O castelo Wewelsburg em North Rhine-Westphalia, na Alemanha, é cercada por rumores e lendas, e isso não é tão estranho assim, porque há muitas perguntas sem resposta.
Wewelsburg é um castelo renascentista que foi construído em 1603-1609. Riechführer-SS Heinrich Himmler conseguiu tomar posse do castelo, em 1934, e foi inicialmente concebido para ser um SS Reichsführerschule (Escola de Liderança SS). O foco mudou rapidamente para treinamento paramilitar de pesquisa pseudo-científica; o assunto era "história germânica", que foi concebido para apoiar teorias raciais. Himmler passou muito tempo no castelo e supervisionou pessoalmente todo o seu planejamento e construção. Começando em 1936, Wewelsburg foi lentamente transformado em um centro representativo e ideológico para a SS; Himmler idealizou a SS como uma ordem, e Wewelsburg como seu local de culto. O acesso ao castelo se tornou mais exclusivo, e em 1939, Himmler proibiu a publicação de qualquer coisa sobre sua localização.
No final da guerra, quando as forças americanas estavam se aproximando, Himmler ordenou a destruição do castelo. No entanto, a unidade SS encarregada com a destruição foi equipada com quantidades insuficientes de explosivos, e o castelo sobreviveu à guerra. Hoje, é um museu e um albergue da juventude. Apesar dos intensos estudos, uma série de perguntas permanecem sem resposta, no entanto. Aqui estão alguns exemplos:
- Wewelsburg tinham células de estudo em vez de salas de aula, e a elas foram dados nomes enigmáticos. Alguns exemplos: Gral (Graal), König Artus (King Arthur), König Heinrich (King Henry), Christoph Kolumbus (Cristóvão Colombo), Arier (Aryan), Jahrlauf (curso das estações do ano), Runen (runas), Deutscher Orden (Ordem Teutônica), Reichsführerzimmer (Quarto do Líder do Império) e Deutsche Sprache (idioma alemão). Por que esses nomes foram escolhidos permanece desconhecido.
- Em 1938, Himmler ordenou que o SS-Ehrenring, também conhecido como Totenkopfring (o anel da caveira da morte), de cada homem morto da SS deveriam ser devolvidos e armazenados em um baú em Wewelsburg, para simbolizar que os membros da SS continuariam para além da morte. Cerca de 11.500 anéis foram devolvidos e armazenados no castelo, mas o que aconteceu com eles ainda é desconhecido.
- Himmler planejou fazer de Wewelsburg o Zentrum der neuen Welt (centro do novo mundo), após a "vitória final". Isso sugere que a SS planejava assumir o controle do Terceiro Reich depois da guerra? Ninguém sabe.
- Planos e modelos mostram que ao castelo seria integrado uma parede de 15 a 18 metros de altura na forma de um círculo de três quartos com 18 torres. Projetos arquitetônicos de 1941 mostram a propriedade na forma de uma lança apontada para o norte; a 2 km de acesso, uma longa avenida formava o eixo da lança. A finalidade deste dispositivo permanece desconhecido.
- No Obergruppenführersaal (SS Generals' Hall) na Torre Norte, há doze colunas e doze janelas, e um Sonnenrad (roda do sol) verde escuro com doze raios está embutido no piso de mármore cinza; o eixo da roda do sol consiste de uma placa circular de ouro puro. Tem sido especulado que o número recorrente simbolizava que havia doze SS-Führungshauptämter (principais departamentos) com doze líderes; no entanto, a construção começou em 1938, e naquela época, havia apenas onze SS-Hauptämter. A roda do sol no salão não apareceu em nenhum outro lugar no Terceiro Reich; não se sabe se ela tinha um nome ou um significado especial.

Salão SS Generals' Hall com a roda do sol misteriosa.
- A câmara mais mística em Wewelsburg é a Gruft abaixo da Torre Norte. Assemelha-se a um túmulo abobadado micênico com doze pedestais em torno do perímetro, cada um com um nicho de parede acima dela. O cofre tem acústica especial e iluminação, e no auge da cúpula, há uma suástica com os braços estendidos ornamentando uma tubulação de gás, possivelmente sugerindo que uma chama eterna foi planejada para queimar no centro do chão. O objetivo do cofre e que cerimônias eram esperadas para ocorrer lá permanecem desconhecidas.
A tumba embaixo da Torre Norte