Love Letter é um jogo de grande sucesso comercial e com um tema bem leve. Por isso, surgiram várias reimplementações com temas diversos. E cada uma dessas versões trouxeram regras diferentes adequando-se ao tema da edição. Neste post eu compilo as regras variantes dessas versões.
Love Letter: Legend of the Five Rings
Munchkin: Loot Letter
Não há mudança nas regras
Love Letter: Kanai Factory Limited Edition
Joga-se como a versão original japonesa (no Brasil primeiro veio a versão Tempest, da AEG).
- Carta de valor #7 (Ministro): Elimina o jogador da rodada se a soma das duas cartas for igual ou maior a 12, ao invés de obrigar a somente descartar a carta.
Love Letter: Batman
- Cartas de valor #1 (Batman): Se acertar a carta de outro jogador, elimina-o da rodada e ganha-se um token, exceto se a carta for a de valor #4 (Robin).
- O jogo acaba quando algum jogador conseguir 7 tokens, independentemente da quantidade de jogadores.
Por distribuir mais de um token por rodada, esta versão vem com mais tokens do que as outras.
Love Letter: The Hobbit – The Battle of the Five Armies
- Carta de valor #0 (Um Anel): novidade desta versão. Não possui nenhuma habilidade de descarte, mas se a rodada terminar com o fim do deck, esta carta passa a ter valor #7.
- Cartas de valor #3 (Tauriel e Legolas): Legolas possui a habilidade normal de Barão (compara, elimina o jogador com menor valor). Tauriel inverte isso e faz com que o jogador com a carta de maior valor seja eliminado.
Adventure Time Love Letter
- Cartas de valor #5 (Herói, representados por Finn e Jake): Se um jogador faz com que outro jogador (incluindo ele mesmo) descarte a outra carta Herói, ele vence a rodada.
- Cartas de valor #4 (Companion): Se ao final da rodada (fim do deck), um jogador ganhar com uma carta de valor #4, ele ganha dois tokens ao invés de um.
Love Letter: Star Wars
Há 17 cartas nesta versão ao invés de 16.
- Cartas de valor #1 (Stormtrooper e Boba Fett): Há 1 Boba Fett e 5 Stormtroopers. Stormtroopers têm a habilidade normal da Guarda. Com o Boba Fett, se errar o primeiro palpite, pode tentar de novo. Porém se errar o segundo palpite, está fora da rodada.
- Cartas de valor #3 (R2-D2 e C-3PO): Habilidades igual a Tauriel e Legolas. C-3PO elimina a carta de menor valor e R2-D2 elimina a carta de maior valor.
Archer: Once You Go Blackmail...
Metade das cartas possuem habilidade diferentes e algumas dessas tem relação com a carta que fica de fora, chamada de Carta de Identidade Secreta. Como são muitas diferenças, veja
essa imagem (em inglês).
Lovecraft Letter
Esta é a versão mais diferente, na minha opinião. Possui 9 cartas novas de Insanidade, cada uma com um valor (0-8) e um poder diferente. Com um total de 25 cartas, esta versão permite jogar até 6 jogadores.
Após jogar uma carta de insanidade, no começo do seu turno, o jogador vira uma quantidade de cartas do deck igual a quantidade de cartas de insanidade que possui descartada (se descartou 2, vira 2 cartas do deck). Se aparecer alguma carta de insanidade, ele perde a rodada, senão passou no teste de sanidade.
Além das cartas, há uma condição de vitória opcional. Quando um jogador alcança a segunda vitória sã ou a terceira insana, ele pode declarar a vitória total. Conseguindo 2 marcadores tétricos, ele salva o mundo; fazendo 3 rituais invocando Cthulhu, ele destrói o mundo. Não entendi como faz para ganhar cada tipo de marcador, mas isso porque não sei japonês. Se alguém puder explicar, agradeço.
Mais informações sobre as cartas, pode-se ler
aqui (em inglês).
Particularmente gostei das regras das versões do Batman e do Adventure Time. Devo incluir nos meus jogos.
---
Edit 29/10/2019
Love Letter Premium
Esta versão vai até 8 jogadores. Quando joga-se com 5+ jogadores, adiciona-se as seguintes cartas:
- Carta de valor #0 (Assassin): Se você tem esta carta na sua mão quando outro jogador te escolhe para o efeito da Guarda, este jogador é eliminado da rodada e você não. Descarte esta carta e compra uma nova.
- Carta de valor #0 (Jester): Escolha outro jogador. Dê a ele um marcador de Jester. Se ele ganhar a rodada, você ganha um marcador de afeição.
- Carta de valor #2 (Cardinal): Escolha dois jogadores. Eles tem que trocar suas mãos. Olhe uma dessas mãos.
- Carta de valor #3 (Baroness): Escolha 1 ou 2 jogadores. Olhe a mão dele(s).
- Carta de valor #4 (Sycophant): Escolha qualquer jogador. Se a próxima carta jogada tiver um efeito que requer que um ou mais jogadores sejam escolhidos, ele deve ser um dos escolhidos.
- Carta de valor #5 (Count): Se esta carta está na sua pilha de descarte no final da rodada, adicione 1 ao valor da carta na sua mão. Resolva empates normalmente.
- Carta de valor #6 (Constable): Se esta carta está na sua pilha de descarte quando você é eliminado da rodada, ganhe um marcador de afeição.
- Carta de valor #7 (Dowager Queen): Escolha outro jogador. Você compara secretamente suas mãos com ele. O jogador com o maior número é eliminado da rodada.
- Carta de valor #9 (Bishop): Diga um número (sem ser 1) e escolha um (outro) jogador. Se esta pessoa tem o número dito, ganhe um marcador de afeição. Ela pode descartar a mão para comprar uma nova carta. A Princesa ganha do Bispo no final da rodada.
Love Letter (2019 Edition)
Rei (#6), Condessa(#7) e Princesa(#8) subiram seu valor em 1 ponto (indo para #7, #8 e #9, respectivamente).
Duas novas cartas:
- Carta de valor #0 (Spy): Ganha-se um token de favor se você for o único jogador a jogar ou descartar um espião durante a rodada.
- Carta de valor #6 (Chanceler): Compre duas novas cartas. Coloque duas cartas (das três cartas da sua mão) no fundo do baralho, na ordem que quiser.