Meu pensamento sobre isso seria:
Regra um - Ser obrigado a avançar em direção ao inimigo. Com exceção de JÁ ESTAR DO LADO DO GLADIADOR INIMIGO quando COMEÇAR SUA VEZ, assim, você pode atacar e recuar para onde desejar.
Em primus: Se você estiver no alcance de atacar apenas UM gladiador inimigo deve se mover até ele e atacar. Se não, você pode escolher em direção a quem você pretende se mover.
Regra dois - Para não ter que ficar rolando dados de iniciativa a cada turno, quem tiver a maior quantidade de dados vence a iniciativa e pode decidir quem começa a mover/atacar, assim, acredito que balanceie o jogo para os gladiadores voltados para a movimentação que são prejudicados pela regra um.
Se der empate na quantidade de dados: O que tinha mais dados no turno anterior continua como vencedor da iniciativa.
Caso de empate no primeiro turno, rola-se o dado normalmente, quem tiver a maior soma vence.
Em primus: O grupo que tiver a maior soma de dados vence a iniciativa, caso de empate, o time que tiver o gladiador com o maior número de dados vence a iniciativa, caso dê empate, rola-se os dados.