Mestre dos Dados: Resenha Harry Potter Boardgame
Olá galera, de volta para trazer mais uma resenha para vocês, dessa vez com o meu projeto pessoal de print and play, o Harry Potter Boardgame, jogo ambientado no universo de Harry Potter que estou fazendo em parceria com o Frederico Monteiro. O jogo é para 2 a 4 jogadores com um tempo médio de 60 a 90 minutos por partida.
Temática
Bem, como o próprio nome do jogo já diz, ele tem a temática do mundo bruxo de Harry Potter, retirada principalmente dos filmes da franquia, cada jogador está no jogo como se fosse um dos alunos da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e ao longo da partida vai fazendo tarefas que irão lhe render pontos para a sua casa, para assim, ao final da partida ser a casa vitoriosa do jogo.
Mecânicas
O jogo possui algumas mecânicas envolvidas, desde coleta de recursos, administração de cartas, alocação de trabalhadores (alunos), pontos de ação e rolagem de dados, mas as principais e mais importantes mecânicas no jogo são a rolagem de dados, pontos de ações e a alocação de trabalhadores. Abaixo eu vou explicar melhor como funciona cada uma das principais mecânicas do jogo.
A alocação de trabalhadores (na verdade alunos) é bem simples, como em muitos jogos euros por aí, você tem um único meeple que representa o seu aluno em jogo, você deve colocá-lo em locais do tabuleiro para receber os benefícios descritos nos locais imediatamente, cada local de jogo tem funções diferentes e vai dar certos benefícios para o jogador. O local pode ter qualquer quantidade de alunos, mas alunos nos mesmos locais podem ser desafiados para um duelo de bruxos.
A mecânica de pontos de ações funciona de um modo bem simples também, cada jogador possui 2 pontos de ações por horário do dia, que ele vai poder usar entre duas ações possíveis que são mover ou explorar. Quando você se move para um local não basta você estar nele para receber os seus benefícios, você deve explorar o local (acho que ainda vou mudar esse nome de explorar para oura coisa), recebendo assim os benefícios descritos no mesmo.
A rolagem de dados, uma mecânica da qual muitos não gostam devido ao fator sorte, vai também estar presente no jogo, mas calma, o fator sorte aqui é bem controlado e lhe dá poucas margens de erros nos dados, basicamente você vai fazer a rolagem de dados em vários pontos do jogo, como combates, alguns eventos, coleta de recursos e duelos com outros alunos bruxos, a margem de acerto nos dados é de 50% para todos os alunos e pode ser controlada melhor com alguns itens no jogo.
Objetivo
O objetivo do jogo é bem simples, ganhar pontos para a sua casa sair vitoriosa no final. No jogo existem várias maneiras dos alunos ganharem pontos, como aprendendo feitiços, criando poções, realizando eventos locais, adquirindo aliados, derrotando criaturas, duelos bruxos etc, a forma como cada uma vai escolher para ganhar os pontos depende da estratégia de cada jogador, as maneiras são muitas, cada um faz a sua melhor estratégia.
Sequência do Turno
O turno segue sempre em sentido horário a partir do jogador inicial, cada turno é dividido em três horários, que são eles, o horário da manhã, tarde e noite. Em cada horário o aluno tem dois pontos de ações para gastar da maneira que ele achar melhor (descrição das ações abaixo), cada horário não tem nada de diferente inicialmente, mas alguns locais externos podem oferecer alguma dificuldade ao serem explorados no período da noite (melhor descrição sobre locais mais abaixo). Abaixo está a descrição das ações que cada aluno pode fazer durante cada um dos seus horários.
Mover: o aluno se move de um local do tabuleiro para outro local a sua escolha.
Explorar (nome da ação em análise): O aluno explora o local onde está o seu meeple, recebendo assim os benefícios descritos no local.
O aluno pode explorar ou se mover duas vezes se desejar, mas mover duas vezes é praticamente desperdício de ações.
O turno do jogo é bem simples e acredito que fácil de pegar logo de cara, o jogo segue nesse esquema por 7 turnos, cada turno com três rodadas de horários, com os jogadores sempre passando do jogador inicial ao jogador a sua esquerda no final de cada turno.
