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  1. Listas
  2. Jogos que o PATCH jogou em 2017 (pela primeira vez)
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Jogos que o PATCH jogou em 2017 (pela primeira vez)

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PATCH_BSB04/05/2017 às 15:18
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PATCH_BSB
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Inspirado pela lista do usuário Rodrigo Neves, TTZO - Impressões dos jogos Conhecidos em 2017, resolvi fazer uma lista de jogos com minhas impressões e fotos dos jogos (com o filtro do aplicativo Prisma), que no final do ano servirá para montar a relação dos futuros TOPs 2017.
Espero que gostem. Para acompanhar as novas entradas da lista, basta clicar em "seguir":

http://ludopedia.com.br/uploads/01/391/ea239w.png

Para acompanhar a lista pela primeira vez, indico clicar no botão que expande todas as descrições das impressões. Após isso você poderá acompanhar a lista e expandir apenas o que tiver interesse em comentar e nas novas adições a lista. Para isso clique no botão:

http://ludopedia.com.br/uploads/01/833/lzw82y.jpg

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Itens (37)

26 - Terraforming Mars 1

Ir para o jogo PATCH_BSB 24 May 17, 22:00
1

Resumo: O planeta Terra está com problemas de superpopulação e o governo contratou megacorporações para realizar o processo de terraformação do planeta Marte, buscando assim distribuir a população mundial nos dois planetas. No jogo é necessário que as corporações elevem as condições de oxigênio, temperatura e a presença de água na superfície do planeta vermelho. Ganha o jogo a corporação que atingir o maior nível de terraformação, após as condições de oxigênio, de temperatura e de presença de água terem alcançado as condições ideais.

Impressão: O jogo é muito bom, bem fluído e muito bem desenhado, com o tema bem amarrado as mecânicas. As cartas do jogo são fundamentais para a estratégia, e a idéia de serem evoluções tecnológicas ficou muito maneiro. O jogo tem dois modos, um com as corporações genéricas e outra com corporações com poderes diferentes. Recomendo jogarem direto com as corporações diferentes, pois elas são um diferencial importante para a partida. A gestão de recursos é muito apertada o que força a necessidade de saber planejar bem as ações futuras.

Coleção: O jogo entrou definitivamente no radar de aquisições. O jogo é muito bom!

https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/336/sg3u9b.jpg

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27 - Mombasa 4

Ir para o jogo PATCH_BSB 27 Apr 17, 21:50
4

Resumo: Em Mombasa, os jogadores são investidores que adquirem ações de companhias de comércio baseadas em território afrincano, nas cidades de Mombasa, Cidade do Cabo, Saint-Louis e Cairo. As Companhias de comércio foram associações formadas com o propósito de explorar, comercializar e colonizar o continente africano, porém o jogo não retrata a exploração de mão de obra, nem a escravidão. O jogo retrata os investimentos feitos nas empresas e o avanços e expansões de suas feitorias, além da exploração de bens como: Café, Banana, Algodão e Diamantes. O jogo possui como principais mecânicas o mercado de ações, gerenciamento de cartas nas mãos, ação simultânea e a alocação de trabalhadores. Ao final da partida ganha aquele que tiver ganho mais dinheiro, caracterizando-o como jogo econômico.

Impressões: O jogo transcorre bem rápido e flui muito bem na mesa, em que a quantidade de jogadores altera bem a experiência em jogo. Com dois jogadores o jogo se comporta muito bem, como um jogo quase que puro de investimentos, com baixa interação. Com três jogadores o jogo já trás a possibilidade de união por interesses dos jogadores em tentar derrubar a influência das ações do terceiro jogador em uma companhia que ambos estejam com baixa ou nenhuma influência. Já com quatro jogadores essa interação volta a se balancear, mostrando-se uma boa formatação para a interatividade dos jogadores e desenvolvimento do próprio jogo. Gostei bastante do jogo com a formatação de 2 e 4 jogadores, com 3 ainda precisa ser jogada e melhor avaliada.

