** Link completo: https://drmeeple.wordpress.com/2016/11/02/contaria-diagnostico/
E aí pessoal!
Hoje quem vai passar pelo nosso Diagnóstico é o Contária, da Arcano Games.
Essa coluna tem como objetivo uma análise das mecânicas e minha opinião pessoal sobre o jogo. Lembrando a todos que as fotos em questão são da versão protótipo do jogo.
Ficha técnica:
Ano – previsão para dezembro de 2016
Design: Michael Alves
3-5 jogadores
Tempo médio de partida – 10-20 minutos
Preço sugerido – ainda sem informação
Mecânicas:
Filler
Blefe
Administração de cartas
Tema:
“Em Contária vivem diversas personagens de histórias clássicas, que se encontram em diferentes contos, formando histórias felizes e tristes, através de seus pontos. Neste reino, espelhos mágicos revelam as verdadeiras identidades das personagens escondidas, podendo mudar dramaticamente o curso das histórias concebidas.”
Essa é a premissa do jogo. Por meio de cartas de crianças, donzelas, cavalheiros, fadas e velinhas, vamos transformar as histórias, de acordo com nossa vontade, em contos felizes ou tristes, em busca de uma pontuação mais alta que nossos adversários.
Gameplay:
Contária é um filler que conta com dois tipos básicos de cartas: os espelhos e as personagens. As cartas de personagem são dupla-face ( e aí está o charme do jogo ), enquanto de um lado mostram os tipos básicos de personagem ( criança – fada – velinha – donzela – cavalheiro ), o outro ira revelar a verdadeira personalidade por trás do espelho, mudando completamente a dinâmica da sua história, e , consequentemente, do jogo.
Uma velinha que pode se transformar em Bruxa ou Rainha Má
A criança, por exemplo, pode se transformar em João ( que ganhará pontos se você tiver o Gigante no seu conto ), Maria ( que perde pontos se uma velinha estiver no conto, mas ganha se essa velinha for a Bruxa ), Chapeuzinho Vermelho ( que pode se mover de conto e ainda ganha pontos se a Vovó estiver junto ) ou o versátil Pinocchio ( imune ao lobo mau e com habilidade variadas – vide foto ).
Toda essa dinâmica do espelho mostrar a verdade face da personagem, associada com as habilidades específicas de cada carta ( mover uma criança de um conto para outro, revelar determinada personagem, dentre outras ) geram um gameplay bastante rico e diversificado, gerando um altíssimo valor de replay.
O jogo pode ser jogado de 3-5 jogadores. Cada jogador ganha sua mão no inicio do jogo e a cada rodada ele pode baixar uma carta para o seu conto ou para o conto da mesa ( essa parte é muito interessante e muda completamente a pontuação – além do seu conto pessoal, existe um conto “da mesa” em que todos os jogadores tem acesso ), ou pode utilizar um de seus espelhos para revelar uma personagem de qualquer conto ( sim, seja o seu, o da mesa, ou dos seus adversários – e inclusive a habilidade a ser revelada será controlada pelo jogador que utilizou o espelho, e não pelo controlador do conto! ).
Espelho espelho meu.. quem vai sacanear mais o amiguinho do que eu?
O jogo tem dois vencedores, estilo tele-sena – ganha quem fizer mais pontos e menos pontos. Aí entra outra sacada muito legal. Você quer ser egoísta e vencer sozinho, tirando o prazer do seu irmão mais novo de ganhar junto com você? Pois bem se você tiver mais pontos e a conta da mesa for quem tem menos pontos, você vencerá sozinho! Essa manipulação do conto de mesa fica bem bacana e trás um aperitivo a mais ao jogo.
As regras são bem simples porém como as cartas tem diversos funcionamentos e interações, nas primeiras partidas o jogo pode ficar mais lento e confuso. Aqui em casa o jogo fluiu melhor a partir da terceira ou quarta jogada.
Diagnóstico do Dr. Meeple:
Excelente filler nacional, com mecânicas simples mas alto nível de interação entre os jogadores, replay de ótimo valor. Além disso é muito importante notar a qualidade da direção artística do jogo; sinceramente, um dos jogos com a arte mais bonita que já vi (e isso que foi o protótipo! )
Pontos positivos:
- Regras simples e fáceis de aprender, como um filler deve ser
- Alto fator replay ( rejogabilidade )
- Arte muito bonita.
Pontos negativos:
- Pode ficar um pouco confuso nas primeiras rodadas, devido ao número alto de informações nas cartas e de interações entre as cartas.
Nota final:
9 / 10
Serviço:
http://www.arcanogames.com.br/contaria/
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