Tabuleiro
O jogo possui um tabuleiro que representa o Castelo de Hogwarts, nele estão todos os locais em que os jogadores vão poder realizar as suas ações de exploração. Ao todo são 7 locais possíveis, abaixo eu explico como vai funcionar cada um dos locais de ações do tabuleiro. Além dos locais de ações o tabuleiro também possui uma trilha de pontos ao seu redor, o marcador de horário no canto esquerdo e o marcador de dias no canto direito, cada um dos locais de ações possui um marcador descrevendo o nome do local.
Sala de Poções: a sala de poções é onde os alunos podem pegar a receita de poções para serem fabricadas por eles, sempre que um aluno fizer a ação desse local ele deve jogar o seu valor na matéria de Poções e comprar uma carta para cada sucesso, escolher até duas dessas cartas e colocar ao lado da sua ficha de aluno, essas serão as receitas de poções que ele vai ter disponíveis para criar. Cada aluno só pode ter no máximo duas receitas de poções ou duas poções criadas, mas caso ele tenha usado uma de suas poções ele pode voltar à sala para adquirir uma nova receita.
Salão Comunal: esse local é onde todos os alunos começam o jogo, ao realizar uma ação de exploração nesse local, o aluno deve rolar o seu valor na matéria Adivinhação e para cada sucesso comprar uma carta do baralho de missões, o aluno escolhe uma dessas cartas e a mantem fechada para os outros alunos. Cada aluno pode ter até 3 cartas de missões ao mesmo tempo.
Sala Precisa: os alunos que realizarem uma ação nesse local podem aprimorar em 1 ponto qualquer uma das suas matérias escolares, essa ação só pode ser feita uma vez para cada uma das matérias do aluno.
Sala de Feitiços: ao realizar uma ação nesse local o aluno rola o seu valor de Feitiços e para cada sucesso o aluno compra uma carta do seu baralho de feitiços, então ele escolhe um desses feitiços que deseja aprender e coloca a carta fechada sobre a ficha do seu aluno, todos os feitiços sobre a ficha do aluno são considerados feitiços conhecidos e ele pode usar durante o jogo. Sempre que um aluno aprende um feitiço ele também ganha pontos de vitória, além de aumentar o seu leque de possibilidades de feitiços para serem usados na partida.
Enfermaria: o aluno pode usar a sua ação de explorar na enfermaria para recuperar todos os seus pontos de vida. Além disso, sempre que um aluno chegar a 0 pontos de vida devido a um combate com uma criatura ou em um duelo de bruxos ele também é colocado na enfermaria e inicia o seu turno de lá.
Expresso Hogwarts: esse local permite que os alunos explorem locais externos ou diferentes dos descritos no tabuleiro. Esses locais são colocados aleatoriamente a cada novo dia e cada um desses locais fornece benefícios diferentes para o aluno que for até lá, uma melhor explicação sobre as cartas de locais vai estar mais abaixo.
Rede de Flu: o aluno que fizer a ação de explorar nesse local vai poder ir diretamente até o Beco Diagonal fazer compras de itens para ele. Os itens disponíveis para comprar estão sempre à mostra ao lado do tabuleiro e ficam mudando durante toda a partida.
Esses dois últimos locais descritos, a Rede de Flu e o Expresso Hogwarts (nomes ainda em análise), ainda não tinham sido adicionados no primeiro projeto do tabuleiro do jogo, mas eles estarão lá na sua versão final.
Ficha do Aluno
A ficha do aluno representa o quanto o aluno é bom ou ruim em determinadas matérias da escola. No começo da partida cada aluno recebe uma ficha de modo aleatório ou da maneira que os jogadores acharem melhor, na sua ficha de aluno está descrito o seu poder mágico e vida que são iguais para todos os alunos inicialmente, mas os valores da matéria são diferentes entre todos os alunos. Cada aluno é melhor em um tipo de matéria podendo fazer uma pequena diferença na hora de escolher quais caminhos seguir para ganhar pontos durante o jogo.
