DOOM: The Board Game é um jogo de estratégia de combate tático para dois a cinco jogadores, baseado no jogo de vídeo game da Bethesda e id Software do mesmo nome. Caracterizando dois papéis distintos de jogador, o jogo traz a batalha épica entre fuzileiros navais da elite e os monstros mais ameaçadores do inferno.
DOOM imerge os jogadores em uma batalha feroz entre legiões de demônios, controlado por um invasor jogador, e uma equipe cooperativa de até quatro fuzileiros navais. O jogo orienta os jogadores através de duas operações coesivas, durante as quais os fuzileiros navais se esforçam para atingir objetivos como restaurar o poder para as instalações da Union Aerospace Corporation's ou acompanhar expedições até os poços do Inferno. Enquanto isso, o invasor comanda seus demônios para massacrar os soldados em uma tentativa de proteger seu domínio impetuoso e destruir toda a humanidade.
Operações Especiais
Cada uma das operações é composta de seis missões, abrangendo uma variedade de estações UAC e os territórios escaldantes do Inferno. Cada missão tem lugar em um mapa único e fornece um conjunto de objetivos especiais para o invasor e para os marines. O cartão de objetivo designado indica uma meta para os fuzileiros navais realizarem, enquanto também fornece um número exato de vezes que os demônios devem matar os fuzileiros navais para que o invasor esmague a operação. Além desses objetivos, os cartões também incluem regras especiais relativas a cada missão específica, moldando a estratégia com habilidades únicas para ambos os lados da luta.
Ao lado do cartão de objetivo, a configuração de cada missão é decidida por um conjunto de cartas de ameaça, invasão e eventos. As cartas de ameaça descrevem três maneiras diferentes em que o invasor pode chamar seus demônios pelos portais através do mapa: Assalto, Horda e Infestação. A carta de ameaça é visível para todos os jogadores, no entanto, os demônios à disposição do invasor permanecem escondidos dos fuzileiros navais na carta de invasão oculta. A carta de invasão estabelece seis grupos que o invasor pode invocar quando os portais são ativados, aumentando seu nível de ameaça no tabuleiro. O último passo na configuração do invasor de cada missão é classificar as cartas de evento, que compõem o deck do invasor de habilidades especiais e defesa. Cada combinação cuidadosamente selecionada da missão destes três elementos torna cada jogo uma experiência única.
Caindo
Após a configuração, o jogo prossegue em duas fases alternadas: status e ativação. Durante a fase de status, o invasor prepara seus demônios mais novos, tira sua mão de cartas de evento e ganha Argent Power para gastar em habilidades especiais. A fase de status também envolve encher e embaralhar o deck de iniciativa, que tem uma carta para cada mariner e o número de cartas invasoras igual a quantidade de demônios que o invasor têm no tabuleiro. Isso designa a ordem do turno da fase de ativação, então cada rodada é aleatória. No entanto, existem algumas cartas que permitem que o invasor ou um fuzileiro naval possam modificar a ordem de algumas cartas de iniciativa.
A fase de ativação começa com a compra da carta do topo do deck de iniciativa. Se uma carta de mariner for revelada, esse mariner prossegue com sua ação, realizando uma ação principal e, em seguida, qualquer número de ações bônus. No final da ativação do mariner, ele compra cartas de seu baralho de ação até o tamanho permitido em sua mão. Se a compra do deck de iniciativa revelar uma carta invasora, o invasor pode escolher qualquer tipo de demônio no tabuleiro para ativar, ganhando pontos de movimento iguais à velocidade do demônio e executando um ataque. O jogo prossegue, alternando entre compra do deck de iniciativa e ativação com base na carta mostrada até que o baralho esteja vazio, momento em que a rodada começa novamente.
Defesa e carga
A equipe de fuzileiros navais é composta de uma a quatro unidades, cada um com sua própria classe individual, capacidade de carga e deck de ação. Como um fuzileiro naval, você vai escolher o seu cartão de classe no início de cada missão e mantê-lo durante todo o jogo. O cartão indicará que habilidades únicas seu fuzileiro naval possui, ajudando a dar forma a sua estratégia e a dinâmica de sua equipe como um todo. A habilidade da classe varia de permitir que você reordene a iniciativa antes que cada fase de ativação comece até aumentar o número de cartas que você pode possuir em sua mão.
Você também vai começar o jogo com um limite de carga padrão consistindo de duas armas. As cartas de ação para essas armas são combinadas com quatro cartas de ação central para criar um deck de ação de dez cartas. Você percorrerá este baralho à medida que o jogo avança, usando-o para encher sua mão e defender-se contra ataques. Cada carta tem uma ação principal, ação bônus, ou reação sobre ela, que você pode jogar de sua mão. No canto superior direito, cada carta também indica um nível de defesa. Sempre que seu fuzileiro se tornar o alvo de um ataque, você virará a carta do topo de seu deck de ação, ganhando defesa em conformidade com o indicado na carta.