Coleção: Entrou definitivamente no radar, jogo muito interessante e demontra grandes potenciais estratégicos, uma grata surpresa.

http://ludopedia.com.br/uploads/01/374/u2v2lo.jpg

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28 - Scythe 3

Ir para o jogo PATCH_BSB 19 May 17, 11:47
3

Resumo: Situado num cenário pós primeira guerra mundial, em que máquinas gigantes (Mechas) transitam por terrenos rurais. Scythe é um jogo de controle de área com possibilidades de combates e com seleção de ações, em que busca-se riquezas e o controle da Fábrica, é um centro tecnológico em que ganhamos mais uma opção de ação.

Impressão: O jogo é bem desenhado e até fluido, porém é bem poluído visualmente. Tem uma arte belíssima, cartas são maravilhosas. Mas o jogo não me cativou nem um pouco. Pareceu-me um pouco com o bom Nexus Ops, mas numa versão eurogame não muito bem implementada. O jogo não é ruim (eu fui o que menos gostou na mesa com jogadores experiente), apenas não me cativou, não apresentou nada que me saltasse aos olhos ou "explodisse" minha cabeça. Sobre a implementação do tema, algo que a arte fez muitos ficarem ansiosos quanto a ele, não há muito o que dizer, é fraca. Gosto muito dos jogos do Jamey Stegmaier, mas este ficcou devendo.

Coleção: Topo jogar outras partidas, porém o jogo não entra, nem deverá entrar na coleção. Porém recomendo conhecerem.

http://www.ludopedia.com.br/uploads/01/054/xmtrri.jpg

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29 - Above and Below 2

Ir para o jogo PATCH_BSB 31 Mar 17, 10:44
2

Resumo: Vou reproduzir a descrição inicial do jogo aqui do Ludopedia, pois está bem maneira: Sua última aldeia foi saqueada pelos bárbaros. Você mal teve tempo de pegar o bebê e sua vara de pesca favorita antes deles começarem a queimar e pilhar. Você vagou sobre um deserto cruel, enfrentou picos congelados, e até mesmo remou através de um mar agitado, chutando os tubarões sempre que chegaram muito perto, o bebê amarrado firmemente às suas costas. Então você encontrou! O lugar perfeito para fazer sua nova casa. Mas assim que você construiu a primeira, você descobriu uma vasta rede de cavernas subterrâneas, repleta de tesouros brilhantes, recursos raros, e aventura não esperada. Com esse pano de fundo Above and Below surgiu como um jogo de exploração, storytelling e planejamento estratégico, em que você constrói uma pequena vila e explora o subterrâneo atrás de recursos e riquesas. Cada morador novo trás uma habilidade especial que pode (e deve) ser utilizada a seu favor. Cada aventura trás situações inusitadas que suas decisões (junto a rolagem de dados) definem o seu destino.

Impressões: O jogo é divertido, conta umas histórias legais e flui bem na mesa. Porém não foi um jogo que tenha me agradado tanto assim. O fator sorte é bem presente, apesar de o jogo permitir que certas estratégias mitiguem isso. O fato é que não é um jogo do meu feitio, ele é honesto no que oferece e entrega, as opções de estratégias são interessantes e o planejamento é a base do jogo, porém algo me fez olhar para a partida e pensar: "Não me vejo jogando-o novamente". O jogo é bom, só não é para mim.

Coleção: Apesar da boa experiência jogando, não tenho pretensões de adquirir este jogo. Dificilmente aceitarei jogar novamente, não por achar ruim, mas por achar que posso jogar outro que me agrade mais. Tem seu público.

http://ludopedia.com.br/uploads/01/626/mqo8xm.jpg

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30 - Blood Rage 1

Ir para o jogo PATCH_BSB 27 Jan 17, 09:01
1

Resumo: Reimplementação do jogo Midgard, também do Eric Lang, só que com acréscimo de miniaturas no padrão Cool Mini Or Not. O jogo, com temática Viking, se desenrola durante o Ragnarok (espécie de apocalipse viking), em que os jogadores representam lideres tribais em busca de conquistas, sangue e glória para sua tribo de guerreiros vikings. O jogo utiliza as mecânicas de draft de cartas, controle de área e administração de mãos, com diversas oportunidades de conflito direto e interação entre os jogadores.