As matérias descritas na ficha de cada aluno (da esquerda para a direita) são Poções, Feitiços, Adivinhação, Defesa Contra a Arte das Trevas e Herbologia, os valores nessas matérias representam quantos dados irão ser jogados quando um teste daquela matéria for exigido. Abaixo eu dou uma breve explicação de como os alunos vão poder usar cada uma das suas matérias.
Poções: o aluno joga a sua matéria para aprender novas receitas de poções na Sala de Poções e em alguns eventos relacionados.
Feitiços: o aluno joga essa matéria para aprender novos feitiços para serem usados durante o jogo, além de usar também em alguns eventos relacionados.
Adivinhação: o aluno vai usar essa matéria para receber novas missões no jogo e para comprar cartas de eventos, além de poder ser usada em alguns eventos específicos.
Defesa Contra a Arte das Trevas: você vai usar essa matéria praticamente quando estiver enfrentando criaturas, ela serve para reduzir o ataque das criaturas que você está enfrentando, alguns eventos também exigem teste dessa matéria.
Herbologia: essa matéria é usada para adquirir recursos para as suas poções, cada sucesso obtido nessa matéria em um local de colheita vai lhe render um componente de poção a sua escolha, além de que alguns eventos relacionados podem pedir um teste dela também.
Cartas
Bom, o jogo possui muitas cartas, e quase seria um cardgame na verdade, mas por sorte achei alguém que me ajudou a fazer um tabuleiro bacana e ele virou um board. O jogo possui um total de 8 tipos de cartas diferentes, ainda não cheguei a um valor final da quantidade de cartas, pois com os testes algumas mudanças podem ser feitas, mas vai ficar por volta de 150 a 200. Abaixo eu vou explicar brevemente como cada um desses tipos de cartas vão funcionar dentro do jogo.
Locais
As cartas de locais são para os alunos poderem explorar locais diferentes a cada novo dia na escola, eles podem fornecer diferentes formas de benefícios aos alunos, além de ser neles que os alunos vão poder realizar eventos e coletar itens para as suas poções. Os locais têm alguns ícones que os diferenciam uns dos outros, além do seu efeito local. Vou tentar explicar como funciona cada um dos ícones abaixo.
Luz: o local é escuro e necessita de uma luz para ser melhor explorado, o jogador que não usar o feitiço Lumos nesse local vai receber uma penalidade de -1 dado nas suas jogadas nesse local.
Cadeado: o local está trancado e apenas os alunos com o feitiço Alohomora podem acessá-lo.
Na parte de baixo da carta de local vai ter outra série de ícones que descreve quais as possíveis ações que os alunos podem fazer neles, entre essas ações estão a ação de Vento, representado por um símbolo de bola de cristal; ação de coleta, que vai estar representada por um símbolo de uma planta; e a ação de comércio, que ainda não foi decidido o ícone, mas que provavelmente vai ser de duas mãos se apertando.
Feitiço
Cada jogador tem o seu próprio baralho de feitiços, mas os baralhos são iguais para todos os jogadores, sempre que o jogador aprender um novo feitiço ele deve comprar uma carta desse baralho e adicionar aos seus feitiços conhecidos. A descrição do efeito do feitiço está na carta, que pode ser desde ajuda em locais do jogo a feitiços de combate para duelo ou enfrentamento de criaturas.
Missão
A carta de missão é bem simples, nela está descrita alguma missão a qual o jogador deve fazer, o jogador pode realizar o efeito de ganhar os seus pontos de missão a qualquer momento do jogo, inclusive no turno de outro jogador, na parte inferior da carta também estão descritos quantos pontos aquela missão vai fornecer ao jogador após ser realizada.
Equipamentos
As cartas de equipamentos vão fornecer ao aluno que a possui uma série de vantagens descritas na carta, essas vantagens podem ser desde bônus em matérias, poder mágico, habilidades peculiares, e etc., além disso, no canto de cada carta de equipamento está o seu valor em Galeões para ser adquirida no mercado.
