Produtora: Days of Wonder
Numero de Jogadores: 3 a 7
Duração: 90 Minutos
Ranking da Ludopedia: 190
Ranking na Boardgames Geek: 281
Minha Nota para o Jogo: 8.0
Olá galera, de volta após muito tempo sem postar uma resenha aqui para vocês, mas hoje trago uma novinha para vocês acompanharem, dessa vez o jogo é Shadows Over Camelot, um jogo para 3 a 7 jogadores, com tempo médio de partida de 90 minutos e com a temática baseada nos cavaleiros da Távola Redonda.
Temática
Uma Andorinha voa ao longo dos céus cinzentos de Cornwall... As forças do Mal estão aglomerar-se em redor de Camelot – O Cavaleiro Preto é avistado em cima de uma cordilheira selvagem; um intrigante Morgan concebe a sua vingança; as tropas dos Saxões estão em movimento; e terras de mato estão a ser cortadas por Máquinas de Cerco. E entretanto Lancelot está quase desaparecido, Excalibur está ainda por ser descoberto, e o Holy Grail permanece apenas uma lenda. Existem de facto tempos difíceis... Será que tu, jovem escuteiro, te revelas e dás a tua palavra de fidelidade aos teus companheiros Cavaleiros na Távola Redonda? Será que o teu Coração é puro de intenções e está preparado para ser sacrificado pelo bem de todos? Ou será que as promessas de poder do Mal te seduzem para a traição?
Em Shadows Over Camelot cada jogador encarna um dos grandes cavaleiros da Távola Redonda em sua missão para defender o castelo da invasão dos Saxões, do cavaleiro negro, resgatar a excalibur, entre outras tarefas ao redor do reino. Os jogadores terão que se dividir entre as missões possíveis, mas há um traidor entre eles que vai tentar de tudo para atrapalhar as suas vidas dentro do jogo.
Mecânicas
As principais mecânicas do jogo são o jogo cooperativo, a administração de cartas e os jogadores com diferentes habilidades.
Uma das principais mecânicas do jogo é a administração de cartas, as cartas brancas que os jogadores conseguem dentro do castelo lhes ajudam a realizar as missões fora do castelo, saber como e onde usar cada uma dessas cartas é muito importante para os jogadores serem bem sucedidos nas suas tarefas, saiba sempre para qual missão você pretende ir, tente não gastar cartas a toa na sua missão, elas são muito importantes.
Outra mecânica bem importante é a de jogadores com diferentes habilidades, cada cavaleiro tem uma habilidade única em jogo, que vai influenciar bastante no seu estilo de jogo, cada uma das habilidades são muito boas e saber usá-las direito pode sempre manter o grupo bem a frente nas missões. Tente ler bem o que a habilidade do seu cavaleiro faz para que você possa usar 100% da sua capacidade em jogo.
A parte da mecânica de cooperativo do jogo é bem importante também, mas os jogadores devem sempre lembrar que entre eles há sempre um traidor. Saber observar quais jogadores estão sendo menos prestativos ou estão tentando de alguma maneira prejudicar o grupo irá ajudar a descobrir o possível traidor infiltrado nos cavaleiros, mantenha seus olhos bem abertos para as jogadas de todos os outros jogadores para ter uma ideia melhor de quem é o traidor.
Objetivo
O objetivo do jogo é bem simples, os cavaleiros devem ao longo do jogo completar missões que vão lhes render espadas brancas que servem para vencer a partida, os cavaleiros devem conseguir 7 espadas brancas para ganharem a partida, já o traidor infiltrado entre os cavaleiros deve tentar ao máximo atrapalhar os cavaleiros sem ser descoberto, e sempre que uma das missões é fracassada pelos cavaleiros uma espada negra é colocada sobre a mesa, quando 7 espadas negras estiverem sobre a mesa o traidor ganha a partida. Além disso o traidor pode ganhar colocando catapultas ao redor do castelo ou matando todos os cavaleiros leais.
