem o jogo. E as vezes podem gerar resultados bem desagradáveis.

    0
  • XANDAO13BR
    908 mensagens MD
    avatar
    XANDAO13BR15/12/16 17:31
    XANDAO13BR » 15/12/16 17:31

    Estas cartas representam os dilemas, as chamadas encruzilhadas, a serem resolvidos pelo jogador. Então faz parte da mecânica principal do jogo, e de sua temática, o conhecimento por todos dos efeitos de cada uma das escolhas. Ela serve exatamente para isso, colocar o jogador em uma escolha difícil, e se restar escondida a resposta, esta variável deixa de existir, passa a ser aleatório. 

    Não se pode esquecer que é um jogo que apesar de ser semi-cooperativo, somente vence aquele que conseguir cumprir o seu objetivo individual, que na maioria das vezes é egoista, e ainda há a possibilidade de existir um traidor entre os jogadores.

    Então mudar isso você tira uma boa parte da dinâmica de conflito que este jogo proporciona na mesa.

    Aliás, já testei esta modalidade de house rule (pensava assim como você) logo no começo quando comprei este jogo no início deste ano, joguei algumas vezes assim, e quando realmente entendi a razão desta regra, e passei a jogar conforme o manual, as partidas mudaram completamente no nosso grupo, melhorando em muito a interação e a diversão.   

    1
  • joaoclaudio
    3449 mensagens MD
    avatar
    joaoclaudio15/12/16 20:11
    joaoclaudio » 15/12/16 20:11

    XANDAO13BR::Estas cartas representam os dilemas, as chamadas encruzilhadas, a serem resolvidos pelo jogador. Então faz parte da mecânica principal do jogo, e de sua temática, o conhecimento por todos dos efeitos de cada uma das escolhas. Ela serve exatamente para isso, colocar o jogador em uma escolha difícil, e se restar escondida a resposta, esta variável deixa de existir, passa a ser aleatório. 

    Não se pode esquecer que é um jogo que apesar de ser semi-cooperativo, somente vence aquele que conseguir cumprir o seu objetivo individual, que na maioria das vezes é egoista, e ainda há a possibilidade de existir um traidor entre os jogadores.

    Então mudar isso você tira uma boa parte da dinâmica de conflito que este jogo proporciona na mesa.

    Aliás, já testei esta modalidade de house rule (pensava assim como você) logo no começo quando comprei este jogo no início deste ano, joguei algumas vezes assim, e quando realmente entendi a razão desta regra, e passei a jogar conforme o manual, as partidas mudaram completamente no nosso grupo, melhorando em muito a interação e a diversão.   

    Concordo contigo. Se fosse um jogo full coop talvez tivesse essa mecânica de esconder os resultados, mas dessa maneira o jogador pode querer manipular a escolha para um benefício próprio. 
    Se o jogo é sem traidor e sem objetivo pessoal, acho que vale a pena tentar uma variante. 

    0
  • danfnd
    122 mensagens MD
    avatar
    danfnd16/12/16 01:21
    danfnd » 16/12/16 01:21

    XANDAO13BR::Estas cartas representam os dilemas, as chamadas encruzilhadas, a serem resolvidos pelo jogador. Então faz parte da mecânica principal do jogo, e de sua temática, o conhecimento por todos dos efeitos de cada uma das escolhas. Ela serve exatamente para isso, colocar o jogador em uma escolha difícil, e se restar escondida a resposta, esta variável deixa de existir, passa a ser aleatório. 

    Não se pode esquecer que é um jogo que apesar de ser semi-cooperativo, somente vence aquele que conseguir cumprir o seu objetivo individual, que na maioria das vezes é egoista, e ainda há a possibilidade de existir um traidor entre os jogadores.

    Então mudar isso você tira uma boa parte da dinâmica de conflito que este jogo proporciona na mesa.

    Aliás, já testei esta modalidade de house rule (pensava assim como você) logo no começo quando comprei este jogo no início deste ano, joguei algumas vezes assim, e quando realmente entendi a razão desta regra, e passei a jogar conforme o manual, as partidas mudaram completamente no nosso grupo, melhorando em muito a interação e a diversão.   


    Então Xandao, o meu objetivo era justamente esse: saber se alguém ja havia utilizado regras caseiras como essas e ver como foi sua experiência de jogo. No seu caso, você e seu grupo preferiram utilizar as regras do próprio manual, mas te pergunto: se você utilizasse as variantes 2 ou 3 já não seria o suficiente para resolver o problema? Ou seja, as consequências seriam reveladas, e apenas a história ficaria guardada até a decisão do caminho a ser tomado.

    Me parece estranho que antes mesmo de tomar a decisão os jogadores já saibam o que irá acontecer...como as consequências geralmente são genéricas (ex. perca 1 de moral), acho plausível que a história seja revelada após a decisão. Entretanto, ainda não sei qual será o impacto disso no jogo.
    Valeu!