Impressões: Gosto muito da temática Viking, porém um jogo que reprisa outro que não fez muito sucesso me deixou com os dois pés atrás, apesar das miniaturas "pra lá de bacanudas". Confesso que tenho algum preconceito com jogos com miniaturas (acredito que elas tentam esconder uma mecânica fraca e falha), então demorei muito a aceitar jogar uma mesa deste jogo. Quando resolvi aceitar, eu li as regras e não achei nada demais, bem simples até. Apenas senti falta de um player aid com os detalhamentos das cartas (vide Kemet e Cyclades). Durante a partida o jogo transcorreu de forma fluida e divertida, mostrando-se ser um jogo bem estratégico e com menos interação entre os jogadores que o esperado (mais um para integrar a "catergoria" eurotrash). Após a partida a sensação era boa, de não ter perdido tempo com um jogo chato e inútil, mas sim com um jogo divertido que superou as espectativas.

Coleção: O jogo me surpreendeu, pois esperava muito pouco dele, porém não foi o suficiente para entrar no radar de aquisições (talvez se a coleção fosse bem menor e os critérios estivessem bem mais amenos). Topo jogar mais partidas.

http://ludopedia.com.br/uploads/01/218/mfg88z.jpg

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31 - Sid Meier's Civilization: The Board Game 6

Ir para o jogo PATCH_BSB 02 Mar 17, 11:11
6

Resumo: Baseado no famoso jogo de computado, Sid Meier's Civilization: The Board Game procura trazer a experiência do jogo digital para os jogos analógicos. É um jogo de civilização, em que os jogadores podem Explorar (Explore), Expandir (Expand), Extrair (Exploit) e Exterminar (Exterminate), o famoso 4X, onde procuram evoluir sua civilização nas mais diversas áreas: Cultura, Tecnologia, Militar e Econômica. O jogo é dividido em turnos de cinco fases: Ínicio, Comércio, Administração, Movimento e Pesquisa. Com uma interação moderada, porém bem direta, o jogo permite que as civilizações aumentem seus números de cidades até 3, e este processo leva aos confrontos entre as civilizações mais no terço final do jogo.

Impressões: Eu somente joguei a primeira versão do Civilization dos jogos de computador, e gostava bem, passei horas jogando Civilization. Porém, assim que entrei para este universo de boardgames modernos não me interessei tanto pelo jogo, pois achei que não seria possível transportar a experiência de jogá-lo para apenas algumas horas. Ledo engano. Sid Meier's Civilization: The Board Game é uma excelente implementação do jogo digital (pelo menos da primeira versão de PC), a sensação ao jogá-lo é praticamente a mesma. O jogo flui muito bem, e apesar de demorado e poder demorar a chegar a sua ação, a tanto a se planejar que nem sentimos o tempo passar. Ou seja, altamente imersivo. Já ouvi algumas reclamações quanto ao combate, porém não incomodou em nenhum momento, foi até temático. Dizem que as expansões são Must to have, mas ainda não as joguei. O jogo me agradou mais do que eu esperava, superou toda e qualquer expectativa que eu tinha sobre o jogo.

Coleção: Adquirido quase que de imediato após a primeira partida. Não conseguia dormir pensando que minha coleção não possuía um jogo desses. Muito bom!

http://ludopedia.com.br/uploads/01/906/2rl1xz.jpg

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32 - Trajan 4

Ir para o jogo PATCH_BSB 10 Feb 17, 17:51
4

Resumo: Jogo do cultuado designer Stefan Feld. Situado na Roma antiga, Trajan é um jogo em que os jogadores procuram aumentar a sua influência e poder nas mais diversas áreas da capital romana, seja na cultura, no comércio, no militarismo ou na política. O jogo inova na utilização da mancala como parte da mecânica de seleção de ações, em que deve-se influenciar diversas áreas no tabuleiro.