Sequência do Turno
O jogo é sempre seguido em sentido horário começando pelo jogador que está com o personagem Rei Arthur, em cada um dos turnos dos jogadores eles devem obrigatoriamente fazer a sua ação do mal e após isso realizar a sua ação heroica, abaixo está brevemente descrito como funcionam as duas fases dos jogadores.
Progressão do Mal: no início do turno do jogador ele deve escolher uma das seguintes ações do mal para realizar.
1ª: comprar uma carta negra do baralho de cartas pretas e executar o seu efeito.
2ª: adicionar uma marquinha de cerco ao redor do castelo.
3ª: perder um dos seus pontos de vida.
Após realizar a sua ação do mal, o jogador vai poder realizar uma das seguintes ações heroicas.
1ª: se mover para uma missão.
2ª: fazer uma ação na missão onde o jogador está.
3ª: jogar uma carta especial branca.
4ª: se curar.
5ª: acusar outro cavaleiro de traidor.
As ações possíveis dentro do jogo são bem simples e fáceis de memorizar, e como cada jogador só pode fazer apenas uma ação por vez (a menos que tenha algum item ou que faça um sacrifício para fazer mais ações) o turno passa bem rápido e mesmo com muitos jogadores na mesa eles não vão ficar muito tempo esperando a sua vez de jogar.
Tabuleiro e Mini Tabuleiros
São poucos jogos no qual eu falo sobre o tabuleiro, mas esse é um daqueles do qual eu preciso falar, nele está boa parte das possíveis missões que os jogadores poderão fazer e as suas recompensas ao realizar a missão com sucesso, as missões possíveis no tabuleiro central são combater os exércitos dos Pictos ou Saxões, enfrentar o Cavaleiro Negro em um combate de Justas ou enfrentar uma máquina de cerco, além disso, a o espaço da Távola redonda onde são colocadas as espadas brancas ou negras de acordo com que os jogadores vão realizando as missões do jogo, a Távola Redonda também é o local onde os jogadores podem comprar cartas brancas.
Além do tabuleiro principal do jogo, a caixa base também vem com outros mini tabuleiro que são missões fora do castelo que os jogadores também podem ir para ganhar recompensas, entre as missões de mini tabuleiro estão a busca pelo Holy Grall, a missão de Lancelot, a Missão do Dragão e a busca pela Excalibur.
Cada uma dessas missões possuem bônus diferentes ao serem completadas e penalidades ao serem falhas, além disso muitas missões tem um limite máximo de jogadores que podem estar nela ao mesmo tempo, implicando diretamente nas chances dos jogadores serem bem sucedidos nela.
Uma breve visão dos tabuleiros do jogo.
Cavaleiros
O jogo vem com 7 fichas de cavaleiros, cada um representando um membro da Távola Redonda do Rei Arthur. No início do jogo essas fichas são embaralhadas e distribuídas aleatoriamente para todos os jogadores na mesa, cada jogador pega então a sua respectiva miniatura e o dado da sua cor, essa miniatura serve para marcar em qual local o jogador está no momento e o dado serve para marcar os pontos de vida do jogador.
Ficha do cavaleiro Rei arthur.
Em um dos lados das fichas de cavaleiros é mostrada a sua habilidade, além de um pequeno resumo das ações possíveis do turno, e no outro lado a face do traído, descrevendo as ações possíveis de serem feitas no caso dele ser o traidor e venha a ser descoberto.
Lado da ficha do traidor.
Miniaturas e Espadas
O jogo vem com uma miniatura para cada um dos cavaleiros, cada uma com a base na cor da ficha do cavaleiro, miniaturas para representar as tropas dos exércitos Saxões e Pictos, miniaturas das máquinas de cerco que serão colocadas ao redor do castelo durante o jogo e as miniaturas das relíquias que ficam na posse do jogador que completou uma missão que dá como prêmio alguma das relíquias.
todas as miniaturas que vem no jogo (elas não vem pintadas).
