Resumo: 7 Ronin é um jogo de controle de área assimétrica para 2 jogadores que conta a história de um assalto de clãs de ninja à uma pequena vila, e o grupo de sete Ronins que decidiu proteger a aldeia e sua população. Durante oito dias (rodadas), os jogadores usarão seus recursos e vontade na tentativa de alcançar objetivos finais separados. O líder Ninja procura conquistar a vila, seja matando seus defensores ou usando seus números superiores para assumir o controle de cinco locais da aldeia. Os Ronins trabalham para defender a aldeia, matando os atacantes ou esperando sobreviver oito dias completos de batalha. Cada rodada o jogo progride através de três fases principais: colocação, resolução de combate e uso especial de localização. Cada jogador começa a rodada alocando suas tropas para os dez locais possíveis na aldeia. Este planejamento é feito separadamente, por trás das telas de cada jogador e, em seguida, revelado simultaneamente. Uma vez colocado, o jogador defensor ativa cada um dos seus sete ronins, usando suas habilidades especiais únicas para retirar as tropas atacantes, curar os feridos ou manobrar amigos/adversários para locais mais benéficos. Qualquer ninja que permanecer após essas ativações ferem os Ronins no mesmo local, tornando os guerreiros mais fracos para futuras rodadas. Se um ronin leva feridas igual ao seu valor de total de saúde, eles caem e são removidos pelo restante do jogo. Os Ninja que ocupam locais sem oposição podem ativar o benefício individual da sua localização e são consideradas ocupadas. Os Ninjas ganham se ao final de qualquer rodada ocuparem 5 regiões da vila.
Impressões: Com sete habilidades de ronin diferentes e dez poderes de localização diferentes, a primeira explicação de 7 Ronin pode fazermos sentir que ele não é muito leve. Para um jogo tão compacto e de componentes tão simples, com duração de 30 a 50 minutos, a memorização de tantas habilidades únicas permite que você se concentre na profundidade presente na interação dessas muitas opções. 7 Ronin revela-se rapidamente como um jogo profundo de 2 jogadores... Seus pontos de escolha tática e estratégica criam uma atmosfera gratificante e cerebral. Cunhado de forma abstrata e determinista, este é um jogo inteligente, que necessita da leitura do seu oponente e em assumir riscos calculados. Mesmo com este design abstrato clássico, o tema escolhido e sua execução funcionam bem para incluí-lo na categoria de jogo temático. Como defensor, você se apegará aos seus ronins, apreciando suas qualidades individuais e sentindo frustração quando ele cair perante número absurdo de inimigos. Como o atacante, seus ninjas são ferramentas sem nome para atingir seu objetivo. Você irá enviá-los para a morte em ondas para avançar sua posição, e irá substituí-los por sem hesitação, uma vez que tenham cumprido o objetivo. À medida que você progride durante as rodadas, os dois lados começam a aprender os hábitos do outro, identificando quais locais e ronins preferidos, ajustando seu plano de batalha. A maioria dos ninjas retirados do jogo serão aqueles que feriram os Ronins. Desta forma, se a defesa não for muito bem planejada, ela irá se sentir como uma bolsa de pancada ao contrário de um grupo de combatentes habilidosos. Para o jogador Ninja, é um enigma difícil de alocação e gerenciamento de "recursos". Com apenas 40 ninjas para o jogo, e um número crescente de ninjas necessários colocados em cada rodada, você deve avaliar constantemente como melhor racionar seus lutadores. Além disso, as últimas rodadas do jogo o obrigam a matar seus ninjas, já que eles morrem de fome durante o assalto de uma semana. Pessoalmente achei que 7 Ronin tem muitas qualidades agradáveis. Oferece opções interessantes, tem uma complexidade que engana por sua simples apresentação e oferece diversão em menos de uma hora. É como uma versão mais leve da Stronghold, onde você é desafiado a pensar como seu oponente para conquistá-lo, ou pelo menos sobreviver a ele. Eu gosto desse jogo e do desafio que ele apresenta ao jogar qualquer lado do jogo. Outro jogo que tem um feeling parecido é o Sun Tzu (independente da tema e mecânicas totalmente divergentes).
Coleção: Confesso que ao receber minha cópia do jogo me decepcionei pelo formato bizarro da caixa e pela simplicidade dos componentes. Os ninjas e tabuleiros poderiam ser um pouco maiores e de melhor qualidade. Cheguei a colocar a venda por poucos dias antes de jogar. Mas a experiência me agradou e ele fica na coleção agora.