Impressões: Jogos do Stefan Feld geralmente são ame-o ou deixe-o, e este, Trajan, entrou no hall, assim como Bruges e The Speicherstadt, de jogos dele que não curti muito. O jogo mecanicamente funciona, é um jogo inteligente e redondo, porém não consegui me diverti tanto quanto eu esperava. O sistema de demandas do povo é muito aleatório e não agradou, pode punir sem razão alguma (e olha que gosto de jogos punitivos, mas isso eu não engoli), tornando-se um sistema de freios e contrapesos desnecessário para a experiência em mesa. O jogo ainda é uma salada de pontos muito grande, e isso a um ponto que chegou a me incomodar.

Coleção: O jogo ficou abaixo das expectativas, dificilmente entrará na coleção. Porém, aceitarei outros convites para jogá-lo.

http://ludopedia.com.br/uploads/01/349/gnd75z.jpg

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33 - As Viagens de Marco Polo 3

Ir para o jogo PATCH_BSB 31 Mar 17, 10:45
3

Resumo: Em As Viagens de Marco Polo, os jogadores representam companheiros que viajaram junto ao famoso explorador, viajando, estabelecendo-se em cidades para formar boas rotas comerciais e cumprindo contratos comerciais. Durante a partida, os jogadores rolam os dados e realizam ações alocando-os no tabuleiro, ou seja, utiliza a sub-mecânica chamada Alocação de Dados. As opções de ações fixas a serem selecionadas são: Viajar; pegar novos contratos; pegar dinheiro; pegar recursos no Grande Bazar; buscar a boa vontade do Khan. Além das ações fixas, conforme os jogadores vão estabelecendo-se em cidades, eles ampliam as possibilidades de ações presentes nestas cidades (que são definidas joga a jogo por cartas sorteadas no início de cada partida). Ao final da partida ganha quem fez mais pontos de vitória, que são gerados ao cumprir contratos, estabelecer rotas comerciais, trocando produtos e dinheiro por pontos de vitória durante a partida, estabelecendo-se em Pequim (Beijing) - sendo que estes poderão trocar recursos por pontos de vitória também ao final do jogo (camelos não são considerados recursos aqui) -, e quem  cumprir mais contratos.

Impressões: O jogo é muito bem desenvolvido e flui muito bem. O jogo possui um "desbalanceamento", necessário, em cada personagem, que é o grande charme do jogo. as possibilidade e variações estratégicas das partidas se definem muito pelos personagens, pois suas habilidades especiais não podem ser ignoradas. O jogo diverte bem e se mostra diferente em sua principal mecânica, a alocação de dados, que não impede outros de fazerem suas ações, apenas dificulta, e a diversidade de possibilidades de se usar os resultados dos dados é bem interessante, além da possibilidade de manipulá-los. 

Coleção: O jogo agradou bem, já fazia parte da coleção e, após a primeira partida, conquistou seu espaço dentro dela. Excelente jogo.

http://ludopedia.com.br/uploads/01/797/9fp0p8.jpg

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34 - The Gallerist 7

Ir para o jogo PATCH_BSB 02 May 17, 07:58
7

Resumo: Jogo do designer português Vital Lacerda, The Gallerist cada jogador é um galerista responsável por uma galeria de arte, que além de exercer as funções administrativas deverá atuar como um descobridor de talentos, promover estes artistas, atrair o público para sua galeria e fechar contratos de venda de obras de arte, sem deixar de observar e participar do mercado internacional, com especial atenção para o leilão internacional que ocorrerá ao final da partida. Este jogo tem como mecânica principal a alocação de trabalhador (sim, no singular, pois é um só) em quatro áreas no tabuleiro, em que se pode realizar 2 tipos de ação por localidade. Como todo jogo econômico, vence quem fizer mais dinheiro no final da partida.