    0
  • MoaJr
    431 mensagens MD
    avatar
    MoaJr24/12/16 12:31
    MoaJr » 24/12/16 12:31

    XANDAO13BR::Estas cartas representam os dilemas, as chamadas encruzilhadas, a serem resolvidos pelo jogador. Então faz parte da mecânica principal do jogo, e de sua temática, o conhecimento por todos dos efeitos de cada uma das escolhas. Ela serve exatamente para isso, colocar o jogador em uma escolha difícil, e se restar escondida a resposta, esta variável deixa de existir, passa a ser aleatório. 

    Não se pode esquecer que é um jogo que apesar de ser semi-cooperativo, somente vence aquele que conseguir cumprir o seu objetivo individual, que na maioria das vezes é egoista, e ainda há a possibilidade de existir um traidor entre os jogadores.

    Então mudar isso você tira uma boa parte da dinâmica de conflito que este jogo proporciona na mesa.

    Aliás, já testei esta modalidade de house rule (pensava assim como você) logo no começo quando comprei este jogo no início deste ano, joguei algumas vezes assim, e quando realmente entendi a razão desta regra, e passei a jogar conforme o manual, as partidas mudaram completamente no nosso grupo, melhorando em muito a interação e a diversão.   

     
    Isso se agrava quando a decisão tem que ser coletiva, pois as vezes sem conhecer as consequências as pessoas pré supõem que se votar positivo é coisa boa e negativo coisa ruim, ai quando acontece o contrário gera muitas discussões na mesa...também jogava sem revelar o conteúdo, mas mudei isso nas ultimas partidas, a unica house rule que colocamos é que quando o personagem está em um local sozinho e dispara uma crossroad a decisão é Puramente dele sem poder os outros jogadores influenciar na decisão

    0
  • therocker0
    19 mensagens MD
    avatar
    therocker024/12/16 13:25
    therocker0 » 24/12/16 13:25

    Sobre a leitura das cartas crossroads:

    Eu puxo uma carta sempre que for a vez de um jogador ou quando se passar um turno?

    Vaaleu :D

    0
  • danfnd
    122 mensagens MD
    avatar
    danfnd24/12/16 14:30
    danfnd » 24/12/16 14:30

    MoaJr::
    XANDAO13BR::Estas cartas representam os dilemas, as chamadas encruzilhadas, a serem resolvidos pelo jogador. Então faz parte da mecânica principal do jogo, e de sua temática, o conhecimento por todos dos efeitos de cada uma das escolhas. Ela serve exatamente para isso, colocar o jogador em uma escolha difícil, e se restar escondida a resposta, esta variável deixa de existir, passa a ser aleatório. 

    Não se pode esquecer que é um jogo que apesar de ser semi-cooperativo, somente vence aquele que conseguir cumprir o seu objetivo individual, que na maioria das vezes é egoista, e ainda há a possibilidade de existir um traidor entre os jogadores.

    Então mudar isso você tira uma boa parte da dinâmica de conflito que este jogo proporciona na mesa.

    Aliás, já testei esta modalidade de house rule (pensava assim como você) logo no começo quando comprei este jogo no início deste ano, joguei algumas vezes assim, e quando realmente entendi a razão desta regra, e passei a jogar conforme o manual, as partidas mudaram completamente no nosso grupo, melhorando em muito a interação e a diversão.   

     
    Isso se agrava quando a decisão tem que ser coletiva, pois as vezes sem conhecer as consequências as pessoas pré supõem que se votar positivo é coisa boa e negativo coisa ruim, ai quando acontece o contrário gera muitas discussões na mesa...também jogava sem revelar o conteúdo, mas mudei isso nas ultimas partidas, a unica house rule que colocamos é que quando o personagem está em um local sozinho e dispara uma crossroad a decisão é Puramente dele sem poder os outros jogadores influenciar na decisão


    Só acrescentando mais uma informação. O aplicativo oficial da PlaidHat Games para o Dead of Winter ( Crossroads Companion App de Emerson Matsuuchi https://appsto.re/br/QfD06.i ) apresenta as cartas em 3 estágios. No primeiro, o jogador só tem acesso ao "trigger". Se ele acontecer, o 2. estágio faz uma introdução do acontecimento e apresenta as opções disponíveis. É só no 3. estágio, após a escolha da opção a seguir, que o aplicativo permite visualizar a consequencia daquela escolha.

    Não sei por qual motivo a empresa desenvolveu um aplicativo que não segue a regra do manual, mas talvez tenha sido para atender alguma demanda dos jogadores.

    Valeu


    1
  • danfnd
    122 mensagens MD
    avatar
    danfnd24/12/16 14:32
    danfnd » 24/12/16 14:32

    therocker0::Sobre a leitura das cartas crossroads:

    Eu puxo uma carta sempre que for a vez de um jogador ou quando se passar um turno?

    Vaaleu :D


    Se não me engano, no começo do turno do jogador aquele que estiver a sua esquerda já tira uma carta crossroad e vai acompanhando a jogada pra ver se o gatilho dela é acionado.

    0
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