Seu deck de ação não se limita às dez cartas com as quais você começa. Existem classes que você pode escolher e objetos que você pode coletar, a fim de expandir seu deck ainda mais. Uma variedade de granadas e armamento pesado irá ajudá-lo a atualizar o seu deck, adicionando novos ataques, habilidades e defesa. Expandir o seu deck é uma maneira infalível de fazer sua marinha ser ainda mais forte, quer manejando uma granada complicada ou uma motosserra selvagem.
Assalto
Um jogador assumirá o papel do invasor, comandando legiões de demônios através de valiosas instalações da UAC e paisagens abrasadoras do Inferno. Como o invasor, você deve convocar seus demônios através do mapa da missão, complicando os objetivos dos fuzileiros navais e repetidamente mandando-os para fora. As cartas de ameaça e invasão dadas no início de cada missão indicarão quais demônios você pode chamar, bem como quando e onde eles podem desovar. Suas massas de monstros irão, sem dúvida, superar os fuzileiros que você está encarregado de despachar, mas os fuzileiros navais podem ressurgir novamente após a morte, então você deve considerar a sua estratégia de convocação com cuidado.
Os demônios à sua disposição estão listados em sua carta de invasão, cada um associado a um portal colorido. Enquanto o portal azul convoca monstros menos intimidadores, com menor saúde e ataques menos poderosos, os portais amarelos e vermelhos permitirão que você chame demônios mais perigosos. A carta de invasão está escondida dos mariners, permitindo que você, o invasor, lance grupos de invasão surpresa à sua maneira, perturbando ainda mais o progresso deles em direção ao objetivo determinado.

Cada um dos demônios que você chamar terá habilidades específicas, velocidade, alcance e saúde listados em seu cartão de demônio. Enquanto muitas dessas habilidades podem ser usadas a qualquer momento, outras exigirão que gaste Argent Power, o que pode ser coletado descartando cartas de eventos úteis ou convocando um grupo de invasão que inclui uma certa quantidade de tokens de Argent Power. Estes tokens são então descartados quando usados para ativar uma habilidade especial. Quando gasto no momento perfeito, estes tokens podem atribuir-lhe proezas excepcionais, permitindo-lhe influenciar o curso das ações dos mariners, bem como o seu próprio.
As cartas de evento são compradas durante a fase de status da rodada, durante a qual você pode optar por descartar até três, a fim de ganhar Argent Power. No entanto, essas cartas podem ser muito valiosas. Não só elas servem como a defesa de seus próprios demônios, assim como o deck de ação dos fuzileiros navais, mas também têm efeitos especiais, como aumentar ataques, melhorar sua defesa ou ganhar fichas de Argent Power.
Fúria e Vingança
O jogador invasor tem uma imensa quantidade de poder, com enormes hordas de demônios à sua disposição, mas os fuzileiros navais ainda têm alguns truques nas mangas. Porque a morte não é temida, mas abraçada no jogo, os fuzileiros navais são encorajados a correr em cada batalha com imprudência. A morte é inevitável, e só há uma coisa a fazer como fuzileiro naval - certificar-se de levar alguém para baixo com você.

Glory Kills e Telefragging são ataques excepcionalmente únicos que os fuzileiros têm disponíveis, se seus inimigos demoníacos perderem uma quantidade significativa de saúde ou se moverem para o lugar errado na hora errada. Glory Kills pode ser executado quando um demônio foi ferido ao seu valor de escalonamento, um número em sua carta localizado logo abaixo de sua saúde. Para realizar a matança, um fuzileiro naval deve correr até o espaço do demônio com dois pontos de movimento, recebendo em troca dois pontos de saúde, bem como um cartão de Glory Kill, que fornecem ainda mais habilidades especiais. Telefragging, por outro lado, é uma ação que pode ser realizada a qualquer momento. Enquanto um demônio está de pé diretamente sobre um teletransportador, um fuzileiro pode aparecer lá, seja por respawn ou teletransporte de outro teletransporte ativo, imediatamente fragmentando o demônio e removendo-o do mapa e do jogo.
O inferno está solto
Traga a emocionante experiência do tiro em primeira pessoa da id Software para a mesa com
DOOM: The Board Game. Prepare-se para derrubar as hordas de demônios horríveis como um dos mariners pesadamente treinados do UAC, ou inundar os corredores claustrofóbicos e dunas desoladas com uma massa de demônios como o invasor.
Fonte: FFG
O lançamento está previsto para dezembro/2016.