Impressões: Ao ler o resumo o jogo parece ser bem simples? Sim, parece, e digo mais: É! Apesar do jogo ter bastante regra (mas nada demais) ele é bem intuitivo, assusta na primeira olhada e na primeira explicação das regras, mas ao jogá-lo a dificuldade com as regras vai embora. A complexidade do jogo está no rol de opções estratégicas a se seguir na partida, pois são as mais diversas, e nenhuma é tida como a mais certa a ser seguida. O jogo, apesar de ser um eurogame peso pesado (devido as estratégias), é bem imersivo no tema, dá para sentir-se um verdadeiro dono de galeria de obras de arte. A arte do jogo é sensacional, linda.

Coleção: Demorei para colocar na mesa, mas assim que consegui foi um sucesso tremendo! Já está na coleção e não tem previsão alguma de sair dela... só sai da prateleira para ir à mesa.

http://ludopedia.com.br/uploads/01/538/14981z.jpg

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35 - Pit Crew 2

Ir para o jogo PATCH_BSB 10 Apr 17, 10:47
2

Resumo: Em Pit Crew, jogo do designer Sandro Tomasetti, os jogadores atuam cada um como uma equipe de mecânicos de reparos rápidos de um carro de Formula 1. Durante a partida os jogadores devem trocar pneus, aerofólios, ajustar motores e abastecer os carros em um período curto de tempo para ganhar a partida. O jogo transcorre por 5 rodadas, cada uma representando uma corrida em que o pit stop é essencial para a vitória de sua equipe de corrida, em que todos os jogadores atuam simultaneamente, fazendo contas matemáticas (utilizadas aqui para representar a precisão necessária em um pit stop e a velocidade de raciocínio é bem necessário) e pegando os tiles para cumprir as necessidades do evento. Ganha quem levar a sua equipe a conquistar mais pontos de vitória ao final da "temporada" (5 rodadas).

Impressões: O jogo surpreendeu bem, surgindo meio que do nada, por uma empresa iniciando seus trabalhos como editora e um designer iniciante. O jogo é bem frenético e envolve muita atenção e raciocínio rápido, tornando-o bem tenso. Particularmente, eu gosto bastante de jogos com ação simultânea entre suas principais mecânicas (ex: Ubongo; 7 Wonders; Galaxy Trucker; etc), ainda mais quando tiver essa pressão de "contra o relógio" (pelo menos me dá essa sensação). A produção do jogo foi muito boa, todos os componentes ficaram muito bons, bem acima do prometido durante o financiamento coletivo. A única ressalva ficou para o adesivo das bandeiradas, que ficaram um pouco maiores que o molde (pelo menos na minha versão), mas não me incomodou, nem atrapalhou. 

Ps.: Utilizei uma variação diferente para se jogar com crianças, ao invés de retirar as contas mais complicadas, eu coloquei uma ampulheta no jogo para que assim que o adulto, somente se for o caso, terminar sua parte, ele ao invés de pegar as bandeirada, vira-se a ampulheta e durante este prazo se a(s) criança(s) terminar os cálculos ela terá direito a bandeirada do adulto, que só pegará a bandeirada após o tempo da ampulheta esgotar.

