Postagem do Canal!
Publicado originalmente no The Meeple in the Middle
Se gostou do nosso conteúdo, assine nosso canal na Ludopedia e siga nosso BLOG para receber notícias e novidades diariamente além de toda Terça uma nova análise de um jogo!
The Meeple in the Middle no Facebook e no Instagram
Em Santiago de Cuba, do Michael Rieneck, você assume o papel de um comerciante que precisa negociar e interagir com os diversos cidadãos de Santiago para obter mercadorias e embarca-las no melhor momento possível para somar pontos ao final do jogo. É um jogo leve, de 2 a 4 jogadores com duração média de 40 minutos a 1 hora.
O jogo se passa na cidade de Santiago em Cuba e cada jogador deve então se movimentar pelo tabuleiro e interagir com os cidadãos disponíveis. A movimentação é feita usando para isso um "táxi" (na verdade um pequeno carro) e todos os jogadores se movimentam usando a mesma peça. O primeiro movimento é gratuito e os subsequentes custam uma moeda, portanto é fundamental ter uma reserva de dinheiro para garantir o movimento que você deseja.
Existem nove cidadãos espalhados pelo tabuleiro, e eles além de lhe fornecer algum bônus permitem que você escolha usar um dos prédios da sua cor.
Por exemplo, se você se movimentar até o Miguel ele lhe fornecerá 2 madeiras da reserva e lhe permitirá usar os prédios da cor dele (azul). O tabuleiro possui 4 conjuntos de prédios, sendo que 2 cidadãos darão acesso ao mesmo conjunto. Miguel e o Pablo dão acesso aos prédios alocados no conjunto azul.
Interessante é que a colocação tanto dos cidadãos e dos prédios são aleatórias, ou seja, a cada partida tudo estará num lugar diferente e o jogo conta com 9 cidadãos e 12 prédios, o que também possibilita diversas estratégias e diferentes ações no decorrer da partida.
Portanto você escolhe um cidadão para interagir, recebe o bônus dele e além disso pode escolher um dos prédios da sua cor para usa-lo e fazer alguma interação, veja esse exemplo:
Os prédios azuis lhes dão as seguintes possibilidades: Trocar 1 madeira por 1 dinheiro e 1 ponto de vitória / Embarcar uma mercadoria no navio ganhando 2 pontos de vitória / Trocar um cubo preto (charutos) por 2 pontos de vitória e um cubo vermelho (rum) por 2 pontos de vitória.
Assim você terminou a interação com o cidadão e com o prédio o próximo jogador se movimenta no tabuleiro do ponto que você parou, pagando o custo de movimentação.
Quando alguém pára no porto, deve-se embarcar as mercadorias no navio de acordo com a demanda dele (a demanda é determinada pelos dados alocados, que são rolados assim que o navio embarca e um novo chega ao porto), veja esse exemplo da demanda nessa rodada:
A cor do dado representa a mercadoria e o número a quantidade. Cada jogador então pode embarcar de acordo com a demanda e recebe os pontos de vitória de acordo com o valor das mercadorias. O valor é controlado por esse marcador na parte superior do navio:
Após todos embarcarem, se os dados zerarem o navio parte. Isso significa que uma nova rolagem é feita para determinar a demanda do próximo e a trilha de navios na parte inferior é movimentada em um e o jogo termina quando o último navio for embarcado.
Se o jogador optar por passar o porto na sua fase de movimentação isso significa que não haverá embarque e portanto o valor das mercadorias aumentam na trilha de valor acima, ou seja, pode ser interessante passar o porto para valorizar as mercadorias no próximo embarque.
Portanto trata-se de um jogo com mecânicas simples onde é muito interessante você pensar em qual cidadão lhe é mais interessante ou quais prédios seriam mais atrativos no momento, pois você precisa calcular o movimento e ver se ninguém está usando o que lhe interessa no momento.
Um bom jogo para dois jogadores, que pode ter seu tempo ajustado para uma menor duração ao determinar a quantidade de navios (a trilha conta com 7 mas você pode diminui r e terminar o jogo ao embarcar 4 ou 5 se preferir). Leve, bonito e com uma ótima produção, pode porém desagradar quem procura algo mais pesado, afinal o jogo em si consiste em embarcar mercadorias no melhor valor possível sendo essa a maneira mais importante de pontuar não havendo outras maneiras tão relevantes.
Vale à pena ter na coleção como aquele jogo mais leve mas com uma boa dose de estratégia e até mesmo para jogar com o pessoal iniciante ou em momentos mais tranquilos. Escolha qual a melhor mercadoria, açúcar, rum, tabaco, laranjas ou charutos, negocie, embarque e bem vindo a Santiago de Cuba!