E aí, fãs da bola oval. Prontos para correr 100 jardas, ou fazer aquela recepção na End Zone, ou mesmo, realizar aquele passe que vai fazer seu time garantir uma vitória de virada. Só cuidado que interceptações podem acontecer e turnovers também.
1st and Goal é um simulador do esporte mais popular na América. Sempre fui fã de futebol americano e encontrar um boardgame que consiga passar toda a tensão do jogo, o clima de pressão, cronometro correndo rápido, jogadas erradas e interceptações, não é nada fácil, mas 1st and Goal faz um belo trabalho em relação a isto.
O jogo se propõe a simular uma liga imaginária americana, mas na caixa básica não existem times, você será o próprio coach de um time composto por sua imaginação. Como assim? Bem, o jogo é um dice game, para 2-4 jogadores, onde cada jogador comandará seu time com uma mão de 8 cartas, sacadas do baralho de Ataque ou Defesa, para escolher qual será o comando disparado para seus jogadores nesta jogada. A jogada é controlada pelo ataque, logo, o jogador atacante será o rolador de dados da vez, mas os dados que irá rolar dependem da jogada que a defesa irá fazer para conter o ataque que o jogador atacante planejou.
Cada jogador escolherá uma carta, das 8 que possui, e revelarão simultaneamente. Na carta se observa o que acontece quando ambas jogadas se encontram e ai o jogador atacante rola os dados referidos na carta. Como num jogo de futebol americano, você pode escolher jogadas de passe, corridas, simular uma jogada ou mesmo tentar uma extra point. Na sua vez como atacante, o jogador possui 4 chances para avançar 10 jardas, que são marcadas no tabuleiro pelos pinos e bola magnetizadas, o que garantem uma maior segurança quando se joga com um amigo que quer colocar a bola algumas jardas a mais, além de dar um charme especial ao jogo. Após cada jogada feita, os jogadores irão descartar as cartas usadas e sacarão novas cartas até completar sua mão.
Após tentar sua 3 descida, o jogador atacante pode escolher entre arriscar uma quarta e ultima descida e caso erre passar a bola para o oponente de onde parou ou chutar a bola o mais longe possível para que ele recomece de lá. Ao perder a posse de bola,os jogadores invertem o papel, o jogador atacante saca agora 8 cartas de defesa e o jogador de defesa saca cartas de ataque. O baralho é o controle do tempo. Quando ele acabar estaremos na metade do jogo, também chamado de fim do 2/4 do jogo. O jogo é jogado em 4/4, logo, quando o baralho de um dos dois lados: ataque ou defesa se esvaziar duas vezes.
Existem formas de se acelerar o jogo queimando cartas (descartando-as), marcada na carta com o símbolo de uma carta pegando fogo no canto direito, assim como jogadas que só podem ser feitas até uma distância especifica da End Zone, marcada na carta pelo símbolo de placa de Stop com um numero limite dentro.
Cada dado ainda possui números variados, podendo ser muito bons ou muito ruins, com valores negativos, simbolizando que a jogada fez com que o time regredisse no campo. As regras, para quem conhece futebol americano , serão bem fáceis de assimilar, tendo até mesmo um guia com os comandos reais de cada jogada impressa na carta no manual. Para não conhecedores do esporte, faz-se necessário uma introdução com as regras básicas do esporte e os termos mais comuns como Punt, Field Goal, End Zone e etc.
As faltas, interceptações, corridas de retorno até o touchdown são alguns dos incrementos do jogo, possuindo dados específicos para isto.
A possibilidade de realizar campeonatos com os amigos, é uma vantagem a mais, estimulada pela própria editora. As expansões acrescentam dados específicos para cada time, dando a eles características únicas.
Agora é colocar o capacete, o shoulder e ir para campo buscar levar seu time aos Playoffs e garantir um Troféu Vince Lombardi para sua franquia.
Confira mais resenhas no blog BOARDGAMENAMESA: http://boardgamenamesa.blogspot.com.br/