Além dessa grande quantidade de miniaturas o jogo vem com 16 marcadores de espadas dupla face que representam as vitórias ou derrotas dos cavaleiros em suas missões, sempre que um ou mais cavaleiros forem bem sucedidos em uma missão “X” espadas brancas são colocadas na Távola Redonda de acordo com a missão, o mesmo acontece se os cavaleiros falharem em alguma missão, só que ao invés de uma espoada branca, uma espada negra é adicionada a Távola.
Tokens de espadas.
Cartas
Esse jogo possui muitas cartas que vão ser posteriormente usadas durante toda a partida, existem três tipos de cartas diferentes e abaixo eu vou explicar brevemente como cada uma dessas cartas funciona dentro de jogo.
Cartas de Lealdade
No início do jogo uma quantidade de cartas de lealdade em quantidade igual ao número de jogadores são distribuídas entre eles, essas cartas mostram se o cavaleiro (Jogador) é leal ou não a Távola Redonda. A carta de leal é representada por um cavaleiro vestindo uma armadura branca e com a descrição “Loyal” no topo da carta, já a carta de traidor está na cor vermelha e com um cavaleiro portando uma armadura da mesma cor, e no seu topo está descrito “Traitor”.
Cartas de lealdade.
Cartas Brancas
As cartas brancas são as cartas que vão ajudar os cavaleiros durante toda a partida, as cartas brancas são divididas em dois tipos, as Brancas Standard, que fazem seus efeitos ativos em qualquer uma das missões dos jogo, e as cartas Brancas Especiais, que possuem habilidades únicas que podem ser ativadas na vez do jogador que a possui.
algumas das cartas brancas.
Cartas Negras
Assim como as cartas brancas, as cartas negras também são de dois tipos diferentes, as Negras Standard e as Negras Especiais. As cartas negras standard são cartas diretamente alocadas em determinadas missões no jogo, a imagem na carta diz para qual missão aquela carta será designada. As cartas Negras Especiais, assim como as cartas brancas, têm efeitos únicos que vão atrapalhar muito a vida dos cavaleiros dentro de jogo.
algumas das cartas negras.
Componentes do Jogo
O jogo não tem muitos componentes pequenos, tokens ou algo do tipo, mas em compensação ele tem mais tabuleiros que o normal, muitas cartas, além de uma boa quantidade de miniaturas. No geral os componentes do jogo são de boa qualidade, tabuleiros, cartas, tokens de espadas, dados e miniaturas. Eu fiquei realmente surpreso com a qualidade das miniaturas, além de serem bem detalhadas são de uma qualidade muito boa.
Agora falando um pouco sobre a arte do jogo, ele possui poucas artes únicas, muitas das suas ilustrações se repetem em muitas das cartas, já que existem várias cartas direcionadas ao mesmo tipo de missão, mas as poucas artes que esse jogo possui são de boa qualidade, principalmente as ilustrações que pertencem as cartas negras, algumas delas são bem sombrias e deixam as cartas muito bonitas, o que não achei muito bom foi a ilustração dos cavaleiros, achei bem fraco os desenhos usados para representar cada uma deles e acho que poderiam ter colocado algo melhor para embelezar mais o jogo.
Componentes do jogo.
Considerações Sobre o Jogo
Eu tenho alguns jogos com traidores no meio do grupo, como Dead of Winter, Battler Star, Bang Card e Dice Game (se contar) e City of Horror, ambos são ótimos jogos e cada um tem o seu próprio estilo de jogo, mas esse é para mim um dos melhores nesse estilo, pois ele encaixa regras simples com turnos fáceis e rápidos, além de ter uma temática que me chamou muito atenção, mas o principal fator positivo desse jogo são as suas regras, ele nem é complexo ou simples demais, encaixando muito bem no meio termo de tudo isso, tem um tempo médio de partida razoavelmente baixo, regras fáceis de serem ensinadas, o que o torna um jogo até apresentável para jogadores iniciantes.
Shadows Over Camelot é um dos melhores jogos que tenho na minha coleção, sempre que vai a mesa consegue divertir a todos e ainda deixar aquele clima de tensão no ar para saber quem é o traidor entre os jogadores.
Mesa de jogo.
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