Arkano::Nunca tive esse "problema" com as Estruturas (e não "mercados", porque "Mercado de Artefato" é outra área do tabuleiro).
Uma das coisas que faço com as Estruturas é pegar um recurso de alguma que me interesse (dependendo da(s) facção(ões) que eu tenha), pego um dado de Operário (ficando com 3) e coloco um na Estrutura. Assim, com o dado lá "preso", evita que eu estoure o Conhecimento 16 mesmo possuindo 3 dados.
Se a construção daquela estrutura demora muito, eu mesmo meto outro dado lá. Isso SEMPRE forçou os jogadores a "rusharem" a construção, com medo da penalidade e acaba fazendo pelo menos três pessoas ficarem de fora.
Já tive também partidas em que geral ignorou as estruturas (das seis, acho que só construíram duas ou três).
Meu histórico no que diz respeito às Estruturas é bem equilibrado.
Outra coisa: perguntaram sobre o gerenciamento das cartas de artefato aí em cima. Lembre que você não pode ter mais cartas do que a Motivação dos Operários.
Então Arkano,
É eu senti isso como uma falha no jogo pelo menos com 5-6 jogadores principalmente, 4 jogadores melhore esse fator por virar apenas 3 slots no mercado, com 3-2 jogadores roda perfeito na minha opinião.
Acho eu Euphoria um jogo muito bom, porem na minha opinião com algumas falhas, pelo seguinte fator:
Pegar um êxtase e um recurso e trocar por carta de artefato(respeitando a moral), e colocar uma estrela de autoridade em alguma trilha de alguma facção é muito mais rápido do que você posicionar um dado seu ou até dois como vc disse e esperar a boa vontade das pessoas para abrirem o mercado, até tudo acontecer, a pessoa que está no jogo de artefato já colocou 2 estrelas o já está preparado para colocar a estrela logo que abrirem o mercado. É muito mais rápido e fácil isso em um jogo de 5-6 jogadores, de 4 jogadores um pouco menos, de 2-3 jogadores está perfeito por que com dois slot, seria uma corrida pra abrir o mercados rápido e não a tomar penalidade, afinal vc não iria depender de outros jogadores para abrir o mercado.