Dedico este tópico aos desfavorecidos da sorte, ao "azarados", aos invocadores odiadores de dados.
Compramos o SW no lançamento, jogamos bastante na época, dai o jogo ficou meio repetitivo com apenas 3 facçoes e demos uma parada. Recentemente compramos o segundo set e o Master Set que acrescentou uma imensa variedade ao jogo e voltamos a jogar praticamente todos os dias. Estamos adorando o jogo, mas graças a deus demos a "SORTE" de todo o grupo concordar com uma coisa:
A presença de sorte demasiada em jogos estratégicos, definitivamente... não combina.
E infelizmente no SW, a sorte parece ter um grande impacto no desempenho do jogo, de modo que a uns dias fiquei encarregado de pesquisar variantes que diminuísse a influencia da sorte. Pesquisando no site da Plaid Hat achei muitas reclamações com relação à sorte, porem achei apenas uma variante onde um usuário sugere trocar os d6 por d10, então discuti com meu grupo esta sugestão e outras alternativas, fizemos até alguns testes, que não foram muito animadores, segue nossas experiencias:
Inicialmente determinamos o equilíbrio da sorte usando as regras básicas:
66,66 % de acerto e 33,34 % de erro
Usando a sugestão da troca do d6 pelo d10 o fator sorte cairia para:
80 % de acerto e 20 % de erro
Mas para usar essa regra temos a seguinte desvantagem:
A regra diz que teríamos que somar +2 às habilidades especiais que se referem as rolagens dos dados, por exemplo: uma carta que diz que "acertamos com 4 ou mais" deveria ser considerado "6 ou mais"
Rapidamente, chegamos a conclusão que daria "quase" na mesma se usássemos os d6 normais e diminuíssemos os erros apenas para 1, pois teríamos:
83,33 % de acerto e 16,66 % de erro
E somaríamos apenas 1 nas habilidades especias que se referem a rolagens, e ainda poderíamos jogar com os nossos dados personalizados.
Jogamos bastante como esta "pequena variante" porem o grupo ficou dividido, alguns acharam que o jogo ficou muito mais divertido, enquanto outros (incluindo eu) acharam que a variante deixou o jogo "talibanico" e "sanguinário", diminuindo a força de facções com poucos pontos de vida, pois elas não tinham chance de sobreviver a um turno sequer e isso deixou o jogo meio arrastado, tenso, com todos jogando na defensiva. Além disso esse negocio de ficar mexendo com as habilidades especiais era um pé no saco.
Enfim, tentamos outra "pequena variante", criada pelo grupo mesmo:
Os jogadores podem alterar (para mais ou para menos) os resultados de qualquer nº de seus dados, gastando 1 magia para cada 1 nº alterado dessa forma.
Isso criou uma estrategia interessante. pois alterar a sorte no jogo "custa" algo, no caso, magia. Percebemos que na fase de invocação todos estavam tentando encontrar um equilíbrio entre invocar e guardar magias para a fase do ataque. E durante a fase de ataque, mesmo que falhássemos nos dados e não tivéssemos magia para altera-los, pelo menos tínhamos aquela sensação de que "podíamos ter feito alguma coisa" e aceitávamos com mais facilidade pois era "nossa culpa" e não de um dado idiota. Além disso, essa variante resolve o problema das habilidades especiais pois não precisa ficar alterando as habilidades especiais de ninguém!!! Achei tão impressionante que não sei como que essa "pequena regra" não faça parte da "regra oficial".
Bom, mas queremos ir além, gostaríamos de eliminar os dados no jogo!!! Acham isso possível? Gostaria de saber se alguém já pensou nisso, se tem alguma ideia ou sugestão para criar uma variante que elimine os dados no jogo. Fico no aguardo!!! Abraços a todos...