
TASH-KALAR: ARENA OF LEGENDS
Gruta do Groo #173 (23/12/2013)
Um dos jogos mais aguardados de 2013 estreando aqui nessa 1ª Gruta Pré-Natalina, o "Tash-Kalar: Arena of Legends", criado pelo mestre Vlaada Chvátil, autor do Through the Ages, Galaxy Trucker, Dungeon Lords, Dungeon Petz, Mage Knight, enfim, o cara só faz jogão! =D
O grande diferencial do Vlaada é que, diferente da grande maioria dos game designers (se não de todos), ele realmente cria um novo jogo a cada novo jogo que ele cria. =P Frase estranha, mas afirmativa correta, cada jogo do Vlaada é completamente diferente dos anteriores e também dos demais jogos de outros autores, e o Tash-Kalar segue esta mesma fórmula (ou seria uma não-fórmula?): é um jogo único, criativo, e bem interessante. =)
O tema do Tash-Kalar é uma arena onde os jogadores se digladiam em um dos quatro game modes disponíveis: todos contra todos ou em times, jogando High Form (onde marca-se pontos cumprindo objetivos) ou Deathmatch (onde a porrada estanca!).
Nós jogamos o modo Deathmatch Melee, três players, cada um por si, com o objetivo de marcar mais pontos que os oponentes. Os pontos são marcados ao destruir peças adversárias, mas a grande sacada é que você marca separadamente a sua pontuação sobre cada um dos outros dois oponentes e no final só pontua o marcador mais atrás, evitando assim que dois jogadores se juntem contra o terceiro. Moral da história: você tem que sentar a porrada em todo mundo! =D
No Tash-Kalar cada player joga com um deck próprio (Highland School, Sylvan School, Southern Imperial School, ou Northern Imperial School), todos diferentes uns dos outros, e possuem três tipos de unidades para colocar na arena: common (a mais fraca, vale meio ponto), heroic (que vale 1 ponto) e legendary (a mais forte, valendo 2 pontos). O deploy dessas unidades é a mecânica chave do jogo, pois em seu turno você tem direito a 2 ações, com apenas 3 opções por ação: colocar uma unidade common em qualquer espaço vazio do tabuleiro, comprar uma carta nova e descartar outras da mão (a mão é sempre de 3 cartas), ou jogar uma carta, e é justamente nessa terceira ação que está a estratégia do jogo!
Cada carta apresenta o esquema de uma formação (tipo de unidade e posição), e para jogá-la você precisa ter aquelas unidades naquelas exatas posições já posicionadas no tabuleiro. A carta também indica onde entrará uma nova unidade (as heroics só entram dessa forma, e as legendarys só entram com as cartas especiais Legends) e, o mais importante: cada carta apresenta um texto que você pode resolver ao jogá-la. É nesses textos que estão as principais ações do jogo, tais como mover unidades, atacar unidades inimigas, disparar canhões, explodir bombas, ganhar ações extras, comprar mais cartas, etc... são muitas, muitas opções, cada carta do jogo é diferente das demais! =)
Eu sei que pareceu meio confuso, mas é que o Vlaada é o Vlaada, ele não cria jogos que nós possamos explicar comparando com outros jogos, hehehe. Mas de forma bem resumida, você começa o jogo colocando unidades common nas posições necessárias para que possa jogar as cartas da sua mão, depois vai jogando essas cartas para colocar as unidades melhores e para mover as que já estão no tabuleiro, preparando assim as formações que lhe permitirão descer as cartas mais poderosas, com unidades legendary e ataques fulminantes. Tranquilinho, né? 
O trigger do end game acontece quando algum jogador não tiver mais cartas no seu deck ou quando um dos marcadores alcançar 11 pontos (isso no modo Deathmatch Melee). Então todos jogam mais uma rodada e termina a partida, vencendo aquele cujo segundo marcador (o mais atrás no track de pontuação) estiver mais adiantado.
Em poucas palavras: Tash-Kalar é um jogão! Muito tático, dinâmico, e essa mecânica de deploy das unidades é uma coisa genial! A produção não é lá grandes coisas, o jogo tem basicamente tokens, cartas e um tabuleiro, mas as ilustrações da caixa e das cartas são lindas! É o Vlaada surpreendendo mais uma vez, e uma coisa eu te digo: você pode até não gostar do jogo, mas vai ter que admitir que ele é bem inovador! =D
Valeu!
Groo