Coleção: Adquirido durante o financiamento coletivo e encaixou-se como uma luva na coleção, não deverá sair tão cedo de lá.

http://ludopedia.com.br/uploads/01/163/rg7hin.jpg

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36 - Space Cantina 2

Ir para o jogo PATCH_BSB 22 Feb 17, 08:39
2

Resumo: Jogo do designer Warny Marçano, desenvolvido e produzido por meio de financiamento coletivo. No jogo cada um é dono de uma cantina espacial em que se contrata os garçons, promove-os a gerentes, maitres e cozinheiros, e atende aos mais diversos pedidos dos mais famintos clientes (entre aliens, ciborgues e robos). O jogadores devem selecionar ações possíveis, sendo 4 por turno, entre contratar um novo garçom, receptar um cliente e selecionar um resultado de dado, alocando-o nos garçons, para recolher recursos (bebidas, comidas e sobremesas) ou nos clientes (junto aos recursos para realizar o atendimento). Ao longo da partida os garçons podem ser promovidos, o que gera um bônus permanente e outro instantâneo, ou serem enviados para uma filial (é como se fosse uma demissão). Devem também ter cuidado para atender os clientes o mais rápido possível, para evitar a insatisfação deles, que deixam marcas na cantina. Após algumas rodadas (depende da quantidade de jogadores) vence qual cantina fez mais dinheiro.

Impressões: O jogo teve uma boa produção, apesar de que poderiam ter caprichado mais no material (que não é ruim). A experiência em mesa foi boa, o jogo fluiu bem e está bem redondinho, todos se divertiram no jogo e acharam-no bem estratégico. Venceu o prêmio Ludopedia (tanto na escolha popular quanto no corpo técnico) com todo o direito. Ainda estou me familiarizando com a sub-mecânica de alocação de dados, e os três jogos que joguei neste estilo são bem diferentes entre eles (Além do Space Cantina, teve o Viagens de Marco Polo e o Euphoria)., mesmo assim gostei do jogo e achei bem interessante sua dinâmica.

Coleção: Como disse acima, apesar de ter outros dois jogos de alocação de dados, Space Cantina mostrou-se suficientemente diferente de ambos para continuar na coleção. Por enquanto permanece, e não vejo razões para que mude de opinião, no momento.

http://ludopedia.com.br/uploads/01/717/4gpiw8.jpg

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37 - Rock'n Roll Manager 2

Ir para o jogo PATCH_BSB 25 Jan 17, 14:49
2

Resumo: Jogo, de autoria de Leandro Pires, ambientado com o tema de gestão de uma banda de Rock. Os jogadores são empresários que marcam ensaios, compram melhores instrumentos, marcam shows, gravam discos, divulgam esses discos (fazendo-os subir nas paradas de sucesso), gerenciam a fama, pagam os músicos e as contas da banda, e preparam a banda para os festivais. O jogo tem como mecânica principal a alocação de trabalhadores, além da coleção de componentes, em que os jogadores procuram evoluir suas bandas durante 3 temporadas e nove rodadas. Jogo também tem um viés econômico, não muito pesado, interessante, como a necessidade (eventual) de se pegar empréstimos para conseguir evoluir a banda em certos momentos de aperto financeiro, que gera uma obrigação futura a pagar.

Impressões: Como sou fã de rock'n'roll e adoro alocação de trabalhadores, comprei o jogo assim que saiu. Na primeira mesa, envolto a muita empolgação, joguei com 3 regras erradas (mercado, ensaios e objetivos abertos), o que fez a experiencia ser horrível. Minha vontade era de vender na mesma hora. Porém, intrigado com a "ruindade" do jogo frente a tantos bons reviews do jogo, resolvi reler o manual e buscar informações sobre todas as regras do jogo. Ao constatar os equívocos, marquei outra mesa do jogo e a experiência foi outra. Jogo muito bem desenhado e redondo, uma ou outra coisa a refinar no jogo (como por exemplo a possibilidade de ter todos os festivais abertos no início da partida - que preciso testar ainda). Sobre a arte, o tabuleiro central poderia ter uma arte um pouco mais ousada, porém não ficou ruim, nem poluído. Sobre os componentes, todos em boa qualidade, poderia ser melhor, mas ainda é boa.

Coleção: Ganhou a confiança que precisava para continuar na coleção.

http://ludopedia.com.br/uploads/01/414/spvfkp.jpg

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