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  2. Oficina de Jogos
  3. Tema x Arte x Mecânica. Criação do BG

Tema x Arte x Mecânica. Criação do BG

  • avatar
    yscalybur25/11/16 14:56
    avatar
    yscalybur
    25/11/16 14:56
    1137 mensagens MD

    O designer precisa tomar decisões difíceis o tempo todo. Normalmente uma é tomada antes mesmo de começar o projeto.

    Pra qual publico?
    É comum que o primeiro publico que ele quer atingir, agradar, é ele mesmo. Criar um produto que não agrada a si mesmo, é bem difícil de fazer, ainda que exista isso no mercado de trabalho, não tanto no entretenimento, mais tem.

    Em segundos, um tema, uma arte e uma mecânica aparece em nossa mente. O primeiro divisor de publico, é o tema, que muitas vezes é amarrado com modo de jogo. Alguns não curtem temas de corrida, outros não curtem o universo lovercraft, outros não gostam de super heroi.... essas mesmas pessoas estão cientes que as vezes perderá de por a mão em um jogo muito bom, porque o tema que ela não gosta é suficiente para que não jogue........

    E o designer, como fica....

    Nessa situação o designer será prejudicado em escolher um tema errado. As vezes o tema não é o foco do designer, ele tem uma mecânica flexível pra por o tema que quiser.

    Eu vejo a arte como alguns homens vê uma mulher. ( calma, alguns ). As vezes a mulher tem conteúdo, parceira ótima, trabalhadora, sem frescura, sem ciúmes, maaaaaaaaaas, é gordinha ou magrela ( eu gosto de magrela :D ), resumindo, de aparência que não satisfaz o homem.... ai, o que fazer? Fica ou não fica com a moça????? Compro ou não compro twilight struggle?

    Curiosamente, os 10 primeiros colocados do ranking da ludopedia, não tem miniaturas, que ao meu ver, miniaturas são a gloria da arte BG, o carro chefe do visual. muitos deles, nem tem uma arte tão expressiva, como Eldritch horror, terra mistica e twilight struggle.



    O contrario também acontece.

    Acima de tudo, não sei pontuar quanto a mecânica é tão importante, ou o quanto a arte é importante em sua robustez. A arte tem um papel importante para a primeira impressão, mas deveria ser importante também pra todo projeto.



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  • guillled
    34 mensagens MD
    avatar
    guillled25/11/16 16:07
    guillled » 25/11/16 16:07

    Os 3 quesitos são importantíssimos, mas eu colocaria a arte como um braço separado talvez um degrau abaixo. A arte é o acabamento final do jogo e, sim, uma arte ruim pode estragar um jogo. Mas este MESMO jogo pode ser refeito com outra arte e ser um sucesso. Embora haja algumas firulas atrativas (miniaturas por exemplo) a questão estética é sim essencial em um jogo, mas não é a alma dele.

    Já Mecânica e Tema eu enxergo como 2 pontos que, embora possam ser trabalhados de maneira separada, brilham mesmo quando conseguem se fundir.

    Tema e mecânica são a composição do jogo e quanto mais harmonia houver entre ambos, maior a chance de nascer ali um grande jogo. Ao menos, é assim que eu enxergo. 

    Por isso que quanto à criação de jogos não acredito que baste juntar um tema que te agrade a uma mecânica que também te agrade. É necessário sinergia entre ambos.
    Não é fácil. Mas, também, se fosse haveria milhões de jogos nota 10. E não é bem assim, infelizmente.

    2
  • Lord_LT
    656 mensagens MD
    avatar
    Lord_LT25/11/16 16:59
    Lord_LT » 25/11/16 16:59

    Essa questão de tema e mecânica, são muito importante inicialmente na concepção do jogo. Porque depois que se trabalhou nisso, o primordial são os testes em mesa... São eles que vão construir o jogo em sim, aparar arestas, ou ACABAR com o jogo... Saber que o jogo não vai pra frente, não colou é importantíssimo, e ai voltar lá pra trás, na concepção novamente...

    1
  • G Barreto
    234 mensagens MD
    avatar
    G Barreto30/11/16 12:06
    G Barreto » 30/11/16 12:06

    A mecânica é seguramente o mais importante de todos estes elementos.

    Um jogo sem tema é um jogo abstrato.

    Um jogo sem mecânica não é um jogo: é um romance.

    Temos vários jogos incríveis em que a arte não existe, como vários abstratos, ou que simplesmente não chama atenção, como Codenames e Red7, e jogos que tem a arte linda, mas a mecânica não agrada tanto, como Talismã.

    Quando se diz que um jogo tem o tema "bem integrado", iste é um elogio à mecânica, não ao tema.

    O tema e a arte são importantes atrativos para chamar atenção de compradores, gerar interesse em um primeiro contato e podem até colaborar com as vendas, mas eles virão sempre em segundo lugar da mecânica.

    3
  • yscalybur
    1137 mensagens MD
    avatar
    yscalybur01/12/16 16:40
    yscalybur » 01/12/16 16:40


    Se lendas de andor tivesse tema e arte de ficção espacial, eu não compraria. Poucos jogos de ficção espacial me atraem, não sei por que, mas é o que acontece.
     
    O mesmo vale pra twilight struggle, que embora pareça ter uma mecânica impecável, sua arte é tão longe do que gosto, que não me convenço de comprá-lo, de jogar sim, mas comprar......
     
    Isso é uma prova de que o tema e arte pode ficar em pé de igualdade, se não mais importante que a mecânica, quando um jogador pense em compra-lo, por isso levantei o tópico.
     
    Me pergunto se um designer abandonaria um tema e arte que gostaria, por estratégia, para colocar sua mecânica em um tema mais atraente pensando em vendas.

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  • Jaime Daniel
    4 mensagens MD
    avatar
    Jaime Daniel02/12/16 20:46
    Jaime Daniel » 02/12/16 20:46

    yscalybur::Me pergunto se um designer abandonaria um tema e arte que gostaria, por estratégia, para colocar sua mecânica em um tema mais atraente pensando em vendas.


    Sim, há vários jogos que tiveram temas modificados para buscar um desempenho melhor em vendas.

    A editora quando vai avaliar o jogo vê a mecânica.

    Se não gostar da mecânica, provavelmente vai recusar, mesmo que o tema seja atrativo e a arte seja linda.

    Se gostar da mecânica, vai ver se é melhor manter o tema ou se é melhor mudá-lo.

    Claro que o autor pode se recusar a mudar o tema, mas é melhor se adaptar às exigências, porque provavelmente a editora tem mais experiência de mercado.

    Se aprovar tema e mecânica, vai ver se a arte e design gráfico que possui pode ser utilizada ou se daria para melhorar, e se vale a pena fazer isso.

    A editora terá a última palavra na publicação, e muitas vezes a condição de publicação é mudar a arte, o tema e às vezes mudanças pontuais na mecânica.

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