Poções
As poções são adquiridas de forma diferente dos itens, elas são fabricadas pelo aluno através das receitas que eles vão conseguir na Sala de Poções. O aluno deve coletar os ingredientes necessários para fazer a poção da qual tem a receita, para depois ficar com a poção no seu estoque para poder usá-la depois durante o jogo. Cada poção tem recursos diferentes para serem fabricadas e valem uma quantidade de pontos depois de completadas, além de fornecerem um efeito único quando usadas.
Aliados
Os aliados no jogo vão lhe ajudar fornecendo bônus de vários tipos, além de uma quantidade de pontos de vitória no final do jogo. Os bônus fornecidos pelos aliados variam muito e a sua quantidade de pontos pode ser dobrada se o seu aliado pertence a mesma casa que você.
Eventos
Os eventos são as cartas com a maior variedade no jogo, nelas os jogadores vão encontrar desde alunos precisando de ajuda para aprender um feitiço ou criar uma poção até criaturas aterrorizando um local. Cada uma das cartas de eventos possui uma descrição única e elas vão sempre lhe render alguns pontos, galeões ou aliados.
Criaturas
As criaturas dentro de jogo poderão ser enfrentadas através das cartas de eventos, essas criaturas vão lhe fornecer pontos de vitória ao serem derrotadas e o aluno ainda vai receber algumas moedas por ter aceitado enfrentar a criatura. As cartas de criaturas têm valores de ataque e vida, além de o valor em pontos de vitória e moedas. Algumas criaturas possuem habilidades únicas, mas não são todas, criaturas com habilidades podem dificultar ainda mais a vida do aluno que for enfrenta-la.
Outros Componentes
O jogo além de muitas cartas e o tabuleiro possui outros componentes simples de achar ou de fazer, cubos em três tipos de corres diferentes para representar os materiais de coletas de poções, esses cubos são bem simples de fazer ou você pode usar qualquer outro tipo de material para substituí-los, mas sempre em três tipos diferentes para que não possam confundir os jogadores, além disso, o jogo possui dados de 6 lados, simples e fáceis de achar em qualquer lugar. Meeples e outros marcadores que usei na versão teste também são fáceis de achar em outros jogos, eu usei meus meeples e cubos do jogo Village para fazer o teste do jogo.
Considerações Sobre o Jogo?
Eu não vou dar a minha opinião sobre o jogo aqui para vocês até porque eu seria muito suspeito em deixar a minha opinião sobre algo que estou fazendo, mas o pessoal que fez o teste comigo achou muito bom o jogo, eles me deram umas dicas de como melhorar algumas coisas que foram muito bem recebidas e muitas adicionadas na intenção de deixar o jogo melhor para todos que querem jogar a sua versão final, também não tem como vocês deixarem suas opiniões, já que ninguém ainda teve a oportunidade de jogá-lo, mas o manual em alpha já está sendo feito e muito em breve eu vou postá-lo aqui para vocês fazerem os seus testes até sair a versão final do jogo feita pelo Fred. Para finalizar eu deixo um comentário de um dos membros do meu grupo que testou o jogo comigo e que me deixou muito feliz “Seu jogo é muito melhor que muitos jogos que você tem aí”. Por fim, meus sinceros agradecimentos ao pessoal que está me ajudando a desenvolver o jogo, o playtest Roberto “Claudio” Maciel, Marcelo “Bobão”, Leandro “Kamon”, a minha esposa Tarcia Luna que me ajuda com a revisão de todo material postado no canal da Ludopedia (todos os erros na página do facebook são de minha autoria mesmo rsrsrsrsrs) e ao Frederico Monteiro “Fred” por estar fazendo um belo trabalho na parte gráfica do jogo.
Opiniões, sugestões e criticas são muito bem vindas, irei analisar cada uma delas, qualquer duvida ou pergunta também sera respondida, basta deixa tudo aqui nos comentários que eu terei o prazer em responder a todos, muito obrigado e ate a próxima.
Na pagina do facebook o material relacionado ao jogo sair com mais frequência, aqui no canal da ludo só vou postar quando tiver muito material acumulado.
PAGINA DO